Conteúdo
Nas Asas dos Seus Sonhos
Empreendedores e profissionais de negócios — formadores da época - Parte 1 de 2
RDez Kids
RD
Tesouro das Quatro Estações
Texto extraído e adaptado da série de ensaios do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para Divisão dos Estudantes Futuro, publicado no jornal Kibou, em julho de 2019
01/06/2021
Veleiros: naveguem pelo grande oceano do futuro!
Vocês gostam do mar? Eu cresci perto do mar e o amo. O conhecido escritor japonês Yasushi Inoue (1907–1991) notou, certa vez numa conversa, que, no mesmo ideograma chinês para “mar” está contido o ideograma para “mãe”. ¹O oceano é a mãe de toda vida na Terra; é um tesouro insubstituível.
Tenho uma lembrança inesquecível relacionada ao mar. Sessenta e cinco anos atrás, no verão de 1954, meu mestre, Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, me levou para visitar sua cidade natal, Atsuta, em Hokkaido. Enquanto contemplava o vasto oceano que se estendia diante de nós, ele disse: “O mundo é enorme, e muitos de seus habitantes são afligidos por terríveis sofrimentos. Você deve abrir o caminho para o kosen-rufu mundial em meu lugar”.
Como discípulo de Toda sensei, viajei ao redor do mundo para tornar seu desejo realidade. Tenho grande esperança de que vocês, meus jovens amigos da Divisão dos Estudantes, sigam meus passos e avancem por esse caminho de paz.
Ao olharmos para o vasto mar aberto, nosso coração também se abre e se expande. Nós nos sentimos animados, pensando no que existe além do distante horizonte. Foi com esse ânimo que meu bom amigo marinheiro e aventureiro japonês Ken’ichi Horie embarcou em muitos desafios inovadores ao longo dos anos.
Em 1962, aos 23 anos, Horie se tornou o primeiro japonês a navegar sozinho pelo Oceano Pacífico num veleiro. Doze anos depois (em 1974), completou outra viagem sozinho, passando nove meses circunvagando o globo ininterruptamente em direção a oeste. Ele também velejou com sucesso de norte a sul do planeta. E, apesar de sua primeira tentativa em direção a leste ter falhado, ele tentou novamente em 2004.
Durante essa última viagem, Horie trocou mensagens por e-mail e falou pelo telefone via satélite com alunos da escola de ensino fundamental de Hyogo, Mie, e de outras prefeituras do Japão, inspirando-os e encorajando-os. Ele foi bem-sucedido em sua segunda tentativa. Eu também tenho boas lembranças de trocar mensagens por e-mail com ele naquela época e de torcer pelo seu sucesso.
Como o Sr. Horie conseguiu realizar seus sonhos? Sobre isso, ele disse: “Trata-se de saber se você realmente possui um forte desejo de atingir sua meta. A coisa mais importante é ter paixão”.²
Ele enfrentou muitos contratempos em suas viagens ao redor do mundo, incluindo o fato de seu barco ter virado por conta de fortes ondas e ventos.
Entretanto, ele manteve a chama da paixão ardendo intensamente em seu coração e se encorajou com o pensamento de que todo obstáculo superado era um passo que o deixava mais próximo de realizar seus sonhos — e conseguiu.
Ele é um verdadeiro guerreiro. Quando transformamos sonhos em metas, tudo se torna agradável, diz. Porém, é preciso ter coragem para transformar sonhos em metas e embarcar no desafio de realizá-los em vez de deixá-los à deriva.
Cada um de vocês possui um veleiro de esperança no coração pronto para navegar pelo grande oceano do futuro. Para alcançar seu destino, a realização de seus sonhos, é preciso erguer as velas da coragem para que possam pegar o vento e começar a se mover adiante.
Às vezes, pode acontecer de terem de enfrentar fortes ventanias e achar que é difícil progredir. Contudo, desde que levantem as velas da coragem e continuem se desafiando com paixão, podem transformar qualquer vento em força que os leve para a frente. Essa renovada força surgirá de dentro de vocês.
O verão³ é uma época de treinamento e de desafio. Espero que todos se tornem guerreiros corajosos e iniciem, com energia, a viagem em direção à realização de seus sonhos!
Por favor, cuidem-se nos dias de muito calor e aproveitem o verão em segurança.
Compartilhar nas