Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Capa

Base dourada dos pilares Soka

A relação de mestre e discípulo na essência da criação da Divisão Sênior no mundo e no Brasil

ícone de compartilhamento

10/08/2019

Base dourada dos pilares Soka

REDAÇÃO

Chegou agosto e todas as organizações já se movimentam para celebrar a fundação da Divisão Sênior (DS), cujos integrantes são considerados pilares de ouro. Para contar a história da divisão, vamos voltar no tempo, em 14 de agosto de 1947, no encontro de vida a vida entre o professor Josei Toda e o jovem Daisaku Ikeda, na época com 19 anos. Dez dias depois, no dia 24 de agosto, Ikeda sensei convertia-se ao Budismo de Nichiren Daishonin. E após treze anos, tornou-se o terceiro presidente da Soka Gakkai.

Por seu profundo significado, a data de 24 de agosto foi escolhida para ser o Dia da Divisão Sênior, oficialização ocorrida em 1976, na comemoração do décimo aniversário da DS da Soka Gakkai. Na ocasião, ficaram evidentes a base e a missão dos seus membros – caminhar ao lado de Ikeda sensei, com a responsabilidade de liderar as atividades pelo kosen-rufu, e ser exemplo para as demais divisões. Todos reconfirmaram as diretrizes eternas lançadas dez anos antes, quando de sua fundação em 5 de março de 1966, reunindo 750 representantes. Então, estas três diretrizes eternas são a base de atuação dos componentes da DS:

 

1. Ser vitorioso no local de trabalho.

2. Ser um líder que contribui para o bem-estar da comunidade.

3. Ser um pilar de confiança na organização.

 

Na época, Ikeda sensei direcionou forte encorajamento aos integrantes da nova divisão. Conforme consta no capítulo “Coroa de Louros” do romance Nova Revolução Humana, a fundação da Divisão Sênior teve origem em um projeto do presidente Ikeda de promover a sintonia entre os veteranos e os jovens no processo de desenvolvimento da Gakkai. Ele desejava que o potencial dos jovens como força propulsora das atividades fosse desenvolvido e bem direcionado por meio da experiência e da seriedade dos membros da Divisão Sênior. Na reunião de fundação, ele disse:

 

O avanço da Soka Gakkai é desenvolvido com a cooperação entre as divisões. Entretanto, da mesma forma como o marido ou o pai é o pilar da família, a Divisão Sênior é a principal responsável pelo progresso da nossa organização. No distrito, é a responsável pelo distrito; na comunidade, é a responsável pela comunidade. Naturalmente, a Divisão Sênior vai se preocupar em desenvolver seus membros, mas não poderá pensar que é uma divisão como as outras. Terá a missão de manter a harmonia entre as divisões e proteger com responsabilidade a Gakkai e seus integrantes.” (NRH, v. 10, p. 258.)

 

O presidente Ikeda explicou também sobre a importância da atuação da Divisão Sênior da seguinte forma:

 

Quando a Divisão Sênior atuar dignamente, tanto os jovens como as integrantes da Divisão Feminina vão se desenvolver de forma brilhante. Seus sinceros incentivos refletirão na criação de excelentes seres humanos de valor nas demais divisões. Portanto, solicito a todos que apoiem os integrantes da Divisão Masculina de Jovens que herdarão nosso futuro, criem espaço para eles atuarem com desenvoltura na organização e assumam a responsabilidade de desenvolvê-los. Com relação às integrantes das Divisões Feminina e Feminina de Jovens, apoiem-nas de forma gentil e calorosa. A Divisão Sênior é observada pelos demais companheiros como um modelo para a prática da fé. Por ser composta por pessoas mais experientes, todos querem saber como estas reagem diante de diversas situações da vida diária. Em razão disso, se os componentes da Divisão Sênior mantiverem uma prática da fé inabalável diante de qualquer adversidade, todos poderão praticar o budismo com segurança e tranquilidade. Porém, se agirem com desonestidade, astúcia e leviandade ou se afastarem da prática da fé, os integrantes das demais divisões perderão o rumo e poderão até mesmo nutrir dúvidas com relação à prática da fé. Por isso, a responsabilidade da Divisão Sênior é grandiosa. (NRH, v. 10, p. 259)

 

Pilares do Brasil

A BSGI foi a primeira organização fora do Japão a ter uma Divisão Sênior. No dia 5 de março de 1982, quando se comemoravam dezesseis anos de fundação da Divisão Sênior da Soka Gakkai e sem que ninguém esperasse, o presidente Ikeda anunciava a possibilidade de o Brasil fundar sua própria estrutura.

