Estudo
TC
O estudo do budismo da Soka Gakkai é para elevar a condição de vida das pessoas comuns do povo
[19] “Fé, prática e estudo”: princípio fundamental do Budismo Nichiren Parte 3 [de 3]
12/10/2019
Explanação
Qual é o propósito da religião? É a conquista da sua felicidade junto com a dos outros, da felicidade de todas as pessoas comuns do povo e a conquista da paz mundial.
A única forma de alcançar esse objetivo é cada um se tornar sábio e forte. Essa era a convicção inabalável do presidente fundador da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi.
Em que consiste o bem? Qual o caminho correto na vida?
Essas são questões universais que preocupam o ser humano desde a antiguidade.
Makiguchi sensei buscou e encontrou no Budismo do Sol, nos escritos de Nichiren Daishonin, uma sólida filosofia da dignidade da vida que poderia guiar sabiamente as pessoas com respostas a essas indagações.
O dia 18 de novembro, aniversário de fundação da Soka Gakkai (1930), também é a data em que Makiguchi sensei faleceu na prisão (1944) por suas crenças. Ele se recusou até o fim a ser derrotado pela opressão do governo militarista do Japão, mantendo-se fiel ao espírito de conduzir todas as pessoas do povo à felicidade genuína.
Ao ser preso, o primeiro pedido dele foi um exemplar do Gosho, a Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. Embora as árduas condições da prisão e as refeições escassas maltratassem o idoso Makiguchi, seu espírito de procura continuava a arder intensamente.
A batalha na prisão pela busca dos princípios filosóficos da Lei Mística
Nas cartas que enviou da prisão à família, Makiguchi sensei escreveu: “A fé é o mais importante”,1 “[Estou me] concentrando inteiramente na fé”2 e “O que estou passando não é nada comparado às adversidades que Daishonin suportou em Sado”.3 Suas palavras transbordavam do orgulho de viver com base na fé e nos escritos de Nichiren Daishonin, mesmo que isso significasse dar a vida por suas convicções.
O discípulo do presidente Makiguchi, Josei Toda, que foi preso na mesma ocasião que seu mestre, também perseverou com o mesmo compromisso inabalável. Em profunda contemplação, ele leu o Gosho e o Sutra do Lótus, e recitou daimoku. Assim, despertou finalmente para a verdade de que buda é a própria vida e de que ele era o próprio bodisatva da terra.
Tanto Tsunesaburo Makiguchi como Josei Toda lutaram resolutamente contra a natureza demoníaca do poder pensando na felicidade dos seres humanos e na paz mundial. Mesmo na prisão eles se empenharam solene e intrepidamente nos “dois caminhos da prática e do estudo” (CEND, v. I, p. 405).
Esse espírito de dedicação abnegada à propagação da Lei, de lutar incessantemente em prol do kosen-rufu, que eu também herdei, é a essência do espírito de mestre e discípulo que liga os três primeiros presidentes da Soka Gakkai.
Para Makiguchi sensei e Toda sensei, ler os escritos de Nichiren Daishonin era, de fato, uma parte inseparável de sua luta de vida ou morte para incorporar a condição do estado de buda. O espírito de acatar com total seriedade e pôr em prática os escritos de Nichiren Daishonin com a vida foi herdado solenemente pela Soka Gakkai.
A Soka Gakkai consolidou um grande movimento filosófico que se baseia na autoconfiança e na automotivação. É um movimento no qual pessoas comuns estudam o budismo, compartilham-no com outros e o aplicam nas próprias ações diárias.
Essa “universidade sem paredes”, onde as pessoas se desenvolvem e se lapidam por meio da prática e do estudo do budismo, agora se propagou pelo mundo.
Nesta terceira parte da série sobre o princípio fundamental do Budismo de Nichiren Daishonin — “fé, prática e estudo” —, vamos aprender juntos o espírito do estudo do budismo compartilhado por mestres e discípulos Soka em unicidade.
