marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

História do budismo

download do ícone
ícone de compartilhamento

05/02/2021

História do budismo

Explicando...

A Soka Gakkai Internacional (SGI) abraça a fé no budismo, o qual surgiu na Índia 2.500 anos atrás pela dedicação da vida do buda Shakyamuni. Esses ensinamentos foram transmitidos através dos séculos para os mestres Tiantai e Miaole, na China, e Dengyo, no Japão. Então, eles foram profundamente estudados por Nichiren Daishonin no século 13, também no Japão.

A linhagem 

Seguimos a linhagem humanística do budismo de respeito à dignidade da vida de cada ser humano, a qual se manteve desde Shakyamuni.

Nascimento e vida de Siddhartha Gautama

O príncipe Siddhartha Gautama, filho do soberano do clã Shakya e da rainha Maya, nasceu na Índia ao sopé do Himalaia. Registros dizem que ele viveu em algum tempo no século 5 ou 6 a.E.C.

Siddhartha perdeu a mãe dias depois de nascer, e cresceu como um garoto inteligente e sensível, refletindo sempre sobre a vida e o mundo. Quando jovem, testemunhou os sofrimentos de nascimento, envelhecimento, doença e morte e compreendeu que ele também passaria por tais ciclos. 

Por isso, decidiu deixar o conforto em que vivia como príncipe e partiu em busca de soluções para essas questões. Procurava uma filosofia que apresentasse o verdadeiro significado da existência humana.

A busca pelo significado da vida

Os ensinamentos tradicionais que encontrou na Índia não eram suficientes para esclarecer suas questões. Praticou um tipo de meditação, mas não ficou satisfeito. Buscou respostas na prática de austeridades, porém o que conseguiu foi só um corpo muito enfraquecido. 

Após se recuperar, sentou-se sob uma árvore perto de Gaya e entrou em profunda meditação. Foi lá que finalmente atingiu a iluminação tornando-se o Buda ou “o iluminado”. Esse local passou a ser chamado Bodh Gaya em homenagem à sua iluminação; e a árvore é atualmente conhecida como bodhi.

Ele despertou para a lei da vida que permeia o universo e iluminou-se para a verdade de que o universo é uma entidade eterna e infinita e que nada existe à parte da lei da vida, compreendendo assim a questão dos “quatro sofrimentos” que tanto buscou. Essa é a essência dos ensinamentos budistas. 

Shakyamuni significa “Sábio dos Shakya”, o clã ao qual pertencia, pois “muni” significa “sábio”. Siddhartha ficou universalmente conhecido como Buda, “Aquele que Despertou”.

Fundação do budismo

Embora Shakyamuni afirme que a Lei não foi estabelecida por ele e que antes dele outros budas despertaram para essa verdade, ele é considerado o fundador histórico do budismo por ser o primeiro buda que se teve conhecimento. 

Os ensinamentos de Shakyamuni

Após atingir a iluminação, ele passou a propagar o budismo com seus discípulos. Em sua jornada de propagação, afirmava que a Lei não fora estabelecida por ele. Assim que atingiu a iluminação, entendeu que a lei da vida existe desde o infinito passado e que outros budas despertaram para essa verdade antes dele. Instruiu seus discípulos para que confiassem na Lei como líder e que não dependessem de uma pessoa específica. Embora divirjam as datas em que Shakyamuni morreu, estudos concordam que ele viveu cerca de 80 anos.

O buda Shakyamuni ensinou que a forma mais admirável de viver é despertar para a Lei eterna e universal que existe em todo ser humano. E quando as pessoas despertam para o valor e a dignidade da própria vida, elas também passam a respeitar as demais, entendendo que todas são igualmente importantes. Essa é a filosofia da compaixão do budismo: compreender a importância da vida das pessoas tal como a da nossa própria vida. O principal entendimento é que devemos prezá-las, sempre com base no respeito mútuo.

Lembrete

- "Buda" significa "o iluminado", "aquele que despertou".

- Shakyamuni é conhecido como o fundador histórico do budismo.

Frase do Mestre

Certa vez, o presidente Toda afirmou: "Em todo caso, o budismo é vitória ou derrota, e o budismo encontra‑se na grande batalha dentro da sociedade”.

Glossário

Sutras 

Por cinquenta anos, Shakyamuni expôs seus ensinamentos. Após falecer, seus discípulos compilaram os principais tornando-os conhecidos como “sutras”. Os ensinamentos que se referiam à compaixão são a essência do budismo Mahayana, e o mais proeminente deles é o Sutra do Lótus. Ao expor o Sutra do Lotus, o Buda concretizaria o desejo de conduzir todas as pessoas à mesma condição de vida que a dele. Por essa razão, antes de sua morte, solicitava aos discípulos que herdassem esse desejo realizando ações benevolentes para sua cumprir esse desejo.

Buda

A palavra “buda” significa “aquele que despertou” ou aquele que se “iluminou” para a verdade. Ser buda não é exclusivo de uma única pessoa. O budismo reconhece que existem outros budas além de Shakyamuni e que qualquer pessoa que desperta para a lei da vida se torna um buda. Essa é a visão igualitária do budismo: todos podem atingir a iluminação.

Clã

Tribo constituída de várias famílias de origem comum, entre os antigos gálios, escoceses e irlandeses; grupo de famílias que descendem de ancestrais comuns; grupo de pessoas que pertencem a uma só família; grupo de pessoas unidas por interesses comuns. 

Compartilhar nas