Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Encarte Especial

Nova Revolução Humana em fotos

Arquipélago de Yaeyama, Japão

ícone de compartilhamento

04/12/2020

Nova Revolução Humana em fotos

A voz animada do mestre de cerimônias dando por aberto o Festival de Yaeyama retumbou pelo ar. Quatro mulheres assumiram o palco e iniciaram a parte de entretenimento, tocando os tradicionais tambores de Taketomijima.

À apresentação delas seguiram-se com várias canções folclóricas regionais, como Kuroshima Kudouchi, que narra as alegrias de viver em Kuroshima, no arquipélago de Yaeyama, e uma cantiga de ninar tradicional das ilhas chamada Konemanu Shu-ya. As atrações transbordavam energia e alegria. Os membros estavam profundamente felizes por receberem Shin’ichi em Yaeyama.

A apresentação seguinte da programação foi uma canção e uma dança folclórica tradicional da região de Yaeyama, Maki Odori, executadas por membros de Iriomotejima. Na animada apresentação, os figurantes dançavam de mãos dadas em círculos concêntricos em volta de um mastro decorado com longas fitas vermelhas, azuis, amarelas e de outras cores. A canção que embalava a dança falava de trabalhar juntos para criar um vilarejo maravilhoso.

Quando a dança começou, um dos membros de Iriomotejima entregou a Shin’ichi uma jaqueta chamada happi e uma bandana iguais aos que figurantes estavam usando, e o convidou a vesti-los.

— Muito obrigado! É muita gentileza da parte de vocês. Fico profundamente tocado. Vou colocar imediatamente.

Assim, tirou o paletó, pôs o happi, amarrou a bandana e se juntou aos dançarinos suscitando brados e aplausos.

Quando o Maki Odori encerrou, os figurantes correram com muito entusiasmo em direção a Shin’ichi. Cercado pela multidão, ele envolveu o ombro de vários membros e trocou apertos de mãos com o máximo de pessoas possível.

Depois, veio a apoteose; e ao término, Shin’ichi pegou o microfone e disse:

— Parabéns por este prazeroso festival. Este evento singelo e familiar esteve repleto de canções inspiradoras e de pulsante vida. Continuarei orando pela felicidade e pelo sucesso de vocês todos os dias, e farei tudo o que estiver ao meu alcance pela prosperidade de Yaeyama. Vamos fechar com três vivas pela saúde e pelo bem-estar de todos os nossos convidados presentes aqui hoje e, é claro, de todos os moradores do arquipélago de Yaeyama.

(Nova Revolução Humana, v. 19, p. 29-30)

Foto: Seikyo Press / Ilustração: Kenichiro Uchida

Compartilhar nas