Artigos
TC
Desenvolvam raízes fortes e profundas da fé
Orientação recente
12/12/2019
Neste ano também, a família Soka lutou incansavelmente pelo kosen-rufu e triunfou. Quando leio os escritos de Nichiren Daishonin, quase consigo ouvi-lo louvar cada um de nossos dedicados membros.
Em uma carta para Nanjo Tokimitsu, Daishonin observa: “Chove de forma ininterrupta e torrencial por horas e horas, dias e dias, as montanhas vêm abaixo e soterram os vales, as pedras precipitam e bloqueiam os caminhos, os rios se enfurecem, forçando os barcos a abandonar a travessia” (WND, v. II, p. 783). Ele prossegue, a fim de elogiar seu jovem discípulo pela sinceridade ao lhe enviar oferecimentos naquela época calamitosa, dizendo: “A sinceridade que o senhor demonstrou (...) é mais firme que a terra e mais vasta que o céu” (Ibidem).
Apesar de serem pessoalmente impactados por desastres naturais, como chuvas fortes e tufões, nossos membros continuam a se empenhar arduamente em prol do kosen-rufu, enquanto ajudam e apoiam os outros. Ao lutarem com um espírito invencível, eles estão sem dúvida alguma acumulando uma boa sorte tão ampla como o universo.
Em áreas afetadas pelos desastres, e de fato em várias partes do mundo, os esforços sinceros e devotados dos nossos membros levam assistência e conforto a suas comunidades e sociedades, e estão desenvolvendo sólidas raízes de confiança e segurança.
Raízes invisíveis nutrem o poder da criação de valor.
Por falar em raízes, lembro-me de um mural feito pelo grande artista renascentista Leonardo da Vinci (1452–1519). A pintura, que cobre o teto e as paredes de um aposento em um castelo na Itália, representa vividamente um bosque. As copas frondosas se espalham pelo teto, enquanto os troncos e as raízes vigorosas estão retratados nas paredes.
Nichiren Daishonin oferecia nutrição espiritual e calorosamente protegia seus discípulos, para que eles desenvolvessem profundas raízes da fé. Ao elogiar a monja leiga Kubo, discípula que lutava de forma inabalável contra o carma e a perseguição, Daishonin escreveu: “Como são profundas as raízes de sua fé! E como é pura a joia em seu coração! Isso é admirável! É realmente admirável!” (WND, v. II, p. 755).
Herdando o legado de Tsunesaburo Makiguchi e de Josei Toda — primeiro e segundo presidentes da Soka Gakkai, que dedicaram a vida de forma abnegada para a propagação da Lei Mística —, os mestres e discípulos Soka desenvolveram raízes fortes da fé, praticando como o Buda ensinou. Criamos uma floresta de pessoas capazes, na qual cada integrante se mantém firme e resoluto, sem temer a nada.
No Dia de Ano-Novo, há cinquenta anos (1969), apresentei um poema intitulado Grande Esperança aos membros da Divisão dos Estudantes. Nele, escrevi: “Cresçam como árvores grandes e resistentes”. A partir de então, esses jovens membros cresceram como poderosas árvores, distribuindo folhas de força e boa sorte, e produzindo brilhantes flores da vitória. Fazendo do meu espírito o deles, estão agora servindo como raízes invisíveis que nutrem muitos sucessores.
Vamos avançar com esperança! Vamos desenvolver profundas, fortes e puras raízes de fé e fazer florescer a felicidade e a paz ao redor do mundo!
Sem sermos notados,
hoje também,
vamos fortalecer nossas raízes
no solo de mestre e discípulo
para nos levantarmos como preciosas árvores da vitória.
Compartilhar nas