Artigos
TC
Façam nossa comunidade brilhar como a “Terra de Tesouro”
Orientação recente
19/01/2019
Se todos apoiarem e incentivarem uns aos outros ao longo do ano com a gratidão e o espírito benevolente que manifestamos no Dia de Ano-Novo, quão brilhante e alegre será nosso mundo!
Nichiren Daishonin, o Buda dos Últimos Dias da Lei, ensina os meios pelos quais qualquer pessoa, em qualquer lugar e em qualquer época pode fazer o “sol do tempo sem início” — que é o potencial inato do estado de buda — alvorecer em sua vida.
Quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo, nosso ser brilha como “[a própria] Torre de Tesouro” (CEND, v. I, p. 314) e o local em que estamos reluz como “o local da Torre de Tesouro” (CEND, v. I, p. 315). Quando temos essa convicção, não nos desvalorizamos ou ficamos à espera de uma utopia.
Daishonin escreveu: “Por que desejaríamos abandonar esta terra e buscar algum outro lugar? Portanto, os praticantes do Sutra do Lótus devem considerar o local onde se encontram como a terra pura” (CEND, v. II, p. 554). Conforme essas palavras, podemos construir a Terra de Tesouro da Luz Tranquila a partir do local em que estamos neste exato momento.
O mundo saha é conhecido como o mundo da resistência, onde precisamos suportar inúmeros sofrimentos e problemas desta existência. A tarefa de realizar o kosen-rufu e o ideal de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra” requerem que cada um de nós assuma corajosamente esses desafios e os supere um a um. Por que nos dedicamos incansavelmente a esse empreendimento? Toda sensei compartilhou algumas razões com um membro de sua terra natal, Hokkaido.
Primeira, ao contribuirmos para nossa comunidade e sociedade, podemos ajudar muitas pessoas a criar conexões com o Budismo Nichiren, trazendo benefícios não apenas para nós mesmos, mas também para os outros.
Segunda, ao nos engajarmos nas atividades para promover o kosen-rufu, podemos energizar toda a nossa organização e fortalecer a solidariedade dos nossos membros, trabalhando juntos com o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”.
E terceira, ao lançarmos objetivos e nos esforçarmos ao máximo para concretizá-los, podemos deixar registradas conquistas arrebatadoras — relatando ao Gohonzon, “Dei o meu máximo!” — e saborear o prazer da vitória.
Não importa em qual área de desafios nos encontramos, se retornarmos ao nosso juramento original como bodisatvas da terra, percebemos que este é o lugar exato que escolhemos desde o infinito passado para cumprirmos nossa missão. Somos cercados por incríveis companheiros e muitas outras pessoas com quem compartilhamos profundos laços cármicos.
Ao lutarmos e vencermos exatamente no local em que estamos, acumulando o “tesouro do coração” pelo caminho, vamos realizar nossa revolução humana e atingir o estado de buda.
Hoje, com nosso movimento pelo kosen-rufu atingindo um nível global, a vitória dos membros numa comunidade é fonte de esperança e inspiração para toda a família Soka.
Vamos fazer alvorecer o novo “Ano de Vitória Soka” em nossa comunidade!
Ao transformar o local em que vive
em brilhante reino de paz e felicidade,
você certamente será
louvado por todos os budas
e protegido por todos os seres celestiais.
Compartilhar nas