Trecho do escrito 1
Carta de Sado
Não há papel suficiente aqui na província de Sado e levaria muito tempo para eu escrever para cada um. Além do mais, se uma única pessoa ficar sem receber uma mensagem minha, isso poderá causar ressentimentos. Por essa razão, meu desejo é que as pessoas que possuem espírito de procura se reúnam para lerem juntas esta carta de encorajamento. (CEND, v. I, p. 323)4
Ler as cartas de Nichiren Daishonin como se tivessem sido escritas diretamente para nós
A maioria das cartas de Nichiren Daishonin destinadas aos seus discípulos foi redigida após ele ser exilado na Ilha de Sado e, mais especificamente, depois de se mudar para o Monte Minobu — ou seja, numa época em que era muito difícil de se encontrarem pessoalmente.
As cartas de Daishonin são uma expressão de sua imensa compaixão; elas transbordam de preocupação e sensibilidade em relação ao sentimento de seus discípulos, que enfrentavam severas perseguições, choravam a perda de pessoas amadas ou amargavam o fardo dos sofrimentos da vida. Por serem repletas de reciprocidade, de mensagens que reconfortam o coração, num diálogo de vida a vida com seus discípulos, transcendem o tempo e têm o poder de emocionar quem as lê até hoje.
Nichiren Daishonin escreveu Carta de Sado durante o exílio, num período em que sua vida estava ameaçada. Em decorrência da escassez de papel, ele registrou seus pensamentos e sentimentos numa única carta a ser compartilhada com todos os seus discípulos.
Reunindo-se em pequenos grupos para ler ou ouvir o conteúdo dessa carta na época de perseguições atrozes, eles devem ter se sentido profundamente comovidos pela calorosa preocupação e pelo carinho demonstrados por Daishonin. Ao entrarem em contato com essa condição de vida elevada e esse espírito de lutar pelo kosen-rufu dispostos a enfrentar qualquer perseguição, os discípulos devem ter se imbuído de coragem indomável. Posso imaginá-los, depois de ouvirem a carta, firmando juntos o juramento de se manterem firmes na fé, encorajando-se uns aos outros e dando partida com nova decisão.
Nós também podemos experimentar essa mesma comunicação entre mestre e discípulo nos dias atuais.
É fundamental lermos os escritos de Nichiren Daishonin com o espírito de que foram cartas endereçadas a cada um de nós, de que ele está falando diretamente conosco.
Perseverar no estudo do budismo em meio à luta
No exemplar do Gosho de Makiguchi sensei, muitos trechos de Abertura dos Olhos estão sublinhados em vermelho, e as margens, repletas de anotações, tais como “O que é ser um genuíno praticante?”, “Shakubuku” e “Grande juramento”, refletindo seu solene espírito de buscar o correto caminho da prática budista.
Ele afirmou certa vez: “Não consigo ler os escritos de Nichiren Daishonin sem me emocionar às lágrimas diante de sua imensa compaixão”. Como sugerem as palavras de Makiguchi sensei, o ponto essencial da leitura dos escritos de Nichiren Daishonin consiste em entrar em contato com o espírito do Buda.
Descrevendo a emoção ao ler a passagem de Abertura dos Olhos e se ligar à força da paixão e à energia vital de Daishonin, Toda sensei certa ocasião escreveu:
O espírito ardente dele atinge meu coração com a intensidade do sol do meio-dia em pleno verão. Meu peito parece tomado por uma bola gigante de ferro fundido. Por vezes, sinto-me como se uma fonte escaldante jorrasse dentro de mim ou como se uma cachoeira colossal, capaz de sacudir a terra, estivesse despencando sobre mim.5
Recordo-me de que, na juventude, durante o período em que me esforcei de corpo e alma para proteger Toda sensei em meio a grandes adversidades, lia os escritos de Nichiren Daishonin todos os dias, por mais cansado que estivesse.
