RDez Kids
RD
Tesouro das Quatro Estações
Texto extraído e adaptado da série de ensaios do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para Divisão dos Estudantes Futuro, publicado no jornal Kibou, em agosto de 2018
01/07/2020
Girassóis: desafiando-nos a crescer
Há uma flor que encoraja vocês a não ser derrotados pelo clima quente do verão e os inspira a ficar firmes e fortes: é a do girassol — grande, redonda e amarela como o Sol —, a qual floresce vigorosamente.
Meu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, gostava muito de girassóis. Certa vez, uma jovem fez um lindo arranjo florido com eles na sede da Soka Gakkai. Encantado com o arranjo, Toda sensei a incentivou a viver com ilimitada força, como a de um girassol.
Ouvi dizer que uma planta de girassol, em algum lugar, havia crescido a uma altura recorde de aproximadamente 9 metros (29,5 pés). E não vamos nos esquecer daqueles girassóis que brotaram dos escombros após o terremoto e o tsunami em março de 2011, em Tohoku, Japão, inspirando a todos que os viam.
Por que girassóis crescem tanto e ficam enormes? Um dos motivos é que recebem bastante luz solar. Antes de florescerem, jovens girassóis sempre se viram para o sol.
Em japonês, girassóis são chamados himawari, que quer dizer “seguindo o sol”, porque as flores sempre se viram para o nascer do sol, enquanto elas o seguem se movendo pelo céu de manhã à noite.
Muitas pessoas, quando passam por dificuldades ou algo desagradável, abaixam
a cabeça. Podem até pensar “Não sou boa o bastante”, e desistem de si mesmas. Nesses momentos, vamos nos lembrar do girassol e erguer a cabeça, mudando nossos pensamentos rumo a uma direção brilhante e positiva. Devemos afastar os pensamentos negativos e encher nosso coração com sonhos e esperanças, pois é este o caminho para se alcançar crescimento e vitória.
Espero que todos vocês sejam tão brilhantes quanto o girassol quando se desafiarem nos estudos, a ler livros ou nos esportes. Não importa quanto a tarefa possa ser difícil, é sempre melhor enfrentá-la com atitude alegre. É assim que vocês podem explorar suas forças e habilidades inerentes, desencadeando um potencial que nunca souberam que tinham. E orar
Nam-myoho-renge-kyo vai ajudá-los a ser otimistas, pois o daimoku encherá seu coração de coragem.
Se não conseguem pensar em nenhum desafio que gostariam de assumir, comecem com uma atividade da qual possam participar com outras pessoas. Neste verão [agosto de 2018], no Japão, a Divisão dos Estudantes organizou concursos de escrita criativa, de desenho e de inglês, que vocês podem querer tentar. Ou, talvez, ingressar no coral. Também podem ir à biblioteca e pegar emprestado um livro interessante.
Quando tentam ser como um girassol e fazem progressos em direção às ensolaradas esperanças e sonhos que possuem, certamente atingirão um surpreendente crescimento!
Por favor, tenham um maravilhoso verão, que lhes trará muitas boas memórias. E também fiquem em segurança, mantenham‑se saudáveis tomando cuidado com o calor e atentos a acidentes.
Para finalizar, gostaria de presenteá-los, mais uma vez, com um poema que compus expressando meu desejo pelo ilimitado desenvolvimento de vocês:
Membros da Divisão dos Estudantes,
como sorridentes girassóis,
cresçam fortes e grandes
no céu da esperança.
Girassol
Além de se inclinar sempre em direção ao Sol, seu óleo contém cálcio, ferro e vitaminas A e D. Por se adaptar a diferentes condições climáticas, é facilmente cultivado e exportado para vários países. Um artigo publicado pela revista New York Times mostrou que o girassol remove as toxinas de solo contaminado.
Compartilhar nas