RDez Kids
RD
Tesouro das Quatro Estações
Texto extraído e adaptado da série de ensaios do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para Divisão dos Estudantes Futuro, publicado no jornal Kibou, em dezembro de 2018
03/11/2020
Cisnes: voando pelos céus da esperança
Quando os ventos frios do inverno começam a soprar, os cisnes, conhecidos como “mensageiros do inverno”, seguem em direção ao Japão.
Alguns de vocês podem tê-los visto em lagos, lagoas ou arrozais. Eles são grandes, bonitos e brancos como a neve. Desde muito tempo atrás, as pessoas amam e apreciam os cisnes.
Eu mesmo já tirei fotos deles no Japão e em vários lugares do mundo. Também escrevi um livro infantil intitulado O Príncipe do País das Neves (The Snow Country Prince). Conta a história de um cisne ferido que deseja voar novamente. Além disso, há uma canção muito amada da Universidade Feminina Soka denominada Oh Swans (Oh Cisnes).
Os cisnes que migram para o Japão normalmente vivem no extremo norte da Sibéria, uma região fria da Rússia mesmo no verão. No entanto, quando chega o outono, a neve e o gelo cobrem a terra, o que dificulta para os cisnes encontrarem comida. Então, eles viajam rumo ao sul, para o Japão, onde as temperaturas são mais quentes.
A jornada da Sibéria até o Japão é de cerca de 4 mil quilômetros (2.485 milhas). Eles levam duas semanas voando com todas as forças para chegar aqui.
Quando os cisnes voam longas distâncias, fazem a chamada “formação em V”. O movimento de ar criado pelas asas do cisne líder reduz a resistência do vento, tornando mais fácil para os demais cisnes da formação voarem. Quando o líder se cansa, outro toma o seu lugar. Eles se ajudam, uns aos outros, enquanto voam unidos.
Quando nos ajudamos e encorajamos uns aos outros, nossa força se multiplica. Essa é a característica maravilhosa do trabalho em equipe.
O cisne-bravo, espécie que migra para o Japão, pesa entre 8 e 12 quilos. Como um pássaro tão pesado pode decolar da água?
É como o salto de ginástica. Para saltar, precisa começar a correr para ganhar impulso. Da mesma forma, esses cisnes correm a toda velocidade na superfície da água por cerca de 10 metros enquanto batem as asas, até que finalmente levantam voo e iniciam uma longa jornada para chegar ao seu destino.
Tenho certeza de que muitos de vocês possuem sonhos para o futuro, como o tipo de pessoa que querem ser ou coisas que desejam fazer.
Podem estar preocupados se conseguirão realizá-los, mas o que importa é ter a coragem de simplesmente tentar. Isso se tornará o início da sua corrida em direção a eles.
Mesmo que não tenham sonhos claros para o futuro, por que não tentar estabelecer uma meta para si mesmos com a qual se sintam confortáveis? Pode ser algo como ir para a cama mais cedo e despertar também mais cedo, desafiarem-se a estudar uma matéria escolar que acham difícil ou a ajudar seus pais. O importante é estabelecer uma meta.
Uma vez que decidiram, a corrida começa. Um dia de sucesso será igual a um dia de crescimento. Se continuarem se desafiando dessa forma, acabarão descobrindo seu sonho e voarão alto rumo ao futuro.
Os pássaros têm seus próprios caminhos que seguem pelo céu. As pessoas também têm caminhos para seguir: o do aprendizado, o do esforço, o da verdade e da justiça, o da felicidade, o da paz e o da vitória para a realização de seus sonhos.
Recitar Nam-myoho-renge-kyo nos dá a força para abrir nossas asas amplamente para que então possamos seguir esse caminho juntos, de todo o coração.
Em seus escritos, Nichiren Daishonin fala sobre cisnes para ilustrar o poder de recitar Nam-myoho-renge-kyo no sentido de revigorar nossa vida.¹
Em minha mente posso ver todos vocês, meus queridos amigos da Divisão dos Estudantes, se elevando pelos céus da esperança numa “formação em V” para a vitória, assim como os cisnes. Juntos, vamos dar o primeiro passo corajoso em nossa corrida para o início do novo ano! Não há nada que eu anseie mais do que poder conversar com vocês, meus preciosos amigos, e ver quanto cresceram. Por favor, tenham um Ano-Novo maravilhoso e saudável!
Compartilhar nas