RDez Kids
RD
Tesouro das Quatro Estações
Texto extraído e adaptado da série de ensaios do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para Divisão dos Estudantes Futuro, publicado no jornal Kibou, em junho de 2019
03/05/2021
A chuva sempre cai: mantenha o sol brilhando em seu coração!
A estação chuvosa chegou ao Japão.¹ Alguns de vocês podem não gostar da chuva e menos ainda num dia de excursão ou de educação física.
Houve ocasiões que choveu bem nos dias em que a Soka Gakkai realizou grandes eventos ao ar livre. Nesses momentos, eu dizia aos organizadores: “Não se preocupem, vamos fazer deste dia ainda mais memorável do que se o sol estivesse brilhando”. E então prosseguia encorajando os participantes e o pessoal dos bastidores da atividade.
Mesmo quando as coisas não acontecem do jeito que esperamos, podemos transformar a situação com a nossa atitude. Uma vez, apresentei um poema a um querido amigo na China, que dizia: “Amigos / para sempre, / faça chuva ou faça sol”.²
A chuva também é muitas vezes chamada de dádiva. Há, inclusive, um ditado japonês que diz: “A chuva é a mãe e o pai das flores”.
Ela faz as plantas e as árvores crescerem, nutre o arroz, o trigo, com o qual fazemos nosso pão, e as plantações de vegetais que comemos.
Quando a chuva cai, enche os rios que, por fim, fluem para o mar. Além disso, ela cai diretamente nos oceanos, onde vivem e nadam muitos peixes.
A maior parte da água que bebemos também vem da chuva. Embora em volume excessivo possa causar problemas, sem ela não teríamos água para beber e nada para comer. A chuva e a luz do sol mantêm toda a vida na Terra.
Se vocês mudarem o jeito de ver as coisas das quais não gostem ou achem desafiadoras, muitas vezes vão perceber que elas são inestimáveis. Por exemplo, o ato de estudar ou de praticar esportes pode parecer árduo e maçante. Mas nada se compara à alegria de finalmente conseguir alcançar um grande objetivo depois de um esforço tenaz e constante.
Nichiren Daishonin ensina: “Mesmo que caia uma tempestade, soprem ventos furiosos ou tentem prejudicar a pessoa, é neste instante que ela se levanta com determinação” (WND, v. II, p. 757). No longo prazo, todas as dificuldades, até mesmo o sofrimento da doença, podem se tornar uma fonte de crescimento pessoal e um tesouro precioso para a própria vida.
Desde a juventude, tenho esta convicção: “A chuva sempre cai, a noite sempre dá lugar ao dia e o inverno sempre se torna primavera”.
Quando estamos sofrendo, tendemos a achar que a dor vai durar para sempre. No entanto, isso simplesmente não é verdade. A chuva para de cair em algum momento, e depois dela o sol brilha mais que antes e pode até produzir um belo arco-íris.
Embora os problemas possam recair sobre vocês, um após o outro, como a chuva, sei que nunca desistirão — porque cada um pode fazer o sol nascer em seu coração, a qualquer momento e em qualquer lugar. Recitar Nam‑myoho-renge-kyo os capacita a fazer isso.
Quando o sol nasce, um novo dia começa. Mesmo em dias chuvosos e tempestuosos, ele brilha acima das nuvens.
Vamos fazer o sol nascer e o céu azul da esperança brilhar em nosso coração!
Compartilhar nas