marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Crônica

É questão de tempo

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/07/2022

É questão de tempo

Outro dia, estava conversando com o meu vizinho que tem 5 anos. Pelo adiantado da hora, imaginei que ele faltaria à aula e, para puxar assunto, perguntei:

— Hoje você não vai à escola, né?

— Eu vou. — Respondeu ele, com a sinceridade própria das crianças.

— Mas já passou do horário, acho que não vai dar tempo. — Questionei.

— Acho que vai dar tempo. Eu ainda não almocei e sempre vou para escola assim que acabo de comer.

Esbocei um sorriso, pensativa sobre a inocência dele e a simplicidade com que lida com esse tema que, para os adultos, é tão inflexível e impassível: o tempo. Isso me fez lembrar de que, certa vez, um jovem desabafou com Ikeda sensei sobre a sua angústia de estar muito atarefado no trabalho e por isso não conseguir participar das atividades da Gakkai.

O Mestre respondeu:1

— Eu enfrento o mesmo problema. Estou sempre tentando encontrar meios para achar tempo para minhas atividades da Soka Gakkai. É bastante árduo. Há dias em que participo de atividades da organização à noite; depois, volto para o escritório para trabalhar até tarde. Cada dia é uma labuta, um desafio; cada dia exige engenhosidade. (...) Os esforços estrênuos que empreende para realizar um bom trabalho e tentar concluir suas tarefas mesmo um pouco mais cedo para poder estar presente a uma atividade são, em si, parte de sua prática budista. Servem para aprimorar e treinar sua vida. Continuando a desafiar a si mesmo desta maneira, aprenderá a efetuar tudo em seu trabalho e na vida de modo eficiente, sem desperdiçar tempo. Por exemplo, se não conseguir participar das reuniões durante a semana, poderá tentar realizar atividades no fim de semana que equivalham a uma semana ou até a um mês. E mesmo que não possa comparecer às reuniões, não deve permitir que seu compromisso com o kosen-rufu ou seu espírito de procura em relação à fé regridam um milímetro sequer.

Como adultos, não conseguiremos olhar para as nossas responsabilidades com a tranquilidade daquele pequeno, de que uma tarefa é feita depois da outra e pronto. O relógio continua a nos acompanhar. Mas com essa reflexão, percebi que a minha prática diária abarca inclusive a questão de tempo e decidi administrá-lo e tê-lo como aliado conforme Ikeda sensei explica:2 “O tempo não consiste em nada além do ritmo da vida cósmica. Portanto, quando recitamos e propagamos a Lei Mística, nossa vida entra em sintonia com o tempo e este estará do nosso lado”.

Juliana Ballestero Sales Vieira Kamiya

Redação

Ilustração: Getty Images

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana, v. 26. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2021. p. 332.

2. Brasil Seikyo, ed. 2.612, 11 jun. 2022, p. 4.

Compartilhar nas