No meu diário daquela época, expressei minha alegria ao ler o Gosho: “Onde os jovens de sensibilidade podem encontrar as respostas? Quando leio o Gosho, estremeço de emoção. Budismo, que expõe a origem e a essência de tudo, que proporciona a verdadeira felicidade”.6
Makiguchi sensei orientou: “Não deve tentar entender o budismo com a sabedoria. Você passa a compreendê-lo com a fé”. Ou seja, ainda que possamos considerar os ensinamentos do budismo difíceis de entender, com sincero desejo e empenho para aprofundar nossa compreensão no decorrer de nossos esforços em prol do kosen-rufu, conseguiremos elevar nossa condição de vida.
Lendo o Gosho todos os dias, mesmo que seja apenas uma sentença ou um breve trecho, podemos fazer nossa vida resplandecer intensamente.
Ao se depararem com um impasse, leiam o Gosho
Quando estamos mergulhados nas profundezas do desespero, ler o Gosho faz o sol da esperança nascer em nosso coração. Ao nos depararmos com um impasse, isso nos ajuda a reunir o destemido coração do rei leão. E quando a doença nos aflige, ler o Gosho faz nossa vida se encher de revigorante vitalidade.
Nos primórdios da nossa organização, os membros sempre levavam consigo o Gosho nas atividades para simpatizantes [shakubuku], nas orientações individuais e em outros esforços voltados para o kosen-rufu. Antes ou após o gongyo nas reuniões, eles também liam em voz alta trechos dos escritos de Nichiren Daishonin.
Os exemplares do Gosho que estavam sempre com eles, nos bons e maus momentos, ficavam gastos e esfarrapados de tanto uso e cheios de trechos sublinhados e de anotações. Os membros venciam cada dia lendo-o e entrando em contato com o espírito de Daishonin.
Gravar os escritos de Nichiren Daishonin no coração, ativar a condição invencível do estado de buda e avançar rumo à concretização do grande juramento pelo kosen-rufu ao mesmo tempo em que luta para transformar seu destino — esse é o caminho do estudo do budismo que conduz diretamente a uma vida de felicidade e de vitória.
Trecho do escrito 2
O Inferno é a Terra da Luz Tranquila
Aquele que, ao ouvir os ensinamentos do Sutra do Lótus, fortalece ainda mais a própria fé possui o verdadeiro espírito de buscar o caminho. Tiantai afirma: “Do índigo, um azul ainda mais forte”. Essa passagem indica que ao mergulhar algo repetidas vezes na tintura de índigo, o resultado será um azul mais intenso que o das próprias folhas da planta. O Sutra do Lótus é como o índigo, e o poder da fé de uma pessoa é como o azul que se torna cada vez mais intenso. (CEND, v. I, p. 478)
Tingir a vida com o estado de buda
Essa passagem é de O Inferno é a Terra da Luz Tranquila, carta endereçada à monja leiga de Ueno [a mãe de Nanjo Tokimitsu], que, apesar de ainda estar de luto pela morte do marido, se esforçava arduamente para criar os filhos sozinha, superando a tristeza.
Na carta, Daishonin se solidariza com sua dor e a encoraja calorosamente, orando para que supere a tristeza e alcance a felicidade. A monja leiga de Ueno havia se empenhado na prática budista com uma fé pura e constante. Entretanto, com o falecimento do marido, e portanto, sozinha para cuidar da família, ela às vezes devia se sentir tomada pelo desespero.
Nichiren Daishonin explica a ela o ensinamento budista sobre a iluminação da filha do rei dragão, que no Sutra do Lótus atinge o estado de buda na forma que se apresenta.8 Ao fazer isso, ele infunde no coração dela a luz da esperança de que ela poderia se tornar feliz infalivelmente.
Para atingir o estado de buda na forma que se apresenta, a pessoa deve dissipar a escuridão fundamental ou ignorância fundamental9 que encobre o potencial para o estado de buda. O fator fundamental para isso é “fortalecer ainda mais a própria fé” (cf. CEND, v. I, p. 478).
Não é nada fácil vencer a luta entre o Buda e as funções da maldade dentro da nossa própria vida. Para derrotar as funções da maldade, precisamos empreender esforços incessantes para recitar o daimoku da prática individual e altruística e fortalecer e aprofundar nossa fé.
