Incentivo do líder
BS
Cuidar do futuro
Gabriel Augusto Souza Ciqueira
22/02/2024
Cresci nos jardins da Soka Gakkai e tenho a grande boa sorte de conviver com muitas pessoas que me inspiram a ser uma pessoa melhor, a concretizar meus sonhos e a criar uma linda história de superação na minha vida.
Apesar de vivenciar uma realidade familiar e social extremamente desafiadora durante o meu período de estudante, encontrava na Soka Gakkai esperança e inspiração para transformar essa condição.
Gostaria de compartilhar um episódio, que trago comigo até hoje com muito carinho, sobre a importância do cuidado com cada criança e jovem.
Quando tinha 8 anos, o responsável pela Divisão dos Estudantes da comunidade, na época, não poupava esforços para nos encontrar, a mim e aos meus irmãos. Moro em uma região íngreme no Rio de Janeiro, conhecida como Morro Pinto. Toda semana, esse responsável vinha até nós e organizava sessões de cine pipoca, almoço, desafio de daimoku. Esses encontros se tornaram momentos inesquecíveis pelos quais tenho profunda gratidão.
Nessas simples visitas dele, percebi a relevância da minha genuína dedicação em buscar e oferecer sempre o melhor para cada jovem, independentemente da sua realidade.
Apesar de esse líder enfrentar dilemas da juventude na ocasião, não media esforços para proporcionar sempre o melhor para que eu fortalecesse a minha relação de mestre e discípulo e a prática da fé para superar qualquer desafio. O sincero empenho desse responsável mudou o rumo da minha história e da minha família.
Na Nova Revolução Humana, de autoria de Daisaku Ikeda, nosso querido mestre fala sobre a importância da construção de um caminho seguro para a juventude trilhar:
Construir uma estrada é um trabalho árduo. Vocês ficarão com dor nas costas e nos ombros. Mas quando a passagem estiver terminada, as pessoas caminharão por ela. Eu farei o melhor que puder para construir uma estrada para todos vocês e espero que façam o mesmo em prol do futuro. Pois esse é o nobre caminho de mestre e discípulo.1
Assim como nosso mestre, que sempre agiu visualizando o futuro e acreditando no potencial ilimitado de cada jovem que encontrava, considero este “Ano do Descortinar da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial” e a Convenção Comemorativa da Juventude Soka, em maio, o ponto primordial para que o Sucessor Ikeda e a juventude Soka mudem e escrevam novas histórias de felicidade em sua vida que impactem não apenas seu ambiente imediato, mas o destino da nossa sociedade brasileira.
Gabriel Augusto Souza Ciqueira,
Coordenador da Divisão dos Jovens de coordenadoria
Nota:
1. IKEDA, Daisaku. Rio Caudaloso. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 14, p. 261, 2019.
Ilustração: GETTY IMAGES
Compartilhar nas