Rede da Felicidade
BS
Sempre ao lado do mestre
Dr. Daisaku Ikeda
24/11/2023
Nesta edição, Brasil Seikyo encerra a publicação da série Rede da Felicidade e agradece a todos que a acompanharam, especialmente os coordenadores de periódicos (CP), que se empenharam nestes últimos três anos para a realização dos encontros de estudo. Doravante, os CP poderão continuar suas atividades utilizando como base as matérias do mês do novo encarte do BS, Guia para a Vitória, a partir de janeiro de 2024.
Nestes trechos do romance Nova Revolução Humana, de autoria do presidente Ikeda, Shin'ichi Yamamoto [pseudônimo do autor no romance] incentiva jovens da Soka Gakkai dos Estados Unidos sobre a relação de mestre e discípulo.
DR. DAISAKU IKEDA
O dia estava glorioso. O mar cintilava à luz do sol e soprava uma brisa refrescante. Olhando para o céu azul, Shin’ichi disse para Mineko:
— Tenho certeza de que Toda sensei estaria muito feliz.
Era 2 de abril de 1974. Por volta das 14 horas, Shin’ichi participou de uma cerimônia lembrando o 16o aniversário de falecimento do seu mestre, Josei Toda, no prédio da sede da Soka Gakkai da América em Santa Mônica, Califórnia. Essa era a primeira vez que esse tipo de cerimônia em tributo ao presidente Josei Toda era celebrado no exterior. Apesar de desejar ardentemente concretizar o kosen-rufu em toda a Ásia e no restante do mundo, ele morreu sem jamais sair do Japão. Portanto, Shin’ichi sentia imensa satisfação por conduzir uma cerimônia em memória do seu mestre nos Estados Unidos.
A relação de mestre e discípulo é a base do budismo. Se compreendermos de fato o caminho de mestre e discípulo, seremos capazes de realizar infalivelmente nossa revolução humana, atingir o estado de buda nesta existência e abrir o caminho para o futuro eterno do kosen-rufu. Portanto, Nichiren Daishonin afirma: “Se mestre e discípulo tiverem propósitos diferentes, não conseguirão realizar nada”.1 Shin’ichi estava preocupado em encontrar uma maneira de exprimir a noção de mestre e discípulo e transmitir esse espírito aos membros americanos, muitos dos quais procediam de contextos culturais diferentes do Japão e de outras partes da Ásia. (...)
A cerimônia pelo 16o aniversário da morte de Josei Toda celebrada no prédio da sede da Soka Gakkai da América também representou uma ocasião para se oferecer orações em memória dos antepassados dos membros e dos falecidos que dedicaram a vida ao kosen-rufu. Shin’ichi Yamamoto liderou a todos na solene recitação do sutra. (...) Durante a leitura do sutra e recitação do Nam-myoho-renge-kyo, ele e os demais participantes ofereceram incenso em memória dos falecidos.
Na sequência, um líder da organização americana proferiu palavras de cumprimento, e depois foi a vez de Shin’ichi falar. Expressando sua alegria pela realização daquela cerimônia em memória do seu mestre nos Estados Unidos, Shin’ichi relembrou fatos sobre Josei Toda:
— Esteja eu onde estiver, a orientação de Toda sensei, seu espírito de leão, nunca sai da minha mente, nem por um instante sequer. E ao me empenhar para realizar o kosen-rufu de acordo com a visão dele, qual seja a situação, pergunto-me constantemente o que ele faria.
Shin’ichi desejava transmitir aos membros que o mestre é o exemplo a se seguir na vida e que o caminho de mestre e discípulo é o caminho da realização do kosen-rufu.
Prosseguindo, ressaltou:
— Estou certo de que vocês, que nunca se encontraram com Toda sensei gostariam de saber mais a respeito dele. No passado, houve alguns que, apesar de terem se encontrado com ele diversas vezes e recebido orientação e incentivos dele pessoalmente, não foram capazes de se dedicar ao kosen-rufu com total devoção e sinceridade e acabaram abandonando a fé. Conhecer de fato Toda sensei significa aprendermos de que maneira ele punha em prática sua fé no Budismo Nichiren e nós próprios fazermos o mesmo. Toda sensei vive no coração daqueles que agem assim. A essência de sua vida se reflete naqueles que ativamente dedicam a vida a lutar pela paz e pela concretização do kosen-rufu. Como discípulos do grande líder do kosen-rufu, Josei Toda, firmemos o juramento de assinalar este 2 de abril como o dia de profundo e significativo avanço em nossa vida, em nossa fé e em nosso movimento pelo kosen-rufu.
O Sutra do Lótus afirma: “As pessoas que ouviram a Lei / habitaram aqui e ali, em várias terras do buda, / e constantemente renasceram em companhia de seus mestres”2.3 Aqueles que assumem para si o espírito do mestre e se dedicam de corpo e alma pelo kosen-rufu estão sempre perto do seu mestre.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.
Fonte:
IKEDA, Daisaku. Luz do Sol. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 19, p. 169-172, 2019.
Notas:
1. The Writings of Nichiren Daishonin [Os Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. I, p. 909.
2. The Lotus Sutra and its Opening and Closing Sutras [Sutra do Lótus e seus Capítulos de Abertura e Conclusão]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 178.
3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 5, 2017.
Compartilhar nas