marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Crônica

Sozinhos somos únicos, juntos somos grandiosos

download do ícone
ícone de compartilhamento

02/10/2020

Sozinhos somos únicos, juntos somos grandiosos

Entre uma louça e outra, depois de tantos meses em isolamento social, assim como muitas pessoas, queria arranjar um lazer mais produtivo que assistir TV. Além de tentar criar um novo hábito de leitura e exercícios físicos, arrumei um quebra-cabeça.

A embalagem lacrada era a certeza de que não faltava nenhuma peça, mas não estava em sua caixa original, então não sabia qual desenho deveria ser formado. Logo, as pecinhas coloridas embaralhadas pareciam completamente sem lógica.

Olhando para as diferentes cores e formas, percebi que cada uma possui sua singularidade. Porém, sozinhas, mesmo com toda a força da sua individualidade, as peças não têm significado. Depois de encaixá-las, vi que se faltasse ao menos uma, a figura não estaria completa. Quando todas encontraram seus respectivos lugares, o desenho se revelou e cada peça demonstrou o sentido da sua existência, como parte essencial de algo muito maior.

Assim como num quebra-cabeça, Ikeda sensei explica que cada indivíduo pode integrar e conceber uma tela em que o kosen-rufu se desenvolve:1

No budismo, cultivar valores humanos não implica colocar as pessoas em um molde, forçando-as a se encaixar em alguma noção preconcebida de valor humano ideal. O objetivo é permitir que a individualidade de cada pessoa irradie o seu melhor brilho. O princípio dos esforços da SGI em criar valores humanos é permitir que todos demonstrem seu incomparável potencial interior ao máximo. Então, criando a harmonia entre a individualidade de cada pessoa e o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”, avançamos no kosen-rufu. Desejando a nossa felicidade e a dos demais, manifestamos nossa nobre missão como bodisatvas da terra.

Assim é na Soka Gakkai. Há uma missão que é só sua. Cada pessoa sozinha tem seu valor especial. E esse valor é legitimado quando você coloca sua singularidade a serviço de um propósito maior. Sua existência se liga a outra e a outra, e a beleza do kosen-rufu é expressa pela harmonia entre a individualidade e a união de propósitos.

Sozinhos somos únicos e juntos formamos um feito grandioso.

Juliana Ballestero Sales Vieira Kamiya

Redação

Compartilhar nas