Conteúdo
Nas Asas dos Seus Sonhos
Especialidades médicas e de cuidados com a saúde — bodisatvas protegendo a vida - Parte 1 de 2
Trending Topics
RD
Segurança digital
05/02/2021
Num mundo tão conectado onde é possível fazer tudo a distância com a internet, é preciso tomar alguns cuidados para usufruir essa tecnologia com segurança! Veja aqui algumas dicas que separamos para você navegar com mais tranquilidade
Senhas poderosas!
A senha é uma grande aliada na segurança digital, pois ela protege dispositivos como celulares e computadores e também seu login pessoal de redes sociais e contas em sites. A forma mais segura é ter uma senha diferente para cada dispositivo ou site. O perigo de usar a mesma senha em diversas contas está em quando alguém a descobre, afinal, é uma chave que abre várias portas.
Algumas características podem fazer sua senha ser mais forte: ter no mínimo oito caracteres, utilizar variações de caracteres especiais, números, letras maiúsculas e minúsculas. É recomendado evitar informações pessoais como data de aniversário e nome de parente, e também sequências fáceis do tipo 12345678. Existem aplicativos que ajudam a gerenciar todas essas senhas, já que pode ser complicado memorizar todas elas.
Cupom de desconto?!
Golpes pelas redes sociais, por e-mails e pelo WhatsApp vêm se tornando cada vez mais comuns, muitas vezes oferecendo brindes ou cupons — as pessoas são induzidas a preencher seus dados pessoais num cadastro falso ou acessar links maliciosos. Sempre busque canais oficiais das empresas para checar se a informação é verídica. Essa regra de conferência é muito importante também quando decidir compartilhar links, vídeos, posts — sem querer, você pode estar contribuindo para fortalecer uma rede de pessoas mal‑intencionadas ou para espalhar fake news!
Wi-Fi público para todos?!
Você usa redes de Wi-Fi públicas ou desconhecidas como de shoppings, escolas e outros espaços públicos? Esses tipos de rede são mais vulneráveis a interceptações e monitoramento por pessoas mal‑intencionadas. Ou seja, pode ser que os dados de onde você esteja navegando pelo celular ou pelo computador sejam acessados, e suas senhas, expostas.
Caso escolha usá-las, evite acessar contas que exijam senhas como e-mails, não digite dados bancários e opte em usar uma ferramenta de VPN (rede virtual privada) que pode ajudar a protegê-lo, pois fornece um meio criptografado de navegação. O ideal mesmo é sempre usar redes de sua confiança.
Barreira dupla!
A autenticação em dois passos adiciona uma camada a mais de segurança. Essa verificação pode ser feita com o código enviado por SMS, uma segunda senha ou até por biometria. Se o computador, aplicativo ou site oferecem essa função, usá-la vai aumentar a segurança dos seus dados.
Backup de tudo!
Quando a prevenção não foi o suficiente e perdemos fotos, dados, documentos, temos nossos dados expostos, ou falhas de sistema ou de equipamento, ter uma cópia de segurança minimiza o impacto da perda. Existem diversas maneiras de se fazer um backup: por pen drive, HD externo ou serviços de nuvem. Você pode criar uma rotina para fazer esse backup ou usar ferramentas de automação que muitos aplicativos já oferecem.
Compartilhar nas