Conteúdo
Nas Asas dos Seus Sonhos
Especialidades médicas e de cuidados com a saúde — bodisatvas protegendo a vida - Parte 2 de 2
RDez Kids
RD
Tesouro das Quatro Estações
Texto extraído e adaptado da série de ensaios do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para Divisão dos Estudantes Futuro, publicado no jornal Kibou, em abril de 2019
01/03/2021
Flores de cerejeira em plena floração: vamos avançar com esperança!
É primavera!
Flores de cerejeira!
Todas abertas!
Esperança! Vitória!
Flores de cerejeira da juventude!
Flores de cerejeira de felicidade
resistindo ao inverno implacável
para desabrochar em profusão!¹
Compus este poema para meus jovens amigos, logo após a fundação da Universidade Soka.
As flores de cerejeira agora celebram o momento atual de todos vocês, membros da Divisão dos Estudantes, que embarcaram numa nova etapa de estudos² — alguns estão iniciando em nova escola ou novo ano escolar! Parabéns! Quando comecei o ensino fundamental, lembro-me de ter aberto meu livro de japonês e ver uma linda foto de cerejeira com as seguintes palavras escritas embaixo: “De flor em flor, as cerejeiras estão florescendo”. Então, desde essa época, essas flores se tornaram um símbolo que me incentiva a estudar e a me esforçar cada vez mais.
Logo depois que iniciei minha vida escolar, a Segunda Guerra Mundial começou e, um por um, meus quatro irmãos mais velhos foram convocados para o serviço militar.
Meu irmão mais velho, a quem eu amava profundamente, morreu na guerra. Quando minha mãe recebeu a notícia de sua morte, tremia ao chorar de tanta dor. Essa experiência fez com que eu sempre me opusesse firmemente à guerra. As árvores de cerejeiras também foram destruídas nos ataques aéreos, cortadas e usadas como combustível. Durante aqueles tempos sombrios e dolorosos, eu tive um sonho: algum dia vou plantar cerejeiras em todo o Japão e no mundo para que pessoas de todo lugar possam desfrutar a “primavera de paz”.
Esse desejo me inspirou a compor o conto infantil O Menino e a Cerejeira. É sobre uma velha cerejeira que foi queimada nos ataques aéreos. Um menino protege a árvore do inverno frio e rigoroso, permitindo que ela floresça outra vez na primavera.
O aclamado ilustrador britânico Brian Wildsmith (1930–2016) criou imagens maravilhosas para o livro, e nelas estão imbuídas o nosso desejo comum de que todos vocês, que assumem o futuro, façam desabrochar as flores da paz.
Meu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, também amava cerejeiras. Uma vez, quando seus negócios estavam em apuros, ele me disse com profunda emoção: “Veja como aquelas cerejeiras voltaram a florescer depois de enfrentar o rigoroso frio do inverno!”.
Na cidade natal de Josei Toda, Atsuta, em Hokkaido, há um parque memorial da Soka Gakkai que leva seu nome.
Originalmente, acreditava-se que Atsuta era muito fria para as cerejeiras da espécie yoshino sobreviverem, mas há muito tempo eu desejava ser capaz de plantar as árvores favoritas do meu mestre lá.
Um dos nossos membros atendeu ao meu desejo e aceitou o desafio. Ele começou a plantar cerejeiras no parque, envolvendo o tronco de cada uma em palha e plástico para mantê-las aquecidas no inverno, e também se esforçou para fertilizar o solo embaixo das árvores. Após dez anos de trabalho árduo, ele finalmente alcançou o que parecia impossível, e as cerejeiras floresceram!
Agora, a cada primavera, 8 mil árvores de cerejeiras florescem em gloriosa quantidade no parque memorial em Atsuta, que se tornou um dos principais pontos turísticos de Hokkaido para observação das flores dessa espécie e é visitado por um grande número de pessoas todos os anos.
As cerejeiras suportam o frio rigoroso do inverno e permanecem invencíveis diante das intempéries para, enfim, produzir belas flores.
Os seres humanos têm o mesmo potencial. Quando nos deparamos com adversidades ou com algo que achamos difícil de lidar, se dermos tudo de nós com a determinação de superar qualquer obstáculo que surgir, podemos crescer e nos desenvolver além do que imaginaríamos. Felicidade e vitória são encontradas em esforços contínuos.
Como as cerejeiras que florescem mesmo depois do inverno mais frio, você também pode fazer com que flores de vitória desabrochem em sua vida sem falta. Portanto, continue seguindo em frente com paciência, energia e dinamismo.
Vamos avançar com as flores de cerejeira e com esperança!
Compartilhar nas