Giro pelo mundo
RD
Conheça mais sobre a Suécia
Curiosidades, fatos e experiências de quem foi para lá
09/11/2019
O país na mídia
Hotel de gelo
The Ice Hotel está situado em Jukkasjärvi, pequena vila no norte da Suécia. Todos os anos, recebe cerca de 50 mil visitantes para apreciar a estrutura, viver a tranquilidade, ver a aurora boreal e curtir atividades da região. Os quartos são projetados por diversos artistas de todo o mundo; então, cada suíte tem sua característica única. Infelizmente, o prédio não dura o ano inteiro: ele derrete quando o verão chega e volta a ser “construído” no fim do ano seguinte totalmente diferente do anterior.
Doce feriado
Os suecos têm dias nacionais específicos para celebrar alguns tipos de comida, principalmente doces. Dia 4 de outubro, por exemplo, é comemorado o dia do Kanelbulle, um bolinho típico que, em português, significa “bolo de canela” e tem o formato em espiral. É um dia para comer muitos destes bolinhos e aproveitar as diversas promoções nas padarias, mercados e cafeterias.
Festival Tekla Brasil
A Embaixada da Suécia promoveu, em Brasília, um festival com atividades nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e um debate sobre as normas e os estereótipos na indústria da tecnologia em relação à mulher. O evento visa inspirar meninas a explorar seus interesses nesses segmentos.
De malas prontas
A bandeira
Adotada em 22 de junho de 1906, tem duas cores, azul e amarela. O azul cobre o fundo da bandeira e o amarelo desenha a cruz nórdica. Todos os países nórdicos a adotam como símbolo oficial.
Moeda
Apesar de a Suécia fazer parte da União Europeia, a população rejeitou o euro em plebiscito e optou por continuar com a coroa sueca.
Na ponta da língua
O idioma oficial é o sueco, mas existem línguas minoritárias reconhecidas pelo governo: finlandês, meänkieli, sami/lapão, romani, iídiche, além de boa parte dos suecos falarem inglês. O sueco é uma língua germânica do norte que se assemelha à norueguesa e à dinamarquesa.
Fika, tem bolo!
Os suecos têm várias palavras praticamente exclusivas e intraduzíveis para o português. Eles adoram, por exemplo, fika (“pausa para um bolo e um café”).
Escuridão do inverno
No inverno, o sol não aparece por muito tempo: em algumas regiões, apenas por duas horas; nas cidades mais ao norte, é possível que as pessoas vivam em total escuridão!
Cidade interligada
Estocolmo, capital da Suécia, é um arquipélago, e a região central é formada por catorze ilhas. Para conectá‑las existem 53 pontes.
Como faço para viajar para lá?
Brasileiros não precisam de visto se forem ficar menos de noventa dias, mas é exigido que o passaporte esteja válido por pelo menos seis meses da data do seu embarque.
Compartilhar nas