Nessa carta, Nichiren Daishonin emprega a metáfora do “azul mais intenso que o das próprias folhas da planta (índigo)”10 para descrever o processo para se aprofundar a fé.
O empenho na prática budista, dia após dia, para concretizarmos os desejos e objetivos, fortalece nossas orações e aprofunda a fé. O significado de ler o Gosho é o mesmo.
Ao lermos o Gosho repetidas vezes em meio a nossas lutas, gravamos na vida as ações corajosas e justas de Daishonin, sua infinita compaixão pelos discípulos e, acima de tudo, sua ardente paixão pela propagação da Lei Mística. Desse modo, fazemos o estado de buda impregnar ou “tingir” nossa vida. Como Nichiren Daishonin nos assegura em outra carta, A Neve e a Laca, “Aqueles que se imbuem do Sutra do Lótus [Nam-myoho-renge-kyo] invariavelmente se tornam budas” (WND, v. II, p. 675).
Ao perseverarmos na prática budista, buscando nos aproximar da condição de vida de Daishonin com a profunda convicção de que somos bodisatvas da terra e entidades da Lei Mística, alcançaremos uma condição de felicidade absoluta na qual estar vivo constitui em si a maior alegria.
A fé para extrair o poder benéfico do Gohonzon
Quando Toda sensei estava reconstruindo a Soka Gakkai após a Segunda Guerra Mundial, ele dizia com frequência que a razão que levou os líderes centrais a abandonar a organização ao serem presos pelas autoridades militaristas da época da guerra foi o fato de eles carecerem da base do estudo do budismo.
Depois da guerra, ele se devotou de corpo e alma para promover o estudo do budismo, com o intuito de desenvolver discípulos que se mantivessem intrépidos diante de qualquer perseguição ou oposição.
Dirigindo-se aos membros que não viam a necessidade desse estudo, Toda sensei declarou:
Soube que alguns de vocês afirmam: “Contanto que eu consiga receber benefícios, estou satisfeito; não ligo para o estudo do budismo”. Isso é um absurdo. O estudo do budismo fortalece e eleva nossa fé, o que gera benefícios.O Budismo de Nichiren Daishonin expõe os “quatro poderes” [o poder do Buda, o poder a Lei, o poder da fé e o poder da prática].11 Ao se fortalecer o poder da fé e o poder da prática, aumentam o poder do Buda e o poder da Lei. Portanto, a manifestação dos poderes do Buda e da Lei na vida depende dos poderes da fé e da prática da própria pessoa. Os dois últimos se fundem para se tornar os poderes do Buda e da Lei, resultando em benefícios incompreensíveis para nossa mente, parecendo até milagrosos.12
A força da prática da fé nos habilita a extrair livremente o extraordinário poder benéfico inexaurível do Gohonzon; e o estudo do budismo é o meio pelo qual fortalecemos essa força da nossa fé.
Aprofundando nossa compreensão sobre o Budismo de Nichiren Daishonin, transformamos questionamentos e dúvidas em clareza, o que intensifica nossas orações. Quando realmente apreciarmos como é maravilhoso este budismo, nossas orações serão repletas de gratidão. Quando possuirmos a convicção inabalável de que nossos desejos serão realizados, nossas orações transbordarão alegria.
Ao fortalecermos nossa fé com o estudo do budismo, nossas orações serão repletas de gratidão e alegria, habilitando-nos a extrair plenamente o poder benéfico do Gohonzon.
O espírito de procura é o caminho direto para a felicidade e a vitória
Em suas palestras abertas a todos os membros, proferidas no Auditório Municipal de Toshima, em Ikebukuro, Tóquio, Japão, Toda sensei costumava dizer: “Suponhamos que o benefício que conquistei seja comparável ao tamanho deste auditório. Então, o benefício que vocês obtiveram não são nem do tamanho do meu dedo mínimo”.
Ele queria que os membros da Soka Gakkai experimentassem plenamente os benefícios infindáveis do Gohonzon. Seu desejo mais sincero era que cada pessoa, sem exceção, se tornasse feliz. Como seu discípulo, compartilhando seu espírito e compromisso, venho fazendo explanações imbuído desse
mesmo sentimento.
