Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Objetivos e metas

ícone de compartilhamento

28/03/2014

Objetivos e metas
Março é o mês dos jovens. É a época em que tradicionalmente os jovens da SGI reconfirmam o compromisso de se levantar e assumir a responsabilidade pela expansão do movimento em prol da felicidade de todos, sem exceção, tendo como base os princípios filosóficos do Budismo Nitiren de prezar cada pessoa como única e valiosa.

Foi dessa forma que, em 16 de março de 1958, seis mil jovens manifestaram ao mestre, na ocasião o segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, a decisão de concretizar o Kossen-rufu do mundo.

Após cinquenta e seis anos daquele inesquecível encontro entre mestre e discípulos, a SGI se ampliou para 192 países e territórios e a luz do Budismo Nitiren ilumina o coração e a vida de mais de 12 milhões de pessoas. Isto só foi possível por se ter um objetivo claro: o Kossen-rufu, que é a felicidade de todos.

Nesta edição, a TC tem como um dos temas a felicidade. O que é felicidade? Como pode ser conquistada? Aliás, ela pode ser conquistada? Estas e outras questões são abordadas a partir da página 16.

O presidente Ikeda afirma que feliz é aquele que possui um grande ideal de vida e se dedica de corpo e alma para concretizá-lo. Desse ponto de vista, nós, membros da SGI, somos afortunados em ter um mestre da vida que nos ensina e nos direciona ao correto caminho da prática da fé para conquistar a eterna e absoluta felicidade.

Além disso, as atividades da organização oferecem inúmeras formas de aprimoramento a seus integrantes que, se postas em prática adequadamente, se tornam grandes diferenciais para a vitória na sociedade.

Um ponto importante para se atentar no que se refere à promoção das atividades é a diferença entre objetivos e metas.

Tradicionalmente, as atividades da BSGI sempre foram conduzidas por meio do estabelecimento de metas e é dessa forma que têm avançado até hoje. Exatamente o que foi feito no final do ano passado, quando foram promovidos conselhos por nível, como nas RMs, e nos distritos para definir claramente as metas de Chakubuku, de aumento de assinantes das publicações, de criar seres humanos de valor, por exemplo, o movimento dos cem jovens por distrito.

No cotidiano, é a partir do momento em que estabelecemos metas e tomamos ciência dos prazos que manifestamos forte espírito de desafio e determinamos concretizá-las. O importante é a automotivação. Não há necessidade de se comparar aos outros.

Todas as nossas atividades existem para tornar realidade um grande objetivo: o Kossen-rufu do Brasil, que é a felicidade de si e das outras pessoas. As metas são estabelecidas para concretizar o objetivo.

É essencial que avancemos com uma visão clara de nosso objetivo em meio às atividades diárias da BSGI. Quando não perdermos de vista o grande objetivo chamado Kossen-rufu, dedicamo-nos em tudo com entusiasmo.

Por exemplo, ao estabelecermos uma meta em relação à concretização dos cem jovens em meu distrito, qual o objetivo disso? Proporcionar aos jovens da minha localidade o contato com a Lei Mística, com os princípios humanísticos do Budismo Nitiren e com os ideais do presidente Ikeda e da SGI para que possam trilhar uma vida de verdadeira felicidade. Se o objetivo estiver claro, nossa oração ganha mais seriedade, e assim a sabedoria se evidencia.

Portanto, saiba distinguir a diferença entre objetivos e metas para conduzir atividades de maneira sábia para que todos avancem transbordantes de alegria, conquistando uma organização plena de eterna felicidade.

A Redação

Compartilhar nas