Artigos
TC
O compromisso inabalável dos bodisatvas da terra
Orientação recente
01/06/2020
Junho é o mês do aniversário de nascimento do presidente fundador da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi. Por uma maravilhosa coincidência, ele nasceu em 1871, na província japonesa de Niigata, exatamente seiscentos anos depois que Nichiren Daishonin foi exilado na Ilha de Sado, também parte de Niigata.
Na carta A Profecia do Buda, escrita na Ilha de Sado, Daishonin afirma: “Tenho enfrentado adversidades dia após dia e mês após mês. Nos últimos dois ou três anos, entre outros obstáculos, quase fui executado. As chances de eu sobreviver mais este ano, ou mesmo este mês, são de uma em dez mil” (CEND, v. I, p. 421). Foi nessas condições indescritivelmente severas de exílio que Daishonin corajosamente previu um futuro no qual o Budismo do Sol iluminaria todo o mundo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, quando a linhagem do ensinamento do Budismo Nichiren estava prestes a desaparecer, Makiguchi sensei dedicou abnegadamente sua vida à propagação da Lei Mística, baseado em seu compromisso como bodisatva da terra.
Aprisionado devido aos seus ideais, Tsunesaburo Makiguchi declarou, em uma carta que escrevera na ocasião: “O que eu estou enfrentando não é nada, comparado aos sofrimentos de Daishonin em Sado”.1
O invencível “coração do rei leão” que Makiguchi sensei demonstrou quando sua vida estava em perigo, sempre em consonância com Nichiren Daishonin, é o eterno ponto primordial do espírito de mestre e discípulo da Soka Gakkai.
No curso da nossa vida e do kosen-rufu, podemos enfrentar épocas em que somos atirados a desafiadoras situações de incertezas. Mas, quando nos lembramos de Makiguchi sensei, que deu a vida em nome de seus ideais, e os esforços devotados que ele empreendeu no fim de sua existência para propagar os ensinamentos de Nichiren Daishonin enquanto sofria perseguições, vemos que não há necessidade de ficarmos ansiosos ou perturbados.
Meu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, e eu também compartilhamos o mesmo compromisso inabalável.
Nichiren Daishonin ensina: “Ao se praticar o Sutra do Lótus sob tais circunstâncias, as dificuldades surgirão, e estas deverão ser consideradas como [paz e tranquilidade]” (OTT, p. 115). Quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo e agimos a fim de superar os obstáculos que encontramos, estamos praticando verdadeiramente o Budismo Nichiren e somos capazes de acumular grandiosa boa sorte.
Daishonin também escreve: “Se [o praticante] enfrentar grandes obstáculos nesta vida [pelo Sutra do Lótus], o sofrimento do inferno se desvanecerá instantaneamente” (CEND, v. I. p. 207). De acordo com esse princípio de “amenização do efeito cármico”, podemos atingir a indestrutível condição de vida do Buda e transmitir esperança e coragem para todos ao nosso redor.
Enquanto a humanidade se reúne para enfrentar os difíceis desafios atuais, quão reconfortante é a presença da nossa rede Soka de joviais cidadãos globais, que irradiam o comprometimento com os princípios do Budismo Nichiren em prol da vida e com a sabedoria para transformar veneno em remédio. A voz da nossa juventude, elevada em uma canção que une o mundo, também é realmente inspiradora e animadora. Membros da Índia cantam orgulhosamente:
Você e eu, juntos
Eternamente invencíveis
É agora ou nunca
Eternamente invencíveis2
Que as vastas cordilheiras de bodisatvas da terra capazes, sustentando o legado de Makiguchi sensei, irradiem a brilhante luz “mais azul que o índigo” dos discípulos Soka!
A grande montanha
não se abala
pela tempestade.
Sem ansiedade e sem se abalar,
crie um belo arco-íris de vitórias!
Notas:
1. Traduzido do japonês. MAKIGUCHI, Tsunesaburo. Makiguchi Tsunesaburo Zenshu [Obras completas de Tsunesaburo Makiguchi]. Tóquio: Daisanbunmeisha, v. 10, p. 282, 1987.
2. Trecho da nova canção da Bharat Soka Gakkai (SGI-Índia), intitulada Eternamente Invencíveis.
Compartilhar nas