marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

Os bastidores da história da BSGI

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

18/03/2022

Os bastidores da história da BSGI

Explicando

Na trajetória de vitórias e avanço da Soka Gakkai, sempre esteve presente a relação de mestre e discípulo e o sentimento recíproco de fé e gratidão.

A história da BSGI e sua expansão para todo o Brasil não foi diferente, conforme você confere a seguir.

As visitas de Daisaku Ikeda ao Brasil

Primeira visita: mesmo com a saúde debilitada e desaconselhado pelas pessoas da sua comitiva, Ikeda sensei veio ao Brasil. Ele não recuou porque sabia que os discípulos o aguardavam. Na época, a comunicação era difícil e os membros daqui só sabiam que o Mestre viria. O que ligava o sensei aos discípulos era o puro sentimento de um corresponder ao outro e, por isso, o encontro aconteceu.

A maior parte dos membros eram japoneses que se esforçavam para compreender a língua portuguesa e a cultura brasileira. Além de sofrer pelas diferenças sociais, alguns enfrentavam precárias condições de trabalho.

Algumas pessoas viajaram por vários dias para estar com Ikeda sensei. O sentimento delas era corresponder à confiança do Mestre, conquistar a felicidade e vencer por meio da prática da fé sincera e diária.

Segunda visita: em 1966, o Brasil passava por uma crise política. Mesmo em meio a anos desafiadores, a BSGI alcançou um avanço impressionante com cerca de oito mil membros.

Devido a esse crescimento e ao regime militar que imperava no país, a comitiva do Japão sofreu vigilância durante toda a permanência no Brasil. Por causa disso, o presidente Ikeda deu entrevistas e se empenhou nos diálogos para esclarecer os objetivos humanistas da organização e da sua visita.

O empenho e a dedicação sem precedentes dos membros do Brasil resultaram na inauguração da primeira sede própria da BSGI, imóvel que foi adquirido pessoalmente por Ikeda sensei.

Dessa visita, ficou o sentimento de reverter a impressão distorcida que as autoridades tinham da Soka Gakkai e demonstrar a grandiosidade do Mestre e da organização para todos os brasileiros.

ABC do Budismo, RDez 244, abr. 22

O presidente Ikeda e a comitiva no Theatro Municipal de São Paulo (1966)

A visita que não aconteceu: oito anos depois, em 1974, os membros aguardavam ansiosamente por um novo encontro com o Mestre. Queriam mostrar suas conquistas e reparar o constrangimento da última visita. Todos estavam empenhados para o sucesso do grandioso festival cultural em São Paulo. Entretanto, o visto de entrada no país foi negado ao sensei e à comitiva depois que o governo brasileiro recebeu uma denúncia anônima e mentirosa de que havia um indivíduo perigoso no grupo japonês. A tristeza e a indignação se transformaram na grande força propulsora para mudar a história da organização e do país.

Nessa ocasião, o Mestre enviou a seguinte mensagem por telefone: “Embora não possa viajar desta vez, irei sem falta numa outra oportunidade para incentivar os companheiros do Brasil” (Nova Revolução Humana, v. 11, p. 60).

Terceira visita: em 1984, após muitos desafios e conquistas, a Soka Gakkai já era uma entidade de grande valor e reconhecimento na sociedade brasileira. Nessa ocasião, Ikeda sensei dialogou com o presidente da República, alguns ministros e personalidades.

A visita também ficou marcada pela presença inesperada do Mestre no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, onde acontecia o último ensaio geral do festival cultural.

Três anos depois, em 1987, o Mestre dedicou aos brasileiros o poema A Longa e Distante Correnteza do Amazonas.

Quarta visita: ocorrida em fevereiro de 1993, esta última visita foi marcada por muitas homenagens, reuniões com importantes personalidades e significativos encontros do Mestre com os membros.

Anos depois, em 22 de julho de 2001, o presidente Ikeda enalteceu o desenvolvimento da BSGI e seu reconhecimento pela sociedade brasileira no poema Brasil, Seja Monarca do Mundo.

Próximos protagonistas

E você, Sucessor Ikeda, qual será o seu papel na história do nosso país nos próximos cinco, dez ou cinquenta anos? Qual história de vitórias e conquistas quer deixar como legado? Só depende de você, do seu esforço agora. O Mestre está aguardando as nossas vitórias!

Saiba mais:

Os Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, 2016.

Compartilhar nas