marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Entrevista

Dedicação aos estudos

Gabriel Rodrigues Silva - Matemática

download do ícone
ícone de compartilhamento

03/11/2020

Dedicação aos estudos

Gabriel Rodrigues Silva conquistou mais de duzentas estrelas na plataforma de estudos de matemática Matific. Reconhecido pela escola com um certificado, ele fala sobre os desafios de estudar a distância e como se destacou bem na matéria que tinha dificuldade

- Como tem sido sua rotina agora na pandemia? 

Muito corrida. Faço gongyo e daimoku, ajudo em algumas tarefas de casa, assisto às aulas virtuais, faço as lições, brinco... Minhas atividades na organização são on-line. Costumo fazer parte no Momento da DE e reger canções na reunião de palestra. Também participo dos ensaios do Coral Esperança do Mundo (CEM). Eu me adaptei bem a essa rotina. Os responsáveis sempre transmitem muitos incentivos e fazem brincadeiras divertidas.

- Para você, qual a importância de se empenhar nos estudos?

É pelo estudo que nos tornamos uma pessoa de grande valor na sociedade. Sem estudo, não conseguiremos conquistar nossos sonhos e objetivos. Essa dedicação em aprender nos ajuda a concretizar tudo na vida. 

- Quantas horas por dia você passa estudando?

Em época de prova, fico o dia todo estudando. Começo às 9h35 e vou até as 11h50, volto às 14 horas e vou até as 17 horas. Em geral, estudo pouco mais de cinco horas diariamente.

- Qual o maior desafio de estudar na pandemia? E a melhor parte?

No começo, foi muito difícil aprender a usar as plataformas e os aplicativos. Concentrar‑me também é um desafio. Sinto falta do contato físico dos professores e dos colegas de classe. Mas, após a aula, converso com meus amigos, mesmo virtualmente, e tenho curtido estar com minha família por mais tempo.

- Soubemos que se destacou na escola usando a plataforma Matific. Pode nos contar como ela funciona? 

Matific é uma plataforma que auxilia a aprendizagem de matemática através de jogos e situações do dia a dia, principalmente para crianças que estão cursando até o sexto ano do ensino fundamental 1. A ferramenta apoia o professor porque ajuda a verificar o aprendizado dos alunos, que, a cada desafio alcançado, ganham estrelas. 

- Você recebeu um certificado por ganhar mais de duzentas estrelas nessa plataforma. Como se sentiu com a conquista? Precisou estudar muito?

Fiquei emocionado, pois tenho dificuldade em matemática. No início, eu tinha somente cinco estrelas, passava três horas por dia na plataforma. Falei para minha mãe que não conseguiria. Ela me incentivou dizendo: “Filho, faça daimoku para ter muita sabedoria. É só determinar e acreditar que você consegue”. Fiz várias contas, resolvi problemas e tive de responder com raciocínios rápidos. No final, conquistei 230 estrelas.

A professora Débora e a diretora Vitória vieram até o meu prédio, respeitando todos os protocolos de distanciamento, e recebi o certificado das mãos delas. Senti muito orgulho por eu ter acreditado em mim, e também por ter me desafiado nos estudos.

- Tem algum incentivo do sensei que você goste mais?

Sim, está na RDez de setembro deste ano, na matéria da DE-Esperança. É sobre o tesouro de ser Sucessor Ikeda 2030:

Respeito profundamente vocês, meninos e meninas, porque todos vocês são preciosos mensageiros do futuro. Cada um de vocês possui uma nobre missão em prol da felicidade e do progresso das pessoas. Sem vocês, as portas para um brilhante amanhã não podem ser abertas. É por isso que vocês são tão importantes. Cada um de vocês é um tesouro do qual o mundo absolutamente necessita.

(Be Brave, p. 57)

- Qual o seu sonho? O que quer ser quando crescer?

Quero ser jogador de basquete. Estou me esforçando muito para conquistar este sonho: estudando, assistindo aos jogos e aprendendo como se joga.

- Há alguma coisa que não perguntamos que gostaria de compartilhar?

Queria deixar meus agradecimentos a Ikeda sensei e aos meus pais, por tudo o que eles fazem por mim. Minha eterna gratidão. Obrigado pela oportunidade de compartilhar um pouco dos meus desafios com vocês.

História da matemática

Os primeiros estudos de aritmética surgiram nas escolas gregas pelas mãos de grandes filósofos, como Pitágoras, Tales de Mileto e Platão. Outros grandes nomes, como Euclides, Apolônio e Arquimedes, foram essenciais para o desenvolvimento da geometria.

Na Idade Média, o sistema de numeração árabe foi implantado no Ocidente, e os números começaram a ser escritos na forma como os conhecemos hoje. Nessa época, a álgebra passou a ser utilizada para resolver diferentes tipos de problemas, bem como começou a ser usada com a geometria.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica

Compartilhar nas