O espírito de procura é crucial para o estudo do budismo. O que é ser uma pessoa verdadeiramente admirável, de forte fé? Não é alguém que possua apenas alto grau de conhecimento sobre o budismo, mas sim uma pessoa que está constantemente lutando [com seriedade em prol do kosen-rufu] aproximando-se sempre do espírito de Nichiren Daishonin.
Não há uma meta final no caminho do estudo. Quanto mais estudamos, mais aprofundamos não só nosso conhecimento, mas também nossa fé e prática. Ao perseverarmos sinceramente na fé, sempre avançando e nos aprimorando, desfrutaremos uma condição de vida de infinita liberdade como pessoas que possuem “o verdadeiro espírito de buscar o caminho” (CEND, v. I, p. 478).
Este também é o propósito das nossas atividades na Soka Gakkai.
Quando lidamos com problemas e dificuldades, algumas vezes nosso coração parece pesado e relutamos em participar das atividades da Soka Gakkai. Entretanto, é exatamente nessas horas que nossa vida ganha uma nova energia ao fazermos um esforço para comparecer a esses encontros de budas, estudar os ensinamentos de Nichiren Daishonin e ouvir as experiências de outras pessoas sobre a prática da fé. Esse é o caminho para aprimorarmos nossa fé, expandirmos nossa condição de vida e darmos uma nova partida com o coração leve e vigor renovado.
Trecho do escrito 3
O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos
Empenhe-se nos dois caminhos da prática e do estudo. Sem prática e estudo não pode haver budismo. Deve não só perseverar como também ensinar aos outros. Tanto a prática como o estudo surgem da fé. Empregue o máximo de sua capacidade ao ensinar os outros, mesmo que seja uma única sentença ou frase. (CEND, v. I, p. 405-406)13
Estudo do Gosho que se expande para o mundo
Esse é um trecho de O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos que todos nós, como praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin, devemos gravar no coração.
Em seu exemplar do Gosho, Makiguchi sensei marcou com destaque especial a página contendo a passagem sobre os “dois caminhos da prática e do estudo”.
Toda sensei também citou esse trecho no prefácio de Nichiren Daishonin Gosho Zenshu (Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin) editado pela Soka Gakkai, e anotou:
Desde que foi fundada por nosso primeiro presidente, Tsunesaburo Makiguchi, a Soka Gakkai segue a postura de prezar e respeitar estas palavras douradas de Nichiren Daishonin, e perseverando “nos dois caminhos da prática e do estudo” com base na fé pura e sólida, vem se empenhando com toda a energia no shakubuku para propagar a Lei Mística exatamente como o Buda ensina. Esse treinamento rigoroso, comparável ao de um mestre espadachim, tornou-se a tradição ostentada com orgulho pela Soka Gakkai.
A Soka Gakkai mantém vivo o espírito solene e sublime de Nichiren Daishonin avançando firmemente com base “nos dois caminhos da prática e do estudo”.
Toda sensei conclui seu prefácio afirmando: “Meu infinito e eterno desejo e oração é que este extraordinário escrito, precioso e inigualável, seja difundido por toda a Ásia e pelo mundo inteiro”.
Hoje, o Gosho já foi traduzido para mais de dez idiomas e está sendo estudado com seriedade pelos membros da SGI em 192 países e territórios. O fato de ter divulgado os escritos de Nichiren Daishonin a todos os cantos do planeta constitui uma prova clara de que a SGI está tornando realidade a ampla propagação do Budismo de Nichiren Daishonin (kosen-rufu) para todo o Jambudvipa (o mundo inteiro). Que imensa alegria Toda sensei deve estar sentindo ao observar isto!
