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Diálogo Sobre Religião Humanística
O ensino para livrar a humanidade do sofrimento em uma “era de conflito”
Sabedoria Budista
TC
As Escrituras de Nitiren Daishonin (END), vol. 1, pág. 250
Resposta a Hyoe-no-Sakan
01/07/2004

Os irmãos Ikegami eram oficiais do governo de Kamakura. Seu pai, Yasumitsu, ocupava um importante cargo no setor de obras públicas. Portanto, eles formavam uma família da classe de samurais, de posses e privilegiada situação financeira. Embora não tivessem nenhum problema aparente, os irmãos Ikegami abraçaram o budismo provavelmente com a intenção de salvar o povo, propagando os ensinos de Nitiren Daishonin. Entretanto, com a conversão, eles começaram a enfrentar a desarmonia familiar, pois seu pai não aceitou o fato de se tornarem seguidores do Verdadeiro Budismo.
Yasumitsu era um fervoroso seguidor de Ryokan, o bonzo-chefe da seita Ritsu que articulou a fracassada tentativa de decapitação de Nitiren Daishonin em Tatsunokuti.
Sabendo da prática dos irmãos, Ryokan convenceu Yasumitsu a deserdar o filho mais velho. Sua intenção era provocar a rivalidade entre os irmãos Ikegami com a questão da herança. Com a deserdação, Munenaka perderia o direito à herança dos bens da família e Munenaga se tornaria o único herdeiro. Com isso, Munenaga possivelmente deixaria a prática budista em troca da herança.
Apesar de enfrentar o conflito familiar provocado pela intolerância religiosa agravada com a influência e interesses de Ryokan, os irmãos Ikegami mantiveram-se firmes na prática da fé. A tentativa de Ryokan acabou em fracasso quando Yasumitsu desistiu de deserdar seu filho.
Entretanto, em 1277, Yasumitsu realmente deserdou-o. Isso parece ter abalado muito a fé de Munenaga. Preocupado com a situação de seu discípulo, Daishonin escreveu-lhe então a presente carta, conhecida também pelo título “Os Três Obstáculos e as Quatro Maldades”, por esclarecer que a deserdação ocorria como um dos três obstáculos que surgem para impedir a prática do Verdadeiro Budismo. Daishonin incentiva os irmãos a manterem-se firmes na prática da fé por ser esse o caminho para mudar o destino e conduzir o pai à felicidade. Ensinou também que o verdadeiro amor filial era o de converter o pai à fé no Verdadeiro Budismo.
Com os incentivos de Daishonin, os irmãos Ikegami mantiveram-se unidos até que, após 22 anos de prática, conseguiram converter o pai ao Budismo de Nitiren Daishonin. Eles são um exemplo da aplicação da diretriz: “prática da fé para criar a harmonia familiar.”
“Seja corajoso!”, “Seja destemido!” — são as palavras de encorajamento que Nitiren Daishonin enviava constantemente para seus discípulos que passavam por dificuldades. Ele ensina que a maioria das pessoas, apesar de praticar por um longo tempo, perde a oportunidade de mudar o destino e de conquistar a felicidade por falta de coragem na prática da fé e de enfrentar os obstáculos e as maldades.
Os três obstáculos e as quatro maldades surgem na vida dos praticantes budistas para fortalecê-los e capacitá-los a mudar seu destino e conquistar a felicidade.
Na “Carta aos Irmãos”, que Nitiren Daishonin enviou para os irmãos Ikegami em 1275, consta: “Se professar o verdadeiro ensino, os três obstáculos e as quatro maldades surgirão em sucessão. Por esse motivo, jamais deverá ser influenciado ou ser amedrontado por eles. Se cair sob suas influências, será levado para o caminho do mal e se ficar amedrontado, será impedido de praticar os ensinos do Verdadeiro Budismo.” (END, vol. 1, pág. 239.) Conforme essa frase, os obstáculos e as maldades rodeiam a vida dos praticantes. A questão é se são facilmente influenciados e amedrontados por eles ou se têm coragem de enfrentá-los.
Nessa mesma escritura, Daishonin declara que os três obstáculos e as quatro maldades são meios para provar que seu ensino é o mais correto entre as diferentes correntes do budismo.
Por outro lado, Nitiren Daishonin compara o surgimento dos obstáculos e das maldades com fenômenos como o avanço e o recuo da maré, o surgimento e desaparecimento da Lua e a mudança das estações do ano. Com essa comparação, ele afirma que o surgimento dos três obstáculos e das quatro maldades é sinal de que o ensino praticado é correto. O importante é não ser dominado ou influenciado negativamente por eles.
Outro ponto que Nitiren Daishonin destaca é de que maneira uma pessoa reagirá diante dos obstáculos e das maldades. Se agirá como um sábio ou um tolo. O sábio é aquele que considera esse momento como uma boa oportunidade para avançar em direção à felicidade, enquanto o tolo é aquele que covardemente se afasta da prática da fé.
Na mensagem que o presidente Ikeda enviou para o Encontro Nacional de Líderes da Divisão dos Jovens da BSGI, realizado em 30 de maio deste ano, ele enfatizou o seguinte ponto: “Nas sagradas escrituras consta: ‘Somente quando uma pessoa vence um poderoso inimigo, pode provar sua verdadeira força.’ Portanto, conforme esta frase, uma pessoa torna-se forte lutando contra as provações que surgem no curso da vida. É vencendo as grandes dificuldades que ela se torna Buda. Da mesma forma que um avião necessita de ventos contrários para decolar, é preciso que avancem contra as adversidades da vida para ascenderem aos céus da juventude.” (Brasil Seikyo, edição nº 1.750, 5 de junho de 2004, pág. A1.)
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