marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Artigos

Expandir as ondas da esperança e da vitória

Orientação recente

download do ícone
ícone de compartilhamento

04/12/2020

Expandir as ondas da esperança e da vitória

Em uma de suas cartas, Nichiren Daishonin enaltece um discípulo que demonstrou empenho na fé em uma época turbulenta, quando as pessoas enfrentavam grande sofrimento e angústia. Ele escreve: “Tenha a certeza de que está cultivando ótimas sementes num campo de boa sorte. Quando penso nisso [em sua sincera devoção], não posso conter minhas lágrimas” (CEND, v. II, p. 402). 

Encaro essas palavras como um louvor a todos os nossos nobres membros que vêm perseverando com devoção inabalável ao kosen-rufu neste ano desafiador, devido à pandemia do coronavírus.

Nichiren Daishonin, Buda dos Últimos Dias da Lei, está plenamente ciente de tudo o que está acontecendo. Em uma carta a Shijo Kingo, que também enfrentava uma série de dificuldades, Daishonin afirma: “Se ocorresse de o senhor cair no inferno por alguma falta grave e Shakyamuni insistisse para que me tornasse buda, eu recusaria. Em vez disso, preferiria ir para o inferno com o senhor, pois, se caíssemos juntos lá, encontraríamos também o buda Shakyamuni e o Sutra do Lótus” (Ibidem, p. 111). Daishonin assegura a Shijo Kingo que não há o que temer ao afirmar que o acompanharia se ele caísse no inferno. Mesmo o inferno pode ser transformado na Terra da Luz Tranquila, ele diz.

Estamos sempre avançando junto com Daishonin, a Lei Mística e todos os budas e divindades celestiais do universo. Poderia haver uma fonte de esperança mais poderosa, profunda e abrangente que essa?

Com esperança inigualável, Shijo Kingo perseverou corajosa e pacientemente, recusando-se a ser derrotado. Ele, por fim, ultrapassou os obstáculos que enfrentava, conquistou a vitória de mestre e discípulo e seguiu encorajando e apoiando seus companheiros na fé.

Essa atitude invencível de Shijo Kingo, registrada por Nichiren Daishonin, foi retomada na época moderna pelo espírito da Soka Gakkai.

Por meio da grande luta de dedicação abnegada em propagar a Lei, o primeiro e o segundo presidentes, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, demonstraram claramente que todos os esforços para concretizar o kosen-rufu e o ideal de “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra” são uma luta conjunta com Nichiren Daishonin. Eles nos ensinam que, quando a chama do orgulho e da esperança arde em nosso coração, e oramos, apoiamos e encorajamos uns aos outros, triunfamos sobre tudo sem falta.

Hoje, por meio da edição digital do Seikyo Shimbun e de várias outras plataformas on-line, nossos membros ao redor do mundo são capazes de se manter próximos e conectados. A revolução humana de uma única pessoa e as conquistas conjuntas de uma comunidade são brilhantes fontes de esperança e de inspiração tanto para membros como não membros, pondo em marcha renovadas ondas de vitória.

Visando nosso centenário [da Soka Gakkai, em 2030], com o espírito de “Farei aqui um grande juramento” (CEND, v. I, p. 293), vamos semear a Lei Mística e fazer nossa vida reluzir com a “maior das alegrias” (OTT, p. 212). A partir da suprema esperança e de vitórias inigualáveis, vamos juntos iluminar o século 21 e abrir caminho rumo a um brilhante futuro.

Que infinitas flores da felicidade

adornem a vida

de nossos preciosos membros

que continuam a plantar as sementes do kosen-rufu,

quer seus esforços sejam reconhecidos ou não

Compartilhar nas