
Conteúdo
Diálogo Sobre a Filosofia Budista
Por que os obstáculos e as maldades tentam impedir a prática budista
Ensaio Sobre a Mulher
TC
[18] A magnífica regência da saúde e do labor
Esta série de ensaios do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, dedicada especialmente às mulheres, foi publicada originalmente na revista japonesa Pumpkin, da Editora Ushio, e traduzida para o português pelo Grupo de Estudos de Língua Portuguesa do Departamento Internacional da Divisão Feminina de Jovens.
01/09/2004
Depois da morte do marido, a mãe do presidente Nikolaev criou os quatro filhos trabalhando em uma cooperativa agrícola.
Um coração perseverante que não sucumbe às amarguras do destino.
Um coração solidário que gera harmonia.
Lembrando-se com nostalgia, o presidente Nikolaev falou-me a respeito da herança do coração deixada por sua mãe.
A mulher que trabalha é bela e tem um ar divino.
Isso traz-me à mente uma passagem da famosa obra inglesa Tess: “A mullher ideal não é aquela dama da nobreza coberta de belos adornos, mas a que se dedica de corpo e alma pela felicidade das outras pessoas.”
Um dos temas mais importantes do século XXI é a criação de uma sociedade de igualdade entre homens e mulheres. No entanto, a construção de um ambiente social em benefício das mulheres que trabalham ainda está apenas começando.
A realidade mostra que, mesmo em uma família em que marido e mulher trabalham fora, a responsabilidade maior recai sobre a mulher. A ela geralmente cabe executar os afazeres domésticos e a criação dos filhos.
Com o prolongamento da crise econômica, os problemas e as preocupações dentro de um lar na certa aumentarão.
A saúde, portanto, deverá estar sempre em primeiro lugar. Por mais atarefadas que estejam, procurem dormir o suficiente para não acumularem o cansaço. Também é importante arrumarem um tempo para relaxar e espairecer sempre que possível. Ouvi dizer ainda que um dos segredos para o sucesso de um casal que trabalha fora é saber elogiar um ao outro.
Portanto, cada um deve se tornar um magnífico regente de seu coração, executando com sabedoria e maestria a sinfonia do labor, do descanso e do lazer em seu dia-a-dia.
Por ocasião do Curso de Aprimoramento deste verão, perguntei a um jovem a respeito de sua família. Ele me contou que sua mãe trabalhava em uma hospedaria para que ele pudesse estudar na Universidade Soka. “Você deve ter muito orgulho de sua mãe”, disse-lhe de imediato, “ela veio trabalhando com toda dedicação. Transmita a seus filhos e netos o exemplo de vida de sua mãe e ensine a eles que esse é o modo de vida mais sublime do mundo, está bem?”.
A palavra hataraku (trabalhar) significa proporcionar conforto às pessoas ao redor. É formada pela junção dos ideogramas hito (pessoa) e ugoku (mover-se), ou seja, mover-se em prol das pessoas. Essa atitude corresponde a vencer hoje e construir o amanhã. E isso não seria também viver ao máximo o presente e deixar registrada uma história gloriosa para o futuro?
Compartilhar nas