marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

Daisaku Ikeda, um discípulo exemplar

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

14/02/2022

Daisaku Ikeda, um discípulo exemplar

Explicando

Nas edições de janeiro e fevereiro, apresentamos a trajetória de vida de dois mestres da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda. Este mês, completaremos a trilogia com informações sobre o terceiro Mestre da nossa organização.

Quem é Daisaku Ikeda

Ikeda sensei nasceu em 2 de janeiro de 1928, em Tóquio, Japão. Quinto filho de uma família de produtores de alga marinha, cresceu em meio à Segunda Guerra Mundial.

Desde a infância, sofreu com problemas de saúde, a ponto de ser desenganado pelos médicos (diziam que ele não passaria dos 30 anos) por causa da tuberculose. Porém, no ano de 1947, aos 19 anos, foi convidado para participar de uma reunião sobre questões filosóficas. Nessa ocasião, conheceu seu mestre e mudou o rumo da sua vida.

Mestre e discípulo vivendo lado a lado por um ideal

Nessa época, o Japão se encontrava devastado; e o povo, desolado. Daisaku buscava esperança e um sentido para viver. Por causa da guerra, ele perdeu o irmão mais velho e, como todos os japoneses, viu seu país ser destruído nos bombardeios.

Quando Daisaku conheceu Toda sensei, seu mestre se esforçava para reconstruir a Soka Gakkai e acelerar o movimento de expansão do budismo. Mesmo atuando ao lado de pessoas veteranas e experientes, o jovem Ikeda se destacou por sua pureza, sinceridade e paixão. Ele seguia literalmente cada palavra de orientação recebida de seu mestre e o apoiava em todos os momentos. Até hoje, ele agradece a oportunidade de ter vivido sua juventude ao lado de um mestre extraordinário.

Ikeda sensei compartilha sobre sua juventude:

Depois da guerra, comecei a trabalhar na empresa do presidente Toda. Ainda assim, muitas vezes, eu só queria desistir. Cada vez, no entanto, eu me lembrava do Monte Fuji e fazia o meu melhor para superar meus problemas. Continuei a desafiar os obstáculos que estavam diante de mim. Eu estava determinado a não deixar nada me derrotar e mostrar aos outros o que eu poderia fazer. Por meio desses esforços, consegui concretizar todos os sonhos e objetivos do presidente Toda.
(Be Brave, p. 133)

ABC do Budismo, RDez 243, mar. 2022

Daisaku Ikeda visita a sede da ONU (Nova York, out. 1960)

“Contudo, eu irei”

Em 3 de maio de 1960, após o falecimento de Josei Toda, Ikeda sensei assumiu a terceira presidência da Soka Gakkai. Cinco meses depois, em 2 de outubro, carregando uma foto do seu mestre no bolso do paletó, ele deu o primeiro passo rumo ao kosen-rufu mundial e partiu em viagem para as Américas do Norte e do Sul, incluindo o Brasil. Pouco tempo depois, visando a paz mundial com base na propagação dos ideais da Soka Gakkai, ele visitou localidades na Ásia e na Europa.

Em diversas ocasiões, sensei estava com a saúde bem abalada, mas mantinha o espírito de “Contudo, eu irei” tendo sempre em seu coração os membros que esperavam por ele.

A grandiosidade do mestre é comprovada pelo discípulo exemplar

Daisaku Ikeda herdou o espírito e o sentimento do presidente Toda. Mesmo depois de décadas, ele não deixou morrer em seu coração sua eterna relação com seu mestre e cumpre diariamente cada compromisso selado com ele.

Durante sua presidência na Soka Gakkai, Ikeda sensei expandiu a organização para 192 países e territórios e dialogou com inúmeros expoentes da sociedade. Até hoje, ele se dedica às propostas de paz que envia anualmente para a Organização das Nações Unidas (ONU). Ele escreveu muitos livros e poemas e publicou inúmeros álbuns fotográficos; sua produção é extensa e impressionante. Com ela, todos têm a oportunidade de aprender o sentimento de um discípulo exemplar.

Depois de conhecermos um pouco mais sobre as três gerações de mestre e discípulo Soka, chegamos à geração dos Sucessores Ikeda 2030, que dará continuidade, cada um com a sua personalidade, à trajetória eterna da relação de mestre e discípulo Soka.

Curiosidades sobre Daisaku Ikeda

- Estudou economia na Escola Superior Fuji.

- Ocupa, desde 1993, a cadeira nº 14 da Academia Brasileira de Letras (ABL) como sócio-correspondente.

- Possui mais de 300 títulos de doutor honoris causa.

- É fundador de instituições culturais e educacionais em diversos países, como a Universidade Soka no Japão e nos Estados Unidos. No Brasil, temos o Colégio Soka, sediado em São Paulo (SP).

Quer conhecer os outros mestres? Clique nos links:

- Josei Toda 

- Tsunesaburo Makiguchi 

Compartilhar nas