Dessa forma, a data de 5 de março é oficialmente considerada como a da fundação da Divisão Sênior da BSGI. No entanto, devido aos preparativos para se estabelecer uma estrutura para a nova divisão, a reunião ocorreu em 4 de abril do mesmo ano, no auditório da Associação Okinawa, em São Paulo. Estavam presentes naquela ocasião mais de 1.700 representantes de diversas localidades brasileiras. O presidente Ikeda enviou mensagem de congratulações para o memorável evento.

Em todos esses anos, incansáveis incentivos são dirigidos por Ikeda sensei aos membros da Divisão Sênior da BSGI, como o inspirador poema A Nobre Fortaleza de Retumbante Vitória. Em um trecho dele consta:

 

Por mais que os anos passem,

jamais se esqueçam de nutrir a juventude no coração!

Jamais envelheçam em espírito!

Lembrem-se sempre de que

aí está o segredo para manter

a perene juventude sem nenhum remorso.

O julgamento pela lei da causalidade

será sempre justo e imparcial.

 

Vamos nos levantar!

Devemos nos levantar.

Devemos avançar

e lutar!

E vencer!

 

Como baluartes da Soka Gakkai, os integrantes da Divisão Sênior carregam a missão fundamental de proteger a organização e proporcionar as condições necessárias para o florescer de pessoas valorosas que impulsionam o avanço do kosen-rufu. São pilares de ouro que recebem a consideração e gratidão de toda a BSGI neste mês tão significativo.

 

 

Aos campeões do triunfo humano

 

O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, deposita profunda confiança nos integrantes da Divisão Sênior. Veja a seguir uma seleção de seus incentivos aos membros da DS extraí­dos do livro Pilares de Ouro Soka:

 

“Ultrapassar cada desafio com confiança e dignidade, não importando o grau de dificuldade que encontre à medida que avança, infundir coragem em todos e continuar a seguir avante juntos com ainda mais firmeza para então saborear a alegria da vitória – esse é o modo de vida de verdadeiros defensores do kosen-rufu.” (p. 23)

 

***

 

“Os ‘monarcas’ Soka são destemidos. Não hesitam. Não são pretensiosos nem arrogantes. Com genuína e impassível humanidade, riem dos altos e baixos da vida enquanto se empenham junto do povo, pelo povo. Eles se engajam numa grande luta na sociedade mantendo a ‘estratégia do Sutra do Lótus’ como guia. Zelando pela felicidade e o bem-estar dos preciosos jovens, que são seus sucessores, eles os criam como grandiosos ‘valores humanos’ para se tornarem ainda mais capazes do que eles. (p. 31)

 

***

 

“Especialmente para aqueles dentre vocês, da Divisão Sênior, que receberam um rigoroso treinamento na Divisão dos Jovens, agora é o momento de realmente colocarem todo esse treinamento em prática. Em vez de dizerem para os rapazes o que eles devem fazer, liderem dando um exemplo inspirador. O momento presente é fundamental. Conto com vocês, membros da Divisão Sênior, para que se levantem com seriedade. Se continuarem a se empenhar para propagar o kosen-rufu, contribuindo à sua maneira, sem diminuir o entusiasmo e com uma vigorosa disposição, os mais novos naturalmente seguirão sua liderança. Espero que sempre brindem os jovens com calorosos incentivos. Deixem neles uma impressão duradoura com um exemplo de abnegada devoção ao kosen-rufu e ao bem-estar de seus companheiros.” (p. 35-36)

 

***

 

“Qual é o propósito da vida e, em particular, da longevidade? É nos empenharmos em nossa missão pelo kosen-rufu. Portanto, vamos nos dedicar com sinceridade e seriedade na prática da fé, que é a essência da boa saúde e da longevidade, até o fim de nossa existência.

Irradiando o brilho do sol, vamos também nos tornar referência de ‘fé vitoriosa’ aos jovens que seguirão nossos passos!” (p. 143)

 

***

 

“Quando enfrentamos adversidades ou épocas desafiadoras, é fundamental que nos mantenhamos próximos dos membros de coração sincero e afetuoso e avancemos juntos em harmonia na organização que visa ao kosen-rufu. Ao agirmos assim, eliminaremos qualquer chance de influências maléficas se infiltrarem em nossa vida. A Soka Gakkai é
realmente um ‘refúgio seguro’ da vida. E não há alegria maior que a de uma existência dedicada à prática da fé.” (p. 211)

Compartilhar nas