Dado que a época em que Daishonin viveu era diferente, e os costumes e a cultura em meio aos quais ele escreveu não são familiares aos leitores não japoneses, a tradução do Gosho é uma tarefa extremamente desafiadora. Esse trabalho está sendo efetuado mediante esforços dos Kumarajivas14 da era moderna espalhados pelo mundo. Eles se dedicam a traduzir os escritos de Nichiren Daishonin em prol do kosen-rufu para todo o Jambudvipa (o mundo inteiro) e do futuro da humanidade. Para tanto, buscam aprofundar de forma incansável sua compreensão sobre o espírito de Daishonin e oram com fervor para que consigam transmitir fielmente sua mensagem aos outros. Gostaria de estender meu sincero agradecimento a eles pelos nobres e dedicados esforços para abrir as portas do kosen-rufu mundial.
O Gosho é uma obra repleta da filosofia da esperança, apresentada por Nichiren Daishonin a toda a humanidade. Nela estão contidos sua transbordante compaixão, o grande desejo de conduzir todas as pessoas à iluminação, e seu rugido do leão em defesa da verdade e da justiça. O Gosho possui uma força ilimitada para inspirar, encorajar e revitalizar a vida das pessoas.
Prática e estudo são a alma do budismo
Daishonin aponta: “Sem prática e estudo não pode haver budismo. Deve não só perseverar como também ensinar aos outros” (CEND, v. I, p. 405). A ação concreta da prática e do estudo para si e para os outros (individual e altruística) é, com certeza, a alma do budismo.
No Budismo de Nichiren Daishonin, não basta praticarmos somente para nossa própria felicidade. Não existe buda egoísta que se satisfaça com sua iluminação pessoal e não dê a mínima para mais ninguém. A sabedoria do buda existe para conduzir todas as pessoas à felicidade.
Os esforços na prática e no estudo realizados por Makiguchi sensei e por Toda sensei durante o período em que estiveram presos comprovam de forma clara que a Soka Gakkai está ligada diretamente a Nichiren Daishonin. A Soka Gakkai é uma organização dedicada eternamente ao estudo do budismo aplicado à ação, assim como ensina a passagem anterior.
Uma filosofia para transformar a vida
Nichiren Daishonin escreveu: “Tanto a prática como o estudo surgem da fé. Empregue o máximo de sua capacidade ao ensinar os outros, mesmo que seja uma única sentença ou frase” (CEND, v. I, p. 406). A fé expressa esforços concretos na prática e no estudo.
“O máximo de sua capacidade” não se refere ao fato de se ter ou não habilidade. O sentido é de se empenhar ao máximo. Não há necessidade alguma de se sentir hesitante ao falar aos outros sobre o budismo por não ser muito hábil no estudo. Você pode, por exemplo, simplesmente citar alguma frase do Gosho que considera comovente ou algo que aprendeu praticando. Ou pode explicar a alguém, mesmo que em breves palavras, que praticar o Budismo de Nichiren Daishonin é prazeroso e suas orações realizam infalivelmente os seus desejos.
Toda sensei declarou:
O estudo do budismo na Soka Gakkai significa ler o Gosho com nossos pensamentos, palavras e ações.15 Como menciona Daishonin: “A voz executa o trabalho do Buda” (OTT, p. 4). Falem aos outros, livremente e sem hesitação, sobre o que aprenderam com o Budismo de Nichiren Daishonin. Agindo assim, com o tempo isso se tornará parte da sua vida.
Ele também afirmou: “O simples fato de assistir a explanações do Gosho ou ler os escritos de Nichiren Daishonin e alegar que compreendeu os ensinamentos ainda pertence ao plano teórico; o essencial é se empenhar na fé e na prática exatamente de acordo com esses ensinamentos”.
Salientou-nos ainda que mais importante que compreender (wakaru, em japonês), é transformar (kawaru, em japonês).
O estudo alicerçado no espírito de mestre e discípulo é tradição da Soka Gakkai. É o estudo da vitória para superar as dificuldades aprendendo com o exemplo da conduta de Daishonin e reunindo a coragem do rei leão. Significa estudar para aprofundar a fé.
É o estudo do budismo para realizar o shakubuku. É o estudo do budismo para promover o kosen-rufu. Em outras palavras, é compartilhar com as pessoas a inspiração e a alegria que aprendemos e sentimos ao estudar os ensinamentos de Nichiren Daishonin.
