marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Budismo na Vida Diária

Relação Inversa

Discurso do Presidente da SGI

Os verdadeiros discípulos ficam na vanguarda

Nova Revolução Humana

Revivescer (30)

Nova Revolução Humana

Revivescer (29)

Nova Revolução Humana

Revivescer (32)

Nova Revolução Humana

Revivescer (31)

Em Dia

Vençam em algum campo de atuação

Trecho do discurso do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, proferido na 61a Reunião de Dirigentes da Soka Gakkai realizada no dia 15 de junho, no Auditório do Memorial Makiguti de Tóquio, em conjunto com a 15a Reunião de Líderes da Divisão Feminina e a 4a Convenção de Shin-etsu. Publicado no Seikyo Shimbun do dia 20 de junho.

download do ícone
ícone de compartilhamento

08/07/2006

Vençam em algum campo de atuação
Há pouco recebi um certificado e uma preciosa lembrança oferecidos a mim pelo Sr. Orlando Cepeda, famoso ex-jogador de beisebol de um time americano. Ontem, ele incentivou os times de beisebol do Colégio Soka e da Universidade Soka.

O Sr. Cepeda tornou-se famoso na história do beisebol dos Estados Unidos pela sua atuação como brilhante rebatedor.

Sejamos vitoriosos em algum campo de atuação com resultados concretos. Para isso, é necessário cultivar a capacidade e a boa sorte. Viver sem criar nada no decorrer de uma existência será uma melancólica derrota.

O lema do Sr. Cepeda é “Jamais desistir!”

O que é então mais importante para coroar a vida com vitórias? Isso pode ser aprendido com o exemplo demonstrado pelo Sr. Cepeda, isto é, seriedade, integridade, sabedoria, perseverança e ação.

Nunca esquecer o ponto primordial

A filosofia de vida do Sr. Cepeda é a de retribuir aos favores com gratidão. Por mais que tenha se tornado famoso, ele jamais esqueceu esse ponto primordial.

Por ocasião da cerimônia da consagração do seu nome no Hall da Fama do beisebol, ele disse diante de milhares de pessoas e das emissoras de TV americana: “Quero expressar minha profunda gratidão ao presidente da SGI, Daisaku Ikeda. Graças às suas orientações, aprimorei a minha personalidade e cresci como um bom ser humano. Consegui ultrapassar sofrimentos como a aversão e a ira. Muito obrigado, Sensei!”. Essa entrevista teve uma grande repercussão aqui no Japão.

O ser humano, quando se torna famoso, acaba esquecendo as coisas que foram preciosas para o seu crescimento. Contudo, uma pessoa de bom caráter expõe sincera e naturalmente o seu ponto primordial.

O Sr. Cepeda é um verdadeiro discípulo de Nitiren Daishonin e verdadeiro companheiro da Soka Gakkai.

Uma pessoa falsa, que se vale da presunção e vaidade, não consegue defender na hora certa o que é realmente justo e correto.

A semente da Lei Mística plantada em Portugal

Estamos contando com a presença de representantes da SGI de Portugal nesta reunião. Quero desejar-lhes sinceros parabéns pela realização do primeiro curso de aprimoramento aqui no Japão.

A minha primeira visita a Portugal ocorreu em outubro de 1965. Por não existir nenhum membro naquele país, fiz questão de visitá-lo. Naturalmente, ninguém foi recepcionar-me na chegada nem tive intérprete. Visualizando a grande terra portuguesa, orei profundamente pelo surgimento de Bodhisattvas da Terra.

Agi dessa mesma forma em diversos países que visitei naquela época. Desbravei literalmente os caminhos do Kossen-rufu consagrando inteiramente a minha vida em prol desse ideal.

Desde essa época em que ninguém imaginava, mesmo em sonho, sobre o Kossen-rufu mundial, vim pensando sozinho sobre esse projeto, empenhei-me na criação de valores e tomei diversas iniciativas. Se não fizesse nenhum esforço, o Kossen-rufu jamais chegaria à expansão atual em escala mundial. Como discípulo do mestre Jossei Toda e como líder do Kossen-rufu, tenho a convicção de que cumpri plenamente a responsabilidade, muito mais do que qualquer outra pessoa, e demonstrei o exemplo de atuação em prol da realização do grandioso ideal.

Compartilhar nas