marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Artigos

Jornada de mestre e discípulo — respeito a todas as pessoas

Orientação recente

download do ícone
ícone de compartilhamento

13/01/2021

Jornada de mestre e discípulo — respeito a todas as pessoas

Kosen-rufu é uma jornada de mestre e discípulo contínua entre o passado infinitamente distante e o eterno futuro. Ano após ano, convocamos ao nosso movimento e damos as boas-vindas a muitos novos bodisatvas da terra, unimo-nos ainda mais fortemente e avançamos com otimismo e exuberância.

No capítulo 28 e último [“Encorajamento do Bodisatva Mérito Universal”], do Sutra do Lótus, o bodisatva Mérito Universal chega tardiamente à assembleia [Cerimônia no Ar] com inumeráveis companheiros, enquanto miríades de músicas tocam, e faz um sincero juramento ao seu mestre, Shakyamuni.1 Ele assume o seguinte compromisso: “Farei com que [o Sutra do Lótus] seja amplamente propagado por todo o Jambudvipa [o mundo inteiro] e cuidarei para que nunca chegue ao fim”.2

Shakyamuni se alegra e louva esse juramento em prol do kosen-rufu mundial e deixa uma mensagem final ao bodisatva Mérito Universal e aos demais discípulos: “Se você vir uma pessoa que aceite e mantenha este sutra, deve se levantar e cumprimentá-la de longe, com o mesmo respeito que demonstraria a um buda”.3

Nichiren Daishonin identificou essas palavras, contidas em uma frase de oito ideogramas chineses, como “O ponto mais importante que ele [o Buda] desejava transmitir para nós”.4 Daishonin também afirma: “Shakyamuni sintetizou a essência do Sutra do Lótus, que ensinou durante oito anos, em oito ideogramas chineses, dei­xando-os para as pessoas dos Últimos Dias da Lei”.5

O orgulho dos mestres e discípulos Soka é concretizar essa mensagem fundamental — de estimar e proteger aqueles que defendem a Lei Mística —, transmitida para nós por Shakyamuni e Nichiren Daishonin.

No início do nosso movimento, a Soka Gakkai era ridicularizada como “uma organização de pobres e doentes”. No entanto, consideramos essas palavras como distintivo de honra e continuamos a demonstrar o mais elevado respeito aos homens e às mulheres comuns que, de forma sincera e dedicada, propagam a Lei Mística enquanto enfrentam o próprio carma.

Com a firme convicção de que “a natureza de buda [é] inata a todos os seres humanos”,6 perseveramos no diálogo com base no respeito a cada pessoa, transcendendo todas as diferenças, e unimos pessoas ao redor do mundo com nossos esforços em promover a paz, a cultura e a educação.

Ao conduzirmos a vida junto com a Soka Gakkai, que pulsa com a energia vital do Sutra do Lótus, e devotarmo-nos ao kosen-rufu mundial, revelamos a suprema condição de vida em nós e nas outras pessoas e geramos benefícios ilimitados — benefícios que fluem continuamente e se propagam por meio de nossas ações e do nosso comportamento.

Em 6 de janeiro de 1951, quando seus negócios enfrentavam grandes dificuldades, meu mestre, Josei Toda, confiou tudo a mim dizendo: “A missão que nasci para cumprir neste mundo também é sua. (...) Avancemos juntos resolutamente!”.7

A partir do meu compromisso em me empenhar firmemente em união com meu mestre, fui capaz de reverter a situação e abrir caminho para que Toda sensei se tornasse o segundo presidente da Soka Gakkai em 3 de maio de 1951. Este ano [2021] marca o 70o aniversário de sua nomeação.

Meus companheiros “Shin’ichis Yamamoto” de todo o mundo! Vamos nos esforçar juntos para fazer da sabedoria exemplificada pelo bodisatva Mérito Universal, a sabedoria universal da Lei Mística, brilhar ainda mais radiantemente!

Junto

com os amigos inspiradores

conduzindo melodias primaveris,

vamos dissipar a escuridão

com a sabedoria universal do budismo.

Notas:

1. Cf. CEND, v. II, p. 179.

2. LSOC, cap. 28, p. 363.

3. LSOC, cap. 28, p. 365.

4. OTT, p. 192.

5. Ibidem.

6. CEND, v. I, p. 13.

7. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 24, p. 98, 2019.

Compartilhar nas