marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Conheça o Budismo

Unidos pela paz e felicidade

Fundada no Japão, em 1930, a Soka Gakkai tem como base a filosofia humanística do Budismo Nichiren para atuar pelo bem da humanidade

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

30/06/2022

Unidos pela paz e felicidade

A Soka Gakkai (literalmente, “Sociedade de Criação de Valor”) foi fundada como um grupo de estudos de educadores, inicialmente com a denominação de Soka Kyoiku Gakkai [Sociedade Educacional de Criação de Valor]. Seu fundador e primeiro presidente, Tsunesaburo Makiguchi, inspirado no Budismo Nichiren, empenhou-se apaixonadamente pela reforma da educação japonesa. Sua teoria focava o desenvolvimento do pensamento independente e o potencial ilimitado de cada criança.

O dia 18 de novembro de 1930, data da publicação do primeiro volume de Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor], de Tsunesaburo Makiguchi, passou a ser considerado como Dia da Fundação da Soka Gakkai.



Educação humanística

A ênfase de Makiguchi no pensamento independente, oposta à aprendizagem mecânica na educação, desafiou as autoridades japonesas da época, que viam o papel da educação como moldadora de servidores dóceis do Estado. Tsunesaburo Makiguchi e seu discípulo, Josei Toda, converteram-se ao Budismo de Nichiren Daishonin, pois consideravam que sua filosofia revela o princípio da transformação da vida por meio do qual qualquer pessoa pode se tornar o agente de criação de valor na sociedade.

A década de 1930 viu a ascensão do nacionalismo militarista no Japão, culminando com sua entrada na Segunda Guerra Mundial. O governo impôs a religião do Estado, o xintoísmo, à população como um meio de justificar sua participação na guerra e reprimir todas as formas de dissidência. A recusa de Tsunesaburo Makiguchi e de Josei Toda em comprometer suas crenças e apoiar o regime levou à prisão deles em 1943.

Apesar das tentativas das autoridades de persuadi-lo a abandonar seus princípios, Makiguchi manteve suas convicções e faleceu na prisão em 18 de novembro de 1944.


Reconstrução

Josei Toda sobreviveu e foi libertado da prisão em 3 de julho de 1945, pouco antes do fim da guerra. Enquanto esteve preso, estudou o Sutra do Lótus e recitou Nam-myoho-renge-kyo intensamente, alcançando a visão revolucionária de que “o Buda é a própria vida”. Ele desenvolveu a convicção de que era sua missão divulgar o Budismo Nichiren o mais amplamente possível e determinou dedicar o resto de sua vida a esse esforço.

Josei Toda iniciou a reconstrução da Soka Gakkai em meio à confusão do Japão do pós-guerra e se tornou seu segundo presidente em 1951. Ele promoveu uma prática ativa e socialmente engajada do budismo como um meio de autoaprimoramento, uma maneira de superar os obstáculos da vida e manifestar esperança, confiança, coragem e sabedoria.

Josei Toda usou o termo “revolução humana” para expressar a ideia central do Budismo Nichiren: todas as pessoas podem mudar sua vida para melhor e manifestar o potencial do estado de buda inerente para a transformação da sociedade. Essa mensagem ressoou especialmente entre os mais desprivilegiados e o número de membros cresceu rapidamente.


Esforços pela paz

Em 8 de setembro de 1957, proclamando vigorosamente que todos os seres humanos têm o direito inviolável à vida, Josei Toda fez uma declaração apaixonada pela abolição das armas nucleares, que ele descreveu como manifestações dos aspectos mais sombrios do coração humano. Ele pediu aos jovens da Soka Gakkai que se dedicassem a esse propósito, e isso se tornou o início simbólico das atividades da organização pela paz.

Em uma cerimônia realizada em 16 de março de 1958, Josei Toda confiou o desenvolvimento futuro da Soka Gakkai aos jovens da organização. Entre eles estava Daisaku Ikeda, seu discípulo mais próximo, que liderou os esforços para difundir a filosofia do Budismo Nichiren.

Na época de sua morte, em 2 de abril de 1958, Toda sensei havia liderado o desenvolvimento da Soka Gakkai como um movimento dinâmico com mais de 750 mil famílias em todo o Japão.

Alvorecer da humanidade

Após o falecimento de Josei Toda, Daisaku Ikeda assumiu como terceiro presiden­te da Soka Gakkai em 1960, com a idade de 32 anos. Ele solidificou a estrutura da organização no Japão e também começou a construir as bases do movimento global de propagação do budismo, viajando ao exterior para encontrar e encorajar os membros da Soka Gakkai lá residentes, pioneiros no desenvolvimento da organização em seu respectivo país.

Para alicerçar as bases da solidariedade pela paz, Ikeda sensei também fundou várias instituições afiliadas em áreas como cultura, artes, paz e educação. Encontrou-se com líderes, estudiosos, personalidades e pessoas do povo de diversos países, para estreitar os laços de amizade e de confiança pelo mundo. Por conta disso, foi reconhecido com diversas homenagens e distinções de instituições e localidades ao redor do planeta.

Em 1975, a Soka Gakkai Internacional (SGI) foi fundada ligando organizações independentes da Soka Gakkai em todo o mundo e tendo Daisaku Ikeda como seu presidente. Por meio da prática da Soka Gakkai, o Budismo de Nichiren Daishonin está presente em 192 países e territórios, tornando-se o sol da esperança que ilumina toda a humanidade.

Saiba mais: Sobre a Soka Gakkai e suas atividades em:

https://www.sokaglobal.org 

 

11

Segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, à dir., com o jovem discípulo Daisaku Ikeda, à esq.



24

Josei Toda incentiva jovens durante atividade da Soka Gakkai em 1957

24

Integrantes da Soka Gakkai Internacional de diversos países em atividade de aprimoramento no Japão (2019)

24

Daisaku Ikeda durante reunião de fundação da Soka Gakkai Internacional (Guam, jan. 1975)

24

Acima, site www.sokaglobal.org

No topo: Dois primeiros presidentes da Soka Gakkai: Josei Toda, à esq., e Tsunesaburo Makiguchi, à dir.

Fontes:

Os Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2016. 78 p.

https://www.sokaglobal.org/about-the-soka-gakkai/our-history.html . Acesso em: 28 jun. 2022.

Fotos: Seikyo Press 

Ilustrações: Kenichiro Uchida 

Compartilhar nas