Conteúdo
Construindo um Futuro Brilhante Baseado no Juramento
Recitar Nam-myoho-renge-kyo tanto no sofrimento quanto na alegria
ABC do Budismo
RD
“Manifestação da natureza de buda interna e da consequente proteção externa”
Divisão dos Estudantes
18/09/2022
No QG dos Sucessores Unidos...
ALERTA! ALERTA!
Missão para os Sucessores Unidos em processamento.
Missão: Júlia está enfrentando algumas situações complicadas. Na escola, ela não consegue fazer amigos e está sofrendo bullying e, em casa, a desarmonia familiar está prevalecendo. Ela sente que tudo na vida dela parece estar dando errado e não acredita no seu próprio potencial ou em algo que possa mudar esta situação.
Esta é uma missão para o Bodhi Man!
Bodhi Man: Vou visitar a Júlia e ajudá-la a extrair seu máximo potencial para manifestar os benefícios e a proteção da prática budista!
Explicando
Vamos entender um princípio pouco conhecido – naikun gego –, porém, muito importante!
O budismo expõe o importante princípio da “manifestação da natureza de buda interna e da consequente proteção externa” [jap., naikun gego]. Esse é um de seus princípios fundamentais.
(CEND, v. II, p. 109)
Naikun = condição de vida inabalável
Gego = funções protetoras
Despertando para a missão
Você já reparou que a maioria dos super-heróis adquiriram seus superpoderes em algum momento de dificuldade e que eles demoraram para entender que tinham uma missão?
Um exemplo clássico é o Homem-Aranha, um menino considerado desajeitado pela sociedade, com dificuldades no trabalho e nos relacionamentos amorosos, mas que, ao adquirir seus poderes, recebeu um importante conselho do seu tio: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Só então ele despertou para sua missão de proteger as pessoas.
Na nossa vida, isso também acontece. Iniciamos a prática budista para vencer alguma dificuldade pessoal, porém, ao estudarmos o budismo e elevarmos nossa condição de vida por meio do daimoku, entendemos que também temos a missão de proteger a sociedade e conduzir todas as pessoas à felicidade.
O poder dos bodisatvas da terra
Todos nós possuímos o estado de buda. Todo mundo mesmo!
Quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo em frente ao Gohonzon, elevamos nosso estado de vida, ativamos a nossa natureza de buda e começamos a transformar a nossa realidade, ou seja, realizar nossa revolução humana. Só que não para por aí!
Ao ativar essa condição, influenciamos todo o ambiente positivamente, igual a um incenso que, ao queimar, perfuma tudo ao redor, e aumentamos a nossa convicção de que podemos transformar nossa realidade.
Ativando a proteção externa
Agora que já entendeu que tem uma missão e tem o poder para transformar qualquer dificuldade, vamos aprender a ativar a proteção externa.
O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, afirma:
Quando manifestamos nossa natureza de buda interna, recebemos proteção externa (…). À luz da lei de causa e efeito, nossas boas causas se converterão em grandes benefícios que adornarão nossa vida. A vida daqueles que acumulam virtudes invisíveis brilhará cada vez mais com uma recompensa visível. Esta é a minha convicção firme baseada em meus setenta anos de conversão ao Budismo Nichiren. Vemos que a proteção não vem de fora, mas é ativada de dentro, a partir da determinação da pessoa. Também vemos que, ao recitar daimoku, que é a invocação da natureza de buda da nossa vida, invocamos a natureza de buda de todo o ambiente em volta.
(Brasil Seikyo, ed. 2.408, 24 fev. 2018, p. B4)
As virtudes invisíveis nada mais são do que nossos esforços diários que quase ninguém vê, como desafiar a recitação do daimoku, dedicar-se nos estudos, ter hábitos saudáveis e incentivar um amigo. Com isso, a proteção das funções protetoras é ativada dentro de nós.
De volta ao QG dos Sucessores Unidos
Júlia: Nossa, Bodhi Man, agora pude compreender que tudo parte de dentro de mim. O potencial para mudar toda essa circunstância começa comigo.
Bodhi Man: Isso mesmo, Júlia, e você possui um superpoder também: o estado de buda! E esse superpoder é ativado com a recitação do daimoku.
Júlia: Vou fazer daimoku para que eu possa evidenciar esse meu superpoder.
Bodhi Man: Vou aproveitar sua companhia e fazer daimoku junto.
Júlia: Obrigada por tudo. Depois, vou querer entender um pouco mais sobre essas virtudes invisíveis!
Bodhi Man: Boa, Júlia! Compreender as virtudes invisíveis é superimportante, pois aprendemos em profundidade a lei de causa e efeito, mas, para isso, vou precisar da ajuda de outro Sucessor Unido.
Júlia: Fechado, Bodhi Man. Tô doida para conhecer outro super-herói.
[Continua na próxima edição]
Saiba mais: Cf. Os Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, 2017. p. 49.
Compartilhar nas