marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Reflexão Sobre o Gosho do Mês

Contribuição social

Esta série do Departamento de Estudo de Budismo da BSGI tem como objetivo fornecer apoio e incentivo às comunidades e aos seus membros por meio de reflexões e experiências pessoais de líderes da BSGI. Os artigos semanais também poderão ser utilizados para complementar o Gosho do Mês, “Resposta ao Lorde Ueno”, publicado no Caderno de Estudo.

download do ícone
ícone de compartilhamento

13/11/2004

Contribuição social
Conheci o Budismo de Nitiren Daishonin aos dois anos de idade. Na verdade, minha mãe e eu. Eu tinha sérios problemas de saúde e, devido a isso, minha mãe se prontificou imediatamente a recitar o máximo de Daimoku possível. A sua apresentadora disse à ela: “Se deseja que seu filho sobreviva, recite objetivando que ele se torne um valor para o Kossen-rufu.”

Ela seguiu o conselho e aqui estou eu, compartilhando esta reflexão com os companheiros de todo o Brasil. Devo dizer que por um período da minha juventude não aproveitei da melhor forma a maravilhosa oportunidade de estar vivo e ter o Gohonzon em minha casa. Mas, devido à paciência e dedicação de meus dirigentes de distrito e regional da DMJ da época fui “resgatado de volta” ao ambiente da Gakkai.

De lá para cá só penso em uma coisa: “Como posso me tornar um valor para o Kossen-rufu?” Pois sei que hoje estou vivo graças a essa decisão de minha mãe. E a resposta que sempre encontro nas orientações do meu mestre é “Meu amigo, faça a sua contribuição social”. É claro que a essa altura você deve estar pensando: “Qual Gosho esse rapaz está se referindo?”

Mas acredite, é única e exclusivamente do Gosho “Resposta ao Lorde Ueno”, pois, se analisarmos profundamente, pode haver doação melhor e mais grandiosa nos dias atuais do que nos tornarmos um excelente praticante do budismo e um grandioso discípulo do presidente Ikeda? Às vezes, ficamos perdendo muito tempo verificando de que forma e que tipo de doações podemos fazer ao Sutra de Lótus, e esquecemos que isso se revela a todo momento na nossa vida diária, como por exemplo, na família, no trabalho, na escola, na sociedade, na organização etc. De fato, o Kossen-rufu é uma transformação social que se inicia a partir de cada indivíduo. E então, o que você acha?

Vinte e oito anos após minha mãe ter iniciado a prática desse maravilhoso budismo, venho me esforçando sinceramente para me tornar uma pessoa que por meio dos ensinos do Buda Original Nitiren Daishonin e das orientações do presidente Ikeda possa, de forma efetiva, dar a minha contribuição social aonde quer que me encontre. E na organização, oro para criar um diálogo sincero e verdadeiro com os meus companheiros e que ambos possamos dar um passo de avanço em nossa vida à partir da troca de experiências que compartilhamos.

No ano de 1993, no Rio de Janeiro, o presidente Ikeda proferiu a seguinte orientação: “Na atitude de um ser humano é que existe a essência do budismo e nela é que se manifesta o brilho da prática da fé.” (Coletânea de Orientações, vol. I, pág. 6.)

Desta forma, vamos nos esforçar juntos para darmos a partir da mudança positiva em nossas ações uma contribuição a esse maravilhoso Brasil.

Gostaria de encerrar com a minha frase de cabeceira do poema “Brasil, Seja Monarca do Mundo!”:

“Oh! meus amigos !

Por mais distantes que estejamos

Nunca estamos separados,

Mais próximo está nosso coração.”

Chakumigo.

Compartilhar nas