marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Trending Topics

Ansiedade, oi?

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/07/2020

Ansiedade, oi?

Com tantas novidades acontecendo, preparamos esta matéria baseada no artigo do Unicef,¹ em que as psicólogas Karen Scavacini, fundadora do Instituto Vita Alere, e Lisa Damour, especialista em adolescentes, autora de best‑sellers e colunista do jornal americano New York Times, trazem reflexões sobre como atravessar este momento de pandemia, de nos adaptar à nova realidade, e como isso requer atenção com a nossa saúde mental. Aproveite a leitura e as dicas!

Reconheça seus sentimentos

Se as notícias não muito boas fazem você sentir ansiedade, saiba que não está sozinho, muita gente se sente assim. Cada pessoa lida com seus sentimentos de uma forma, e desenvolver resiliência pode ser bastante desafiador, porém é importante.

Dica: Tenha paciência não só com você mesmo, mas com os outros também; afinal, todos estão lidando com algo novo. Se não estiver se sentindo bem consigo, fale com um adulto de confiança para que ele possa ajudar.

Foque em você

Aproveite para fazer aquilo que nunca encontrava tempo para realizar, como ler um livro, preparar uma nova receita, estudar um novo idioma ou aprender um instrumento musical. Concentrar-se em si mesmo e usar bem o tempo para realizar coisas prazerosas é um ótimo caminho para cuidar da saúde mental.

Dica: Não se cobre tanto; descansar e relaxar também fazem parte do autocuidado. Uma maneira excelente de focar em você, pôr seus pensamentos em ordem e adquirir sabedoria e coragem é recitar gongyo e daimoku.

Acione a galera!

Se quer passar um tempo com os amigos, use as redes sociais e as videoconferências para se conectar vida a vida com eles. Aproveite para conversar, assistir a filmes e séries ou jogar on-line com toda a galera.

Dica: Ainda que remotamente, é importante manter a interação social. Se alguém do grupo estiver mais quieto, ofereça apoio e ouça-o, caso ele queira desabafar. Dar apoio é fundamental para que todos sintam que não estão passando por dificuldades sozinhos. Não vamos deixar ninguém de fora!

Tenha uma rotina

Planejar o dia nos ajuda a fazer as tarefas necessárias. Estabeleça um horário para acordar, realizar a prática da fé, fazer refeições, estudar e dormir. Ao acordar, troque de roupa e se arrume para mais um dia, mesmo que fique em casa. A rotina traz a sensação de segurança e evita que você passe o dia inteiro deitado na cama usando o celular.

Dica: Incorpore no dia a dia algum exercício físico, pois, além de ajudar o corpo, gera bem-estar para a mente. Aliás, quanto mais atividade física você fizer, melhor será o seu sono.

Pegue leve!

Já parou para pensar que ficando em casa você também está ajudando muita gente? Às vezes, nós nos sentimos impotentes diante de um grande problema, mas respeitando o distanciamento social estamos protegendo quem mora em casa conosco e contribuindo para a sociedade. Seja gentil com você mesmo controlando o excesso de autocobrança.

Dica: Dentro da própria realidade, passe por tudo isso da melhor forma possível sendo criativo e não hesite em pedir ajuda se precisar!

Compartilhar nas