Incentivo do líder
BS
Radiante avanço
23/11/2019
Todo empreendimento possui um ponto primordial. Quanto mais forte e profunda for a raiz, mais sólida será a árvore que produzirá bons frutos e frondosos galhos e folhas.
No dia 16 de novembro, junto com treze líderes centrais da BSGI, tive a oportunidade de participar do Gongyo Comemorativo de inauguração do Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai, em Shinanomachi, Tóquio. Logo ao sair da estação de trem, nós nos deparamos com o novo prédio Soka Gakkai Visitors Center, local de recepção aos membros.
Naquele instante, lembrei-me da Reunião Nacional de Líderes da SGI que participei no dia 5 de setembro de 2008, em que Ikeda sensei anunciou que construiria uma nova Soka Gakkai. Na ocasião, junto com representantes dos jovens da BSGI, presenciei o brado do Mestre que já visualizava todo o futuro. Como representante dos jovens da BSGI, sentei-me no palco e assim que o Mestre entrou no auditório pude cumprimentá-lo com um forte aperto de mãos. Ele olhou fixamente para a minha direção e eu, com o peito ardente pela força e paixão dos jovens brasileiros, bradei: “Sensei, nós iremos concretizar todos os seus sonhos!”. E ele respondeu: Jitsugen dekiru yoni inotteimasu (“Estarei orando para que vocês concretizem”).
Pouco mais de dez anos daquele encontro, vi com meus próprios olhos a nova fortaleza Soka construída por sensei. Senti forte emoção ao saber que a decisão de fundar um jornal que incentivasse os membros surgiu de um diálogo entre o presidente Josei Toda com o jovem Daisaku Ikeda, em 24 de agosto de 1950. Na época, o Sr. Toda vivia uma tormenta por conta da falência dos seus negócios e o jovem Ikeda prometeu ao seu mestre tornar realidade o seu sonho. Após 69 anos, a inauguração do Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai é a comprovação da vitória de mestre e discípulo.
Exatamente às 13h30, iniciou-se a cerimônia de inauguração do Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai. Soubemos que Ikeda sensei e sua esposa, Kaneko, visitaram esse edifício por duas vezes e percorremos as mesmas dependências que eles estiveram em sua última visita, dias atrás. Com o desejo de incentivar os companheiros do mundo, Ikeda sensei tirou várias fotos da sacada do prédio. Essas imagens foram expostas para todos os visitantes. Após conhecermos o novo prédio, soubemos que o granito utilizado no piso do novo prédio é brasileiro, e que no oratório principal foram depositadas pedras de todas as províncias do Japão e dos cinco continentes. No final, fomos presenteados com uma linda imagem da primeira página do Seikyo Shimbun com a nossa foto e os dizeres “Sejam bem-vindos ao Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai”.
Ao escrever este texto, no quarto do hotel em que estou hospedado, avisto o belo céu azul e o colorido avermelhado das folhas de momiji entre os arranha-céus de Tóquio, prenúncio da chegada do outono, estação que antecede o inverno. Tal como as cerejeiras tão apreciadas por nosso mestre, vamos aproveitar todas as oportunidades para transformar o veneno em remédio e provocar uma grande mudança em nossa vida. É no rigoroso inverno que a cerejeira absorve mais energia.
Que essa inauguração do Seikyo possa ser o marco para o decisivo avanço na vida de cada um, e que por meio de nossas ações diárias possamos edificar o “Centro Mundial” da minha vitória de mestre e discípulo. Na mesma sintonia do Mestre, vamos alçar um novo voo rumo ao dia 3 de maio de 2020, 60o aniversário da posse presidencial de Ikeda sensei.
Ricardo Shin-iti Miyamoto
Vice-coordenador da Divisão Sênior da BSGI
Diretor-presidente da Editora Brasil Seikyo
Compartilhar nas