Giro pelo Brasil
RD
Conheça mais sobre Maceió
Perfil Thalles Henrique Santos Omena 26 anos É responsável pela DE da RE Alagoas Organização: CRE Leste, Sub. Nordeste 1, RE Alagoas. Recomenda aos visitantes: Conhecer as praias do estado de Alagoas, de norte a sul. Conhecer as rendeiras que ficam no bairro do Pontal da Barra e deliciar-se com a culinária local.
03/05/2021
Relato de quem vive por lá
“M” de mar
“A” de amor
“C” de carinho, sol e mar de Maceió
“E” de eterno
“I” de ilusão
“Ó”, Maceió, você roubou meu coração!
Ai que saudade do céu, do sal, do sol de Maceió.
Assim escreveu o cantor, compositor e poeta maceioense Eliezer Setton. E “num é” que o homem foi certeiro? Quem visita Maceió nunca mais se esquece. Em 2013, sua orla foi destacada como a mais bonita do mundo! Não tinha como não ganhar: bares à beira-mar com seus tons verde de água morninha das praias rodeadas de coqueiral, toda uma atração natural belíssima.
Comentar sobre Maceió é falar de culinária, artesanato e férias. Amo dizer para as pessoas que moro onde elas desejam passar as férias (rs).
Como é a atuação da DE na localidade?
“Oxe”, a Divisão dos Estudantes da localidade é tão unida como um famoso guerreiro alagoano: colorido e forte. É uma honra fazer parte do desenvolvimento deles. Os Estudantes me ensinam muito, principalmente agora na pandemia, com a criatividade e a forma com que muitos estão encarando esta fase. Nós nos encontramos muito por videochamada, e no mês de abril, aniversário da DE, eles me surpreenderam ainda mais com suas ideias para fazermos uma reunião de palestra digna dos trinta anos da divisão. Foi tudo elaborado com a carinha deles.
Um pouco de história
O povoado que originou Maceió surgiu num engenho de açúcar. Em 1673, o rei de Portugal determinou a construção de um forte no porto de Jaraguá para evitar o comércio ilegal do pau-brasil. O desenvolvimento da cidade foi impulsionado por esse porto.
Em janeiro de 1808, o rei D. João VI decretou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas aumentando o movimento portuário, trazendo benefícios para o povoado de Maceió.
Já em 1815, o povoado foi desmembrado da Vila das Alagoas e, em 1817, o governador Sebastião de Mélo e Póvoas iniciou o processo de transferência da capital para Maceió. Em 1839, foi instalada a sede do governo, assinalando uma nova fase de desenvolvimento administrativo e político.
Saiba mais: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/maceio/historico
A cidade na mídia
Renda que conquistou a cantora Beyoncé
A designer alagoana Martha Medeiros é muito conhecida pela renda, forte tradição do Nordeste brasileiro, principalmente por ser feita artesanalmente. Martha teve seu trabalho internacionalmente conhecido quando a cantora americana Beyoncé foi vista usando sua renda. Além dela, outras famosas internacionais como Jessica Alba já vestiram a marca brasileira!
Yes, nós também temos uma Estátua da Liberdade!
Sabia que existe uma estátua original no bairro de Jaraguá, em Maceió? Isso mesmo, nada de réplica. O autor, um francês chamado Frédéric Auguste Bartholdi, criou três exemplares do monumento! O mais famoso está em Nova York, outro em Paris e mais um foi enviado originalmente para Copacabana, no Rio de Janeiro, mas, por conta da amizade de Bartholdi com o pintor alagoano Rosalvo Ribeiro, a estátua foi transferida para Maceió.
Bandeira
Ela tem três faixas horizontais nas cores verde, branca e azul e uma divisa ondada em vermelho ao centro. Possui o brasão de armas oficial do município de Maceió. A bandeira foi sancionada em 29 de maio de 1962.
Gentílico
Quem nasce em Maceió é maceioense.
Origem
Maceió tem origem tupi Maçayó ou Maçaio-k e significa “o que tapa o alagadiço”.
Pessoas
É a 17a cidade mais populosa do país, com 1.025.360 habitantes.1
Comida
Apesar da tapioca ser uma das comidas típicas de Alagoas, em Maceió você pode comer seu passaporte! Calma, é só o nome de um sanduíche semelhante ao cachorro-quente, só que recheado com diversos ingredientes!
Alcunha
O estado de Alagoas ficou conhecido entre os turistas como “Caribe Brasileiro” por seus mares de águas cristalinas e por suas praias paradisíacas nos arredores da capital.
Urbanismo
Alguns coqueiros por lá são famosos e uma praia recebeu seu nome por causa de sete coqueiros que nasceram num único lugar e se tornaram a principal referência dos moradores na cidade. Hoje não estão mais lá, mas deixaram seu legado!
História
A capital maceioense é berço de importantes militares brasileiros, como Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Nasceram aqui
Djavan - Cantor e compositor
Bruna Tenório - Modelo
Cacá Diegues - Cineasta
Roberto Firmino - Jogador de futebol
Compartilhar nas