marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

Luta contra as maldades

Na história da Soka Gakkai, existiram diversos momentos de dificuldade que tinham como objetivo prejudicar a organização, como a problemática do clero. Vamos aprender mais sobre esse assunto?

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

13/04/2022

Luta contra as maldades

Explicando

Num diálogo em uma família budista, os pais comentavam sobre a problemática do clero. O filho, que é da Divisão dos Estudantes Herdeiro, ficou curioso e quis saber mais sobre o assunto. Acompanhe as perguntas dele para entender o que foi isso e como a Soka Gakkai superou esse grande desafio.

Estudante: Pai, o que foi essa problemática do clero? O que aconteceu?

Pai: Vamos lá! Na época de Nichiren Daishonin, a prática do budismo e o espírito de concretizar o kosen-rufu foram sucedidos corretamente por Nikko Shonin. Contudo, com o passar do tempo, essa prática e esse espírito perderam valor para o clero da Nichiren Shoshu (organização budista), o que fez com que parte dos sacerdotes se tornasse autoritária e houvesse discriminação dos clérigos em relação aos praticantes.

Somente com a Soka Gakkai é que o verdadeiro espírito de Daishonin, que visava a felicidade de todas as pessoas, foi resgatado. A Soka Gakkai apontava para o clero, com rigorosidade, o que precisava ser corrigido. Porém, quando um homem chamado Nikken assumiu como sumo prelado da Nichiren Shoshu, o autoritarismo religioso se acentuou (razão pela qual chamamos de seita Nikken) chegando ao ponto de ser arquitetado um plano para destruir a Soka Gakkai. Foram feitas várias tentativas, até mesmo interromper a concessão de Gohonzon que, na época, era transcrito somente pelo sumo prelado Nikken para que as pessoas que desejassem praticar o budismo se submetessem ao clero. Mas, em 1993, a Soka Gakkai adotou o Gohonzon transcrito por Nichikan Shonin e, como uma organização promotora do kosen-rufu diretamente ligada a Nichiren Daishonin, declarou ter o direito e a legitimidade de conceder o Gohonzon para os membros do mundo todo, iniciando, assim, um novo avanço rumo à paz mundial.

Estudante: Nossa! Com certeza, foram grandes os desafios ultrapassados pelos membros da Gakkai. E aqui no Brasil, a BSGI também foi afetada?

Mãe: Infelizmente, sim, meu filho. Foi uma época complicada. Aqui no Brasil, os membros da seita Nikken, conhecidos como “danto”, promoveram um movimento para persuadir as pessoas a se afastarem da BSGI e se tornarem adeptas diretas do clero. Mais tarde, eles tentaram, por meio de uma manobra ilegal, tomar posse de um imóvel em São Paulo que foi construído com a contribuição dos membros da BSGI, o Josho Kaikan, denominação que foi dada pelo presidente Daisaku Ikeda e que significa "Castelo de Contínuas Vitórias".

O empenho de toda a organização na luta contra essas maldades ganhou o nome de Movimento Renascença.

Estudante: O que o clero dizia que não estava de acordo com o Budismo de Nichiren Daishonin?

Pai: São várias as contradições. A primeira delas foi o plano de causar desunião e destruir a Soka Gakkai, que sempre se empenhou em realizar o kosen-rufu. Além disso, eles consideravam o sumo prelado Nikken como um ser absoluto, como se ele fosse um objeto de devoção igual ao Gohonzon.

Uma outra heresia cometida pelo clero foi a respeito da herança do sangue vital. Eles afirmavam que a simples sucessão ao posto de sumo prelado fazia do novo ocupante um indivíduo dotado da iluminação do Buda. Só que Nichiren Daishonin deixou bem claro em seus escritos que o sangue vital do budismo pode ser herdado por qualquer pessoa que tenha fé na Lei Mística.

Um outro erro grave foi que os clérigos se achavam superiores aos adeptos. Por isso, alegavam que a presença de sacerdotes em funerais era obrigatória para que o falecido atingisse o estado de buda, algo que nunca foi dito por Daishonin.

Por fim, Daishonin definiu os sacerdotes como “aqueles que conservam a honestidade, a rara cobiça e o sábio sustento.” Entretanto, o comportamento de Nikken e dos clérigos contrariava totalmente essas palavras.

Estudante: Que tenso! Mas ainda hoje existe essa problemática?

Mãe: Por mais que não tenhamos mais ligação com o clero, devemos estar sempre preparados e estudar sobre isso para proteger a organização e nosso mestre. Hoje, temos que estar atentos às influências negativas que iludem o coração das pessoas e aos que tentam fazer com que os membros abandonem o Sutra do Lótus e, com isso, não alcancem o estado de buda nem realizem a revolução humana. Sensei afirma: "Combater os obstáculos e as maldades, perseverar na fé e conquistar a vitória — essa é a essência do budismo. O propósito fundamental do Buda em expor a Lei é possibilitar a todas as pessoas o triunfo sobre a ilusão inata e manifestar a iluminação" (Terceira Civilização, ed. 438, fev. 2005, p. 14).

É por isso, meu filho, que precisamos fortalecer nossa fé por meio da recitação do daimoku e do estudo do budismo e aproximar cada vez mais nosso coração ao do Ikeda sensei, assim, nenhuma maldade poderá nos vencer! E agora, corre se arrumar para fazermos o gongyo antes de você ir para o colégio.

Estudante: Opa, pode deixar, mãe, que nenhum inimigo vai me vencer! Afinal, sou um Sucessor Ikeda 2030!

Saiba mais:

Cf. Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen‑rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, 2016.

Compartilhar nas