Outros
BS
Respeitar a diversidade e fazer novos amigos
Em meio à experiência de morar no Canadá, Renato se revela mais confiante para interagir com as pessoas
23/11/2019
REDAÇÃO/
COLABORAÇÃO LOCAL
Renato Hernandes tem 26 anos e está em Toronto, Canadá, pela segunda vez. Neste ano, foi com a meta de melhorar o idioma inglês, fazer pós-graduação em recursos humanos e ampliar seus contatos profissionais. Mais uma vez deparou-se com uma cidade cosmopolita e culturalmente rica. “As pessoas têm como base o respeito à diversidade, o que me fez sentir confiante. O principal é ter me tornado mais independente, disciplinado e me desenvolver na prática budista com o espírito de ‘levantar-se só’”, comenta.
Essa convicção foi fundamental para a atuação na SGI-Canadá. “Vim de uma organização no Brasil com muitos membros e aqui, embora a quantidade seja menor, as pessoas estão se esforçando para avançar e vencer em meio aos desafios do dia a dia para promover o kosen-rufu no Canadá pois, quem quer faz acontecer! Abracei essa luta disposto a me dedicar com total foco na expansão do budismo, apoiando os novos amigos com respeito e companheirismo.”
Renato não é o único membro brasileiro da região. Tanto que em 12 de outubro foi realizada a quinta atividade budista para falantes da língua portuguesa. “Em sua maioria, o grupo é composto por brasileiros e também um português. Nos últimos encontros, tivemos a participação de convidados e o objetivo é expandir o movimento Soka, abrangendo companheiros de Angola e de outros países, além de receber membros recém-chegados que precisem de ajuda, seja por conta da língua ou por dificuldades de adaptação”, relata.
Ele complementa: “Junto ao líder da Divisão Masculina de Jovens, queremos solidificar os pilares da banda dos jovens Soka Eagle Wind Orchestra, que voltou à ativa no dia 13 de outubro, com a meta de estar na linha de frente do kosen-rufu do Canadá”.
Avançar com estudo
A organização já promoveu outras duas atividades para falantes da língua protuguesa e segue ampliando o movimento Soka na sociedade. No último dia 27 foi promovido o Exame de Budismo, envolvendo 2.500 participantes. Dentre eles, Allan Pedro, membro da BSGI, que vive em Toronto.“Apesar do frio, meu coração tem sido aquecido com muito carinho pelos membros da SGI-Canadá. Com isso, sinto que avancei na transformação do meu destino estudando o budismo para prestar o exame”, conta.
Compartilhar nas