Conteúdo
Nas Asas dos Seus Sonhos
Empreendedores e profissionais de negócios — formadores da época - Parte 1 de 2
Giro pelo Brasil
RD
Conheça mais sobre Natal
Perfil Jeanne Aiko de Souza Nakagawa, 30 anos. É responsável pela DE da RE Rio Grande do Norte. Organização: CRE Leste, Sub. Nordeste 2, RE Rio Grande do Norte. Recomenda aos visitantes: Além da margem costeira com inúmeras praias próprias para banho, vale a pena visitar a segunda maior reserva urbana de Mata Atlântica do país, o Parque das Dunas.
01/06/2021
Relato de quem vive por lá
“ O melhor do Brasil é o brasileiro”
Dizia o folclorista natalense Luís da Câmara Cascudo. Além dele, muitos nomes famosos nasceram nesse solo potiguar, que tem um povo acolhedor e é riquíssimo em belezas naturais.
A capital, cujo mapa se assemelha à silhueta de um elefante, já foi chamada de Nova Amsterdã. Uma iguaria denominada ginga, um peixe pequeno empanado com tapioca, é Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte. Há também muito camarão, carne de sol e rapadura, e diversas frutas tropicais deliciosas são usadas em nossa culinária. A xanana, considerada flor símbolo de Natal, desabrocha ao nascer do sol; por isso é considerada um símbolo de resistência.
Como é a atuação da DE na localidade?
A DE daqui é de grande valor, sempre anima as reuniões. Para fortalecer os laços de união, antes da pandemia, aproveitávamos o sol fazendo atividades ao ar livre. Os Estudantes são extremamente sinceros. Nas visitas, aprendemos muito com a maturidade e a visão crítica deles, verdadeiros cidadãos prontos para o mundo. Agora, com a pandemia, eles deram show com mostra cultural e, nas reuniões mensais, cativam os adultos com os relatos de como estão enfrentando este novo modo on-line de viver.
Um pouco de história
Natal foi fundada em 1599, às margens do Rio Potengi. Na época da divisão das capitanias hereditárias, as terras correspondentes ao Rio Grande do Norte pertenciam a João de Barros e Aires da Cunha.
Em 1597, os portugueses começaram a construir um forte e logo se formou um povoado chamado Cidade dos Reis, depois, Cidade do Natal. Nos primeiros cem anos, a capital demorou para se desenvolver, mas, a partir de 1922, cresceu em ritmo acelerado e, no fim do século 19, já possuía mais de 16 mil habitantes.
Saiba mais: https://www.natal.rn.gov.br/cidade-de-natal-rn
A cidade na mídia
Esquibunda, uma invenção natalense
Na impossibilidade de surfar em dias de poucas ondas no mar, a alternativa foi buscar diversão nas dunas. As pessoas descem as dunas até o mar sobre algum objeto, como uma prancha, tábua de madeira ou plástico ou o que a criatividade permitir. Atualmente, a modalidade é proibida em alguns locais do Rio Grande do Norte para conservação ambiental, então, deu lugar ao “aerobunda”: os praticantes descem presos por uma corda, como uma tirolesa, por cima da areia, e caem no mar.
O segundo destino mais procurado do país
O Anuário da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo de 2021 mostrou que Natal é a segunda cidade mais buscada por turistas. De acordo com o documento, os destinos de preferência dos viajantes são, pela ordem, as cidades de Salvador, Natal, Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo. Com isso, comprova-se a tendência dos últimos anos que aponta o Nordeste como uma grande potência turística.
Bandeira
Foi criada pela Lei Municipal no 987, de 8 de dezembro de 1959. Tem uma faixa verde e outra branca e, no centro, figura o Brasão de Armas.
Gentílico
Quem nasce em Natal é natalense. Potiguar (nome dado a quem vive no estado) é uma referência indígena a “comedor de camarão”.
Origem
Há duas versões que explicam o nome da cidade: a primeira, ao dia em que uma esquadra entrou no rio Potengi, e a segunda, à data da demarcação do sítio, realizada em 25 de dezembro, dia em que se comemora o Natal.
Pessoas
É a 20a cidade mais populosa do país com 890.480 habitantes.1
Geografia
Natal é o ponto das Américas mais próximo da África e da Europa. Ficou conhecida como “Trampolim da Vitória”, pois os aviões vindos da Europa abasteciam na cidade e seguiam para a África.
Alcunha
Natal também é conhecida como Cidade do Sol. Tanto que os natalenses dizem que têm quatro estações iguais, mas com nomes diferentes: verão, calor, quentura e mormaço.
Nasceram aqui
Alan Severiano - Jornalista
Virna Dias - Jogadora de voleibol
Fernanda Tavares - Modelo
Tadeu Schmidt - Jornalista
Compartilhar nas