marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

Bodisatva da terra

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

17/05/2022

Bodisatva da terra

Explicando

Ao estudarmos sobre o Budismo de Nichiren Daishonin, encontramos vários termos e palavras diferentes. Num diálogo entre os irmãos Dai e Drica, por exemplo, eles falam sobre “bodisatva da terra”.

No caminho para a escola...

Dai: Drica, ontem eu estava lendo sobre a juventude do presidente Daisaku Ikeda e achei fantástico! Assim como nós, ele também foi um jovem que gostava de dialogar com os amigos e tinha altos papos enquanto caminhava na praia. Mas teve um nome que li e não consegui entender o significado: “bodisatva da terra”. O texto dizia que sensei atuou como um verdadeiro bodisatva da terra. Você sabe o que isso significa? É algum tipo de herói? Onde vive? O que come? Como um bodisatva da terra se diverte?

Drica: Acordou inspirado, hein? Bom, vamos por partes. Na última reunião do bloco, aprendemos que, na palavra bodisatva, “bodi” significa “sabedoria do Buda” e “satva”, “seres sensíveis” e “valor”. Ou seja, bodisatva é um estado em que a benevolência supera o egoísmo e a pessoa se dedica ao bem-estar e à felicidade dos outros sem esperar nada em troca. E quando falamos “da terra” significa que essas pessoas surgem em todos os lugares do mundo.

Dai: Acho que estou entendendo... Então, podemos dizer que eu, você, nossos pais, o sensei e os companheiros da Soka Gakkai somos bodisatvas da terra?

Drica: Isso mesmo! Nós não temos superpoderes, somos pessoas comuns. O presidente Ikeda diz:

A força do bodisatva da terra não se encontra na forma de poder nem de fortuna, nem de títulos acadêmicos. É a força natural do próprio ser humano, a suprema força da vida.1

Em relação às outras perguntas, o que um bodisatva da terra come e o que faz para se divertir, você mesmo pode respondê-las. Eu posso dizer que o bodisatva da terra Dai adora macarronada e sair com os amigos!

ABC do Budismo, RDez 246, jun. 22

Drica: Tem mais uma coisa, como bodisatva, nascemos com uma missão que é só nossa e isso nos torna únicos e especiais. Se pesquisarmos o significado de “missão” no dicionário encontramos como definição “tarefa que deve ser feita por alguém a mando de outra pessoa” ou ainda “aquilo que se deve fazer, cumprir; obrigação”.2 No Budismo de Nichiren Daishonin, missão não é uma obrigação, mas, sim, um compromisso que nós assumimos por vontade própria. Nossa missão como bodisatva da terra é incentivar e conduzir as pessoas à felicidade por meio da fé no Gohonzon, da recitação do daimoku e do estudo do budismo.3

Dai: Isso me fez lembrar do filme Encanto. Logo no início, vemos que a família Madrigal mora em uma casa mágica e lá existe uma tradição: quando os moradores completam uma certa idade, a casa os presenteia com um quarto mágico e poderes, porém, isso não acontece com a protagonista Mirabel. Diante das circunstâncias, Mirabel se questiona sobre qual é a sua missão e, ao longo do filme, ela descobre que tem uma missão única e a mais importante da família. Também me lembrei de um trecho da canção Monarcas da era da paz: “Conquistar a vitória infalível, transmitir alegria e força, levantar-se só, eis nossa grande missão”. Significa vencermos sem falta, nos levantarmos independentemente das circunstâncias e fazermos com que as pessoas à nossa volta se levantem e sejam vitoriosas. Essa é a nossa missão!

Drica: É isso mesmo, nós temos um potencial gigantesco e a nossa luta como membros da Gakkai nos possibilita revelar e expandir cada vez mais este potencial infinito e cumprir nossa missão como bodisatva da terra!

Dai: Que demais! Muito obrigado pelo papo, Drica.

Saiba mais:

Cf. Os Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, 2017.

Notas:

1. https://www.brasilseikyo.com.br/home/rdez/edicao/166/artigo/22674. Acesso em: maio de 2022.

2. https://www.dicio.com.br/missao/. Acesso em: maio de 2022.

3. https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/1625/artigo/16054. Acesso em: maio de 2022.

Compartilhar nas