marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Crônica

Eu juro...

download do ícone
ícone de compartilhamento

03/11/2020

Eu juro...

Um juramento é a afirmação de um fato ou de uma promessa feita na presença de alguém ou sobre algo. Em geral, quem o faz considera um ato sagrado. Por exemplo, o juramento de Hipócrates é feito pelos médicos na ocasião de sua formatura e sela o compromisso de praticar a medicina de forma honesta.

Foi um juramento que revivesceu o budismo, o qual esteve estagnado por cerca de setecentos anos. Nichiren Daishonin, em meio ao exílio, numa situação de extrema adversidade, declarou: “Farei aqui um grande juramento” (CEND, v. I, p. 293). Ele se lançou à ampla propagação do kosen-rufu pela felicidade das pessoas, independentemente dos obstáculos, sem jamais desistir.

Esse tema também tem grande importância na minha vida. Quando era mais jovem, não queria me casar. Porém, o juramento do Ikeda Kayo Kai (grupo de treinamento e de estudo da Divisão Feminina de Jovens) de construir uma família e criar sucessores que contribuíssem eternamente para o kosen-rufu do Brasil e do mundo me fez mudar de ideia. Como integrante da primeira turma, fiz a decisão de realizar minha revolução humana e de constituir uma família harmoniosa. No casamento, no cartório, lembrei-me desse juramento e me comprometi a não desistir facilmente.

Recentemente, senti a importância desse voto ao passar pelo desafio da hiperconvivência em casa, com uma filha pequena e com meu marido buscando recolocação no mercado de trabalho. O juramento de construir uma família harmoniosa que contribuísse para o kosen-rufu sempre me ajudou — e continua me ajudando — a superar os momentos mais desafiadores do casamento.

Na mensagem para a inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, Ikeda sensei afirma:1

Quando se vive em prol deste juramento [em prol do kosen-rufu], a coragem do buda, a sabedoria do buda e a compaixão do buda se manifestam de forma ilimitada. Quando se vive em prol deste juramento, transforma-se não somente quaisquer dificuldades e sofrimentos como veneno em remédio, e também o carma em missão. Eis o mais supremo espírito Soka, a verdadeira e invencível legião Soka.

Minha filha nasceu no ano em que foi comemorado os dez anos do Ikeda Kayo Kai do Brasil e, em 2030, com 12 anos, espero que ela esteja estudando em uma instituição de ensino Soka. Para isso, neste momento em que celebramos os noventa anos da Soka Gakkai, diante do Gohonzon e do Mestre, renovo meu juramento junto com minha família e com todos os companheiros da organização. Vamos viver os próximos dez anos, a era dos discípulos Ikeda, sem nos deixar derrotar pelas adversidades, sem arrependimentos e com dinamismo jamais visto.

Yukie Endo

Redação

Nota:

1. Brasil Seikyo, ed. 2.203, 16 nov. 2013, p. A1.

Compartilhar nas