Conteúdo
Construindo um Futuro Brilhante Baseado no Juramento
Recitar Nam-myoho-renge-kyo tanto no sofrimento quanto na alegria
Trending Topics
RD
Cidadania em ação
Descubra como colocar em prática seu papel como cidadão
Redação
18/09/2022
Numa sociedade, cada cidadão tem deveres a cumprir e direitos a serem respeitados. A cidadania é, justamente, esta relação de respeito com o meio em que vivemos e com as pessoas inseridas nele.
De acordo com a Constituição Federal,1 todos os brasileiros nascem com uma série de direitos e deveres: enquanto os deveres existem para organizar a vida em sociedade e facilitar a convivência (é o caso das regras e das leis que seguimos no bairro, na escola, nos locais públicos etc.), os direitos existem para que cada ser humano tenha uma vida digna e decente.
Ser cidadão também é participar da vida em comunidade e ter a consciência de que devemos nos esforçar para contribuir para um mundo melhor por meio de ações individuais e coletivas. Cada vez que pensamos e agimos pelo bem-estar de todos, seja jogando lixo no lixo, não desperdiçando água ou auxiliando pessoas com necessidades especiais, estamos exercendo a cidadania.
Falando nisso
Neste mês de outubro, ocorrem as eleições. A possibilidade de escolher os governantes do nosso país também faz parte dos direitos e deveres do cidadão. Ao votar, a pessoa faz a opção pelos políticos que considera capazes de ajudar na mudança da sua cidade, do seu estado e do seu país. Então, essa decisão deve ser feita com muita responsabilidade.
No Brasil, o voto é obrigatório somente para quem tem entre 18 e 70 anos. Os jovens com 16 ou 17 anos têm a opção de escolher se querem ou não votar (é o chamado voto facultativo).
Mesmo que agora você não tenha idade suficiente para isso, a RDez separou algumas dicas e informações que vão te ajudar quando chegar a hora:
Título de eleitor
Para votar no Brasil, é necessário estar cadastrado na Justiça Eleitoral. Esse cadastro é chamado “título” e garante o direito de votar e ser votado. Quem completar 16 anos até a data da eleição, já pode solicitar o documento. Para saber como tirar o título de eleitor, acesse aqui.
Escolha consciente
Para votar de forma sábia, reúna o máximo de informações a respeito dos candidatos, como o histórico pessoal e político, a afinidade de pensamento, o partido do candidato, as propostas feitas, entre outras.
Diálogo e respeito
Aproveite para dialogar com os familiares e amigos sobre as eleições e os candidatos. E mesmo que haja opiniões diferentes, elas devem ser respeitadas. Para saber mais sobre a pluralidade das opiniões e a ótica budista sobre isso, clique aqui.
Você sabia?
Enquanto alguns países realizam as eleições por meio do voto em papel, o Brasil utiliza a urna eletrônica. A primeira votação eletrônica2 no país ocorreu em 1996. Na época, somente um terço do eleitorado votou nas urnas eletrônicas. Foi no ano 2000 que o projeto foi implementado em sua totalidade. Hoje, o Brasil ainda utiliza a urna eletrônica e tem mais de 156 milhões de pessoas aptas para votar.3
Notas:
1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: ago. 2022.
2. https://turminha.mpf.mp.br/explore/eleicoes/voce-sabia/as-primeiras-eleicoes-no-brasil. Acesso em: ago. 2022.
3. https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Julho/brasil-tem-mais-de-156-milhoes-de-eleitoras-e-eleitores-aptos-a-votar-em-2022-601043. Acesso em: ago. 2022.
Compartilhar nas