marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

O Budismo de Nichiren Daishonin

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/03/2021

O Budismo de Nichiren Daishonin

Explicando...

O principal objetivo da prática da fé é conquistar a condição de buda na própria vida. 

Como fazer isso?

Se alguém abraçar a fé no Gohonzon e se empenhar sinceramente na prática para si e para os outros, com toda a certeza alcançará o estado de buda nesta existência. 

O que é Gohonzon? Como devo praticar para atingir o estado de buda? 

Para responder a essas perguntas, precisamos entender as origens do tipo de budismo propagado pela Soka Gakkai e o que significam. 

Atingir o estado de buda nesta existência 

“Tornar-se buda” não significa ir a algum outro mundo, mas conquistar uma condição de vida indestrutível de absoluta felicidade, dentro da realidade e em plena vida diária. Assim, quando criamos uma condição de vida forte e inabalável diante das adversidades e, além disso, manifestamos plenamente um grandioso potencial inerente à nossa própria vida, significa que atingimos o estado de buda. 

Porém, “atingir o estado de buda” não é um ponto de chegada, e sim um estado de esforço contínuo. Por essa razão, buda é aquele que continua se empenhando pela paz e felicidade de si mesmo e de todos os outros seres vivos, pelo kosen-rufu

A Lei fundamental que rege o universo

Nam-myoho-renge-kyo é a Lei fundamental que permeia todo o universo para a qual o buda Nichiren Daishonin despertou. Nessa Lei se encontra a solução para erradicar o sofrimento humano em sua essência ao proporcionar a transformação do seu destino. Quando uma pessoa recita Nam-myoho-renge-kyo ao Gohonzon (prática para si) e também ensina outras a fazer o mesmo (prática para os outros), significa que ela está promovendo o kosen-rufu exatamente como o buda Nichiren Daishonin fez! Vamos entender melhor conhecendo sobre a vida dele.

Nichiren Daishonin o estabelecimento de seus ensinamentos

Nichiren Daishonin nasceu em 16 de fevereiro de 1222, no Japão. Sua família era de origem simples e vivia da pesca. Aos 12 anos, ele começou a estudar o budismo no templo Seicho- ji e, nessa época, fez o juramento de se tornar o maior sábio de todo o Japão, país assolado pela miséria e pelo infortúnio de todo tipo, para conduzir todas as pessoas à verdadeira felicidade. 

Após anos se dedicando ao estudo do budismo, leu e compreendeu com a própria vida o Sutra do Lótus. Então, no dia 28 de abril de 1253, recitou Nam-myoho-renge-kyo revelando a Lei essencial, o ensinamento supremo oculto no Sutra do Lótus, e declarou que esse sutra era capaz de conduzir todas as pessoas ao estado de buda, à felicidade absoluta. 

Daishonin pôs em prática o que propagou sobre a Lei, confirmando assim sua missão. Porém, sofreu grandes perseguições dos governantes da época e líderes de outras escolas budistas, chegando a ser exilado e sempre com o risco de perder a vida.

O propósito do advento de Nichiren Daishonin 

Em nenhum momento, Daishonin deixou de escrever a seus discípulos para incentivá-los a persistir com forte fé para atingir o estado de buda. Depois de superar todas as adversidades e perceber que eles haviam conquistado uma fé inabalável, Daishonin afirmou ter cumprido o propósito de seu advento neste mundo.

O espírito de Daishonin é a realização do kosen-rufu. Por isso, ele dedicou a vida para superar tantas dificuldades a fim de encorajar seus discípulos a atingir o estado de buda. E tudo fez para “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra”. 

Após seu falecimento, Nikko Shonin, seu fiel discípulo, herdou o espírito de dedicar a vida ao kosen‑rufu do seu mestre. Ele preservou os escritos de Nichiren Daishonin (Gosho) e incentivou os discípulos a estudar, despertando-os para o caminho da prática e do estudo. 

Os escritos de Nichiren Daishonin estão disponíveis na Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin (CEND). Dois volumes já estão publicados em português.

Lembrete

“Tornar-se buda” não significa ir a algum outro mundo, mas criar uma condição de vida forte e inabalável diante das adversidades. 

 

Linha do tempo - vida de Nichiren Daishonin

1222 - Nasce em 16 de fevereiro, com o nome de Zennichi-maro.

1239 - Com 18 anos parte para Kamakura a fim de estudar o budismo.

1253 - Aos 32 anos, recita o Nam-myoho-renge-kyo pela primeira vez e adota o nome Nichiren.

1260 - Sofre a Perseguição de Matsubagayatsu.

1264 - Sofre a Perseguição de Komatsubara.

1271 - Sofre a Perseguição de Tatsunokuchi.

1282 - Falece em 13 de outubro, após transferir seus ensinamentos a Nikko Shonin.

Glossário

Kosen-rufu  

Literalmente, kosen‑rufu quer dizer “propagar amplamente”; também significa “paz mundial” — o ideal de dedicar a vida à felicidade de si e das pessoas visando um mundo melhor.

Gosho

Denominação do conjunto dos escritos de Nichiren Daishonin (Gosho), compilados por seu sucessor, Nikko Shonin. No termo “Gosho” em japonês, go é um prefixo honorífico e sho significa “escrito”.

Gohonzon  

Objeto de devoção do Budismo de Nichiren Daishonin e incorporação da Lei Mística que permeia todos os fenômenos. O Gohonzon tem a forma de um mandala inscrito em papel ou em madeira, com ideogramas que representam a Lei Mística e também os dez mundos, incluindo o estado de buda. O Budismo de Nichiren Daishonin ensina que todas as pessoas possuem a natureza de buda e podem manifestá-la por meio da fé no Gohonzon.

Compartilhar nas