Crônica
TC
Vínculo de mestre e discípulo é eterno
Colaboração
08/01/2024
Estamos todos profundamente sentidos pelo falecimento do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda. Desde a juventude, Ikeda sensei, nosso mestre da vida, consagrou sua existência como grande herói da paz. Ele nos deixou um cristalino modelo de revolução humana, embasado no humanismo do Budismo de Nichiren Daishonin. Aos 19 anos, conheceu o seu mestre, Josei Toda. A partir desse momento, um vínculo inquebrantável de mestre e discípulo se formou. Ikeda sensei relembra com carinho aquele encontro:
Naquela época, eu ainda não compreendia os profundos ensinamentos do budismo. Minha família também se opunha fortemente à minha decisão. Mas transcendendo esses problemas superficiais, fiquei profundamente impressionado com o caráter de Josei Toda. (...)
Minha intuição de jovem dizia-me que podia seguir com segurança aquele homem que havia sido preso durante a guerra em defesa da paz e do budismo.1
Após esse episódio decisivo na vida de Ikeda sensei, ele se dedicou integralmente, ao longo de 76 anos, a materializar os sonhos dos Mestres Soka. Assim, Daisaku Ikeda, genuíno discípulo, consolidou a verdadeira essência da “unicidade de mestre e discípulo” (shitei funi), que corresponde ao espírito de Nichiren Daishonin pelo kosen-rufu.
E foi com esse ímpeto de dar vida aos sonhos do seu mestre que Ikeda sensei propagou os ensinamentos do humanismo budista para o mundo, percorrendo, no período de seis décadas, 54 países e territórios. Em cada oportunidade, ele semeava as sementes da esperança, da coragem e da confiança no coração daqueles com quem se encontrava. Atualmente, o fruto dessa sincera e intensa devoção é uma organização repleta de pessoas em cada canto do globo, empenhadas inteiramente no estabelecimento da paz, a começar pelo local em que se encontram.
Mesmo em meio às grandes perseguições e adversidades que tentaram obstruir o avanço do kosen-rufu durante essa jornada, Ikeda sensei consolidou o Budismo Nichiren, na sua melhor e clara expressão, como um ensinamento da revolução humana — sempre conectado ao coração do seu mestre, Josei Toda.
Em uma ocasião, o presidente Ikeda fez a seguinte afirmação:
Praticamente tudo o que sou hoje devo ao meu mestre, Josei Toda. A relação de mestre e discípulo é uma relação que existe unicamente entre os seres humanos. Nela se encontra a essência da existência humana. É meu desejo legar tudo o que possuo aos meus jovens sucessores. Quero confiar o futuro a eles. Espero que vocês, meus discípulos, compreendam plenamente esse meu sentimento.2
A partir da relação firmada com o Mestre, todos nós compreendemos o real sentido da vida, e por isso podemos afirmar que essa ligação com a vida de Ikeda sensei é eterna e imutável! Dessa forma, com a assídua prática da fé fundamentada nas “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai”, vamos juntos, cada qual construindo uma existência vitoriosa, realizar os sonhos do nosso mestre, Daisaku Ikeda — de um mundo de paz e coexistência harmoniosa.
Miguel Shiratori
Presidente da BSGI
Ilustração: Getty Images
Notas:
1. Terceira Civilização, ed. 413, jan. 2003, p. 7.
2. Idem, ed. 412, dez. 2002, p. 7.
Compartilhar nas