“É o estudo do budismo para a transformação interior” e o “estudo do budismo para a revolução humana”, que resultam do fato de entrar em contato com o espírito de Daishonin e da convicção de que nós somos a entidade da Lei Mística.
A prática e o estudo surgem da fé, e a fé se aprofunda ao se perseverar “nos dois caminhos da prática e do estudo”. Esse é o ritmo da revolução humana que é o próprio kosen-rufu.
Um “eixo indestrutível como diamante”
Na passagem imediatamente anterior à que menciona os “dois caminhos da prática e do estudo”, Nichiren Daishonin declara: “Creia no Gohonzon, o supremo objeto de devoção de todo o Jambudvipa [o mundo inteiro]” (CEND, v. I, p. 405). Isso se refere ao Gohonzon do Nam-myoho-renge-kyo inscrito por Daishonin para habilitar todas as pessoas a atingir o estado de buda. Fazendo da fé absoluta no Gohonzon sua força propulsora, a Soka Gakkai vem trabalhando para concretizar o kosen-rufu mundial.
O Gohonzon de Consagração Permanente da Soka Gakkai,16 consagrado no Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu em Shinanomachi, Tóquio, é o Gohonzon que Toda sensei solicitou para estabelecer como um “eixo indestrutível como diamante” para o avanço do movimento da Soka Gakkai, logo após anunciar seu objetivo de alcançar 750 mil famílias (em maio de 1951).
A Soka Gakkai iniciou assim um avanço determinante, ligado diretamente a Nichiren Daishonin, rumo ao kosen-rufu de todo o Jambudvipa (o mundo inteiro) alicerçado nas “duas rodas” — prática e estudo — unidas pela fé absoluta nesse grandioso “eixo indestrutível como diamante”.
Como organização que cumpre o desejo do Buda, a Soka Gakkai realizará infalivelmente o “Grande Desejo pela Concretização do Kosen-rufu, a Propagação Benevolente da Grande Lei”, que constitui o grandioso juramento e desejo de Nichiren Daishonin! De acordo com esse juramento, concretizamos, durante a existência de Toda sensei, o objetivo de 750 mil famílias, e a partir de então, nesse período em que venho me devotando como seu discípulo, propagamos a Lei Mística para 192 países e territórios.
Nada pode deter o avanço do nosso movimento Soka, que se baseia na “fé, prática e estudo”, e é permeado por esse sublime juramento seigan de mestre e discípulo.
Abram o portal da felicidade da humanidade!
O Budismo de Nichiren Daishonin se concentra no presente e no futuro.
A fé, a prática e o estudo são diretrizes fundamentais para expandirmos amplamente nossa condição de vida. São a promissora fórmula para moldarmos nosso próprio destino e construirmos um caminho de felicidade eterna.
O compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770–1827) suportou a perda da audição e rompeu as limitações impostas por esse destino doloroso, abrindo o portal da alegria para a humanidade. Consta que “ele [frequentemente] fazia alusão ao dever a ele imposto de agir por meio de sua arte ‘para que a pobre humanidade, para a humanidade que virá, recupere a coragem e se livre de sua lassidão e covardia’”.17
Nosso destino é viver com o orgulho de sermos membros da Soka Gakkai e cumprirmos nossa missão como bodisatvas da terra; é dedicarmos a vida ao kosen-rufu: a edificação da felicidade de toda a humanidade.
Com incessantes esforços na fé, na prática e no estudo, vamos romper os grilhões do próprio destino que nos prendem!
Com a vibrante energia da fé, da prática e do estudo, vamos expandir alegria ao mundo e elevemos a condição de vida das pessoas!
Com os áureos fundamentos da fé, da prática e do estudo, vamos abrir com ainda mais ímpeto as portas da vitória e da prosperidade do nosso movimento Soka para toda a eternidade!
(Daibyakurenge, edição de novembro de 2016)
Com a colaboração/revisão do Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da BSGI
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