marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Crônica

Ter um modelo para se espelhar

download do ícone
ícone de compartilhamento

11/01/2022

Ter um modelo para se espelhar

Para conquistar vitórias, um bom planejamento é fundamental. Objetivos claros, passos concretos e persistência até o final são essenciais para concretizá-las. Somando-se a isso, feliz é a pessoa que possui um mestre que a oriente e a incentive a extrair o que existe de mais grandioso nela própria.

Com orgulho e gratidão, tenho a convicção de que minha vida foi sendo moldada pelos incentivos e pelas orientações do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, que, mesmo do outro lado do mundo, a milhares de quilômetros de distância, esteve sempre presente, encorajando-me a escalar a montanha mais alta, desafiando-me alcançar o topo da minha própria existência.

Desta vez, a missão que recebi foi a de tornar o “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico” (2022) uma realidade para mim. E se você estiver lendo este texto, tenha a certeza de que Ikeda sensei lhe deseja o mesmo. A vitória do discípulo é a própria vitória do mestre. Portanto, se, juntos, você e eu, determinarmos viver 2022 com esse ímpeto de avanço jovial e progredir dinamicamente, nossa vida se expandirá e naturalmente outras duas pessoas se levantarão também.

Mas não basta apenas decidir. Temos de aplicar, dia a dia, o que o Mestre nos ensina. Orar, planejar, lançar metas, desafiar-se cotidianamente para concretizar. Superar adversidades, possuir coragem para assumir riscos e ter ousadia. Se assim o fizermos, nossa existência se tornará tão ampla e vasta como uma gota d’água que se une ao oceano. Essa é a boa sorte de viver na órbita da unicidade de mestre e discípulo.

Para concluir, compartilho as palavras do Mestre que guardo no fundo do meu coração, que me motivaram a fazer esta reflexão, e as quais indico estabelecer como base para concretizarmos juntos o “jovial progresso dinâmico” em 2022:

Tive um mestre chamado Josei Toda, que me ensinou ampla gama de assuntos. Ele era um pensador extraordinário e exímio matemático. Também era extremamente rigoroso, mas a experiência de ter recebido instrução dele é o maior orgulho e honra da minha vida. Ele faleceu há dezesseis anos [texto escrito em 1974], mas continuo dialogando com ele em meu coração incontáveis vezes por dia. Diante de cada desafio que enfrento, imagino o que Toda sensei faria, e também me questiono se cada uma das minhas ações e decisões o contentaria. Ter um mestre é ter um modelo para se espelhar na vida (...).1

Ricardo Shin-iti Miyamoto

Redação

Nota:

1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 19, p. 99-100, 2019.

Compartilhar nas