marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Crônica

A lição do sabiá

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/11/2021

A lição do sabiá

Cada vez mais aprecio o canto dos pássaros. Dentre os vários que ouço nos arredores de casa, um deles me trouxe uma reflexão valiosa.

Em 2020, atentei-me pela primeira vez ao trinado que lembrava a expressão “qualequié”. Eu me divertia com isso e imaginava por que ele estaria “protestando”. O pio do bichinho não variava muito, era só “qualequié” do nascer ao pôr do sol. Porém, com a chegada do inverno, fez-se um silêncio desconfortável: ele não estava mais por aqui. Fiquei triste, realmente peguei gosto por ouvi-lo.

Os meses se passaram e recentemente acordei ouvindo um “qualequié”. Senti uma felicidade maior do que imaginava, como se reencontrasse um velho amigo. Mas não foi só isso: com o passar dos dias, percebi que, aos poucos, ele foi incluindo novos pios em seu “repertório”. Essa inclusão de um som diferente a cada momento resultou, ao fim de alguns meses, num canto que não era mais uma repetição de um padrão, mas sim um trinado longo e variado.

O pássaro, em sua busca natural pelo aprimoramento, me fez refletir que a grande transformação é constituída por mudanças pequenas e diárias. Ponderei também como os pequenos avanços, por mais insignificantes que pareçam para quem os promove, podem inspirar os que estão ao redor, assim como o pio da ave continua a me motivar diariamente.

Neste mês de novembro, em que comemoramos os 91 anos de fundação da Soka Gakkai, faço dessa lição do sabiá, elevada pelo poema do Mestre, escrito há cinco anos especialmente para a ocasião, o novo ponto de partida da vida, junto com os companheiros de todo o mundo:

A história da vitória total

não pode ser escrita em uma manhã ou uma noite.

A fonte da grandiosa vitória se encontra

no constante e incansável avanço,

dia após dia;

no acúmulo das pequenas vitórias,

uma a uma.

Para se tornar o vencedor na história,

antes de tudo,

triunfe sobre a tristeza do seu coração.

Transforme a lamentação em decisão!

Não hesite! Não recue!

Com coragem, tenacidade,

inicie uma vez mais a caminhada

do avanço,

avanço,

e mais avanço!1

Mariana Travieso Bassi

Redação

Nota:

1. Brasil Seikyo, ed. 2.349, 26 nov. 2016, p. B4.

Compartilhar nas