marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Giro pelo Brasil

Conheça mais sobre Recife

Descubra as curiosidades, fatos e experiências de quem vive por lá

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/03/2021

Conheça mais sobre Recife

Relato de quem vive por lá

A mais antiga das capitais brasileiras 

É, Recife tem encantos mil... Já dizia o nosso rei, o cantor Reginaldo Rossi. A capital do estado de Pernambuco é conhecida como Veneza Brasileira por ser cortada por rios e repleta de pontes. Suas praias de águas mornas encantam não só aos recifenses, mas também a todos os que a visitam. Além disso, é considerada um dos mais importantes polos tecnológicos e médicos do Brasil. 

“Oxe”, a cidade é um espetáculo a céu aberto, respira cultura e alegria, além de ter uma das maiores festas de Carnaval do país, “visse”. O frevo, o maracatu, o mangue beat e os diversos estilos musicais próprios do Recife fazem o coração do seu povo e o dos turistas vibrarem. 

Como é a atuação da DE na localidade?

“Pronto”, assim como a cidade, a Divisão dos Estudantes daqui é extremamente alegre e unida. Todos adoram atividades animadas e com temas diversos (em especial, amávamos as saudosas colônias de férias). Os Estudantes daqui costumam cultivar fortes laços de amizade entre eles, que vão além das atividades da organização. Durante a pandemia, o momento que eles mais amaram foi o das Olimpíadas do Budismo da DE, quando se divertiram numa atividade diferente e só deles!

Atualmente, dedicam-se junto com as demais divisões visando à construção do Centro Cultural de Recife.

Um pouco de história

Em 1534, D. João III, rei de Portugal, criou as capitanias hereditárias, das quais a administração da capitania de Pernambuco foi atribuída a Duarte Coelho Pereira. Recife começou como uma pequena aldeia de pescadores que funcionava como porto. Em 1630, os holandeses dominaram o litoral pernambucano. A cidade alcançou alto ritmo de desenvolvimento facilitado pelas trocas comerciais através do seu porto, ganhando palácios, canais e pontes. 

Em 1790, Dom João V elevou a cidade à categoria de vila e, no início do século 18, notava-se o enriquecimento gerado pelo porto e forte atividade mercantil, estabelecendo o perfil da Recife atual. A vila passou a ser cidade em 1823 e elevada à condição de capital em 1827.

 Saiba mais: http://www2.recife.pe.gov.br/pagina/historia

A cidade na mídia

O maior bloco de carnaval do mundo

O Galo da Madrugada é reconhecido pelo Guinness Book (Livro dos Recordes) como o maior bloco de Carnaval do mundo. O primeiro desfile aconteceu em 1978 com 75 pessoas. Recebeu o título quando 1,5 milhão de foliões desfilaram pelas ruas do centro do Recife em 1994. Mas em suas edições mais recentes já chegou a contar com 2,5 milhões de pessoas.

Famosos baobás

Recife é a cidade que possui a maior quantidade de baobás no mundo, fora de seu continente de origem, a África. Essa espécie de árvore vive milhares de anos e seu tronco chega a mais de dez metros de diâmetro. Não há registros de como vieram para o Brasil, mas é possível que as sementes tenham sido trazidas pelos africanos no período da colonização.

Bandeira

Tem três colunas verticais nas cores azul e branca, as quais reportam às da bandeira do estado de Pernambuco em relação ao céu brasileiro e à paz. A frase em latim Virtus et Fides representa o binômio “Força e Fé”.

Gentílico

Quem nasce em Recife é recifense.

Origem

O nome tem origem nos seus arrecifes, que são formações rochosas submersas no mar formando piscinas naturais.

Pessoas

É a 9a cidade mais populosa do país, com 1.653.461 habitantes.1

Comida

Foi em Recife que o famoso bolo de rolo pernambucano ganhou outros sabores, além do tradicional de goiaba.

Alcunha

Ganhou o apelido de "Veneza Brasileira" pelo escritor Albert Camus quando esteve no Recife em 1949.

Como se fala

Oxe: Interjeição de espanto.

Visse: “entendeu”, “viu”, “certo”.

Pronto: “ok”, “certo”, “entendi”.

Invenção

Foi na capital pernambucana que surgiu o mangue beat, movimento musical que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, funk e música eletrônica. 

Nasceram aqui

Lenine - Cantor-compositor

Bruno Garcia - Ator

Patrícia França - Atriz

Fabiana Karla - Atriz

Compartilhar nas