Reunião de Palestra
RD
O Inferno é a Terra da Luz Tranquila - Parte 6 de 6
Este texto pode ser usado como complemento da explanação da matéria a ser estudada na reunião de palestra do mês de julho
01/07/2020
Trecho do Gosho
"Aquele que, ao ouvir os ensinamentos do Sutra do Lótus, fortalece ainda mais a própria fé possui o verdadeiro espírito de buscar o caminho. Tiantai afirma: ‘Do índigo, um azul ainda mais forte’. Essa passagem indica que ao mergulhar algo repetidas vezes na tintura de índigo, o resultado será um azul mais intenso que o das próprias folhas da planta. O Sutra do Lótus é como o índigo, e o poder da fé de uma pessoa é como o azul que se torna cada vez mais intenso."
(CEND, v. I, p. 478)
Vamos entender
O presidente Ikeda nos orienta que a força da prática da fé habilita todos a extrair o grande poder do Gohonzon na vida e que pelo estudo do budismo se fortalece a fé. Então, partiu aprender com mais uma carta do buda Nichiren Daishonin!
Cenário histórico
Esta carta foi escrita para a monja leiga de Ueno, mãe de Nanjo Tokimitsu, que se esforçava para criar os filhos sozinha, pois seu marido havia falecido. Nichiren Daishonin compreende a dor dela e a encoraja para que supere a tristeza e se torne feliz.
Ele a ensina que, para atingir o estado de buda e enxergar o verdadeiro potencial, é necessário eliminar a escuridão fundamental, ou a ignorância fundamental, e que, para isso, é preciso se dedicar à prática da fé diariamente recitando gongyo e daimoku, estudando o budismo e incentivando os amigos.
O espírito de procura afinado aprofunda a fé
Imagine que você queira aprender a tocar um instrumento musical. O que não o deixa desistir no meio do caminho é sua perseverança de aprender a tocá-lo. No budismo, aprendemos que fé é jamais desistir; então ter espírito de procura aprofunda nossa fé. Além disso, quanto mais espírito de procura tivermos, mais absorveremos aquilo que mais precisamos durante o processo de aprendizagem.
Nesse trecho do escrito que estamos estudando, Nichiren Daishonin compara o “azul mais intenso que o das próprias folhas da planta (índigo)” com o processo de aprofundar a fé. Ele faz isso porque o sumo extraído da planta índigo usado como tinta, cada vez que se mergulha um tecido nele, faz a coloração do tecido se tornar ainda mais intensa. Ou seja, assim como a cor do tecido fica mais forte e intensa a cada mergulho, fortalecemos nossa fé quanto mais aumentamos o espírito de procura.
Dedicação: harmoniosa melodia da nossa vida
Apenas o instrumento musical em mãos e o elevado espírito de procura em aprender a tocá-lo não garantem que toquemos bem. É preciso dedicação e entrar em ação. A primeira nota provavelmente não sairá com som agradável. Pode ser que por vários dias conseguiremos apenas ruídos, sons abafados e desafinados.
Assim é a prática da fé para “tocarmos” bem a nossa vida: precisamos nos dedicar diariamente a recitar gongyo e daimoku e a estudar o budismo. Dessa forma, venceremos os desafios na certa!
Ikeda sensei nos orienta que, no momento de enfrentarmos os desafios, podemos até sentir o coração pesado e pensar em desistir, mas é nessas horas que, tendo espírito de procura, esforço e dedicação, aprimoramos nossa fé dando uma nova partida com o coração leve e revigorado superando tudo e garantindo a vitória.
Gosho é ação!
Como foram os primeiros seis meses do ano?
Sejam quais forem as situações passadas, vamos aprender com elas e desenvolver nossas habilidades. Para fazer isso, precisamos estar abertos às oportunidades e nos dedicar ao máximo na tarefa que está diante de nós com um espírito invencível. Às vezes, o cansaço e a preguiça nos fazem desistir de um objetivo. Contudo, é aí que a nossa prática da fé — recitação do gongyo e do daimoku — e o estudo do budismo são mais importantes.
Vamos renovar a decisão como Sucessor Ikeda 2030 e aproveitar os próximos seis meses para nos desenvolver e conquistar mais vitórias! Partiu segundo semestre!
Glossário
Tiantai
(538-597)
Fundador da escola Tiantai na China. Propagou o Sutra do Lótus na China e apresentou o princípio “três mil mundos num único momento da vida” (ichinen sanzen).
Nanjo Tokimitsu
Diante da morte do pai e do irmão, assumiu o cargo de administrador da área Fuji e se tornou discípulo de Nichiren Daishonin ainda bastante jovem.
Escuridão fundamental
Ilusão presente em nossa vida que dá origem a todas as ilusões que nos trazem sofrimento.
Sutra do Lótus
Sutra do Mahayana que revela o verdadeiro aspecto de todos os fenômenos e a genuína identidade de Shakyamuni como Buda, aquele que atingiu a iluminação. Nichiren Daishonin se aprofundou nesse sutra para proferir seus ensinamentos e escritos aos seus discípulos.
Compartilhar nas