marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Grupo coração do rei leão

A medalha de ouro é nossa!

download do ícone
ícone de compartilhamento

Grupo Coração do Rei Leão

08/08/2024

A medalha de  ouro é nossa!

Caros líderes e integrantes do Grupo Coração do Rei Leão da amada BSGI! Uma vez mais, desejamos que todos estejam bem e renovados após o recesso das atividades. Que possamos juntos vencer nos campos de atuação da nossa vida com alegria e coragem! Nos últimos dias, embalados pelos Jogos Olímpicos de Paris, percebemos que cada atleta, em busca da classificação e da vitória, passa por treinamentos rigorosos como disciplina, estudo, preparação física e mental para a competição. O mesmo acontece com todos nós. A cada momento e desafio, precisamos ter a “técnica” para ultrapassar os obstáculos. Essa bússola que nos conduz à vitória é a recitação do sincero daimoku e a decisão infalível de ultrapassarmos quaisquer questões, assim como o presidente Ikeda incentiva: “Não há nada que supere a estratégia do Sutra do Lótus. Quando decidimos vencer por meio da fé, entramos no caminho para fazer com que até mesmo o impossível se torne possível”.1

Sabemos que conciliar nossos afazeres com as responsabilidades que temos na organização é desafiador e, muitas vezes, por não percebermos o passo da vitória, começamos a criar pensamentos de que não estamos “dando conta do recado”. É normal pensar assim. Porém, ao cairmos nessa cilada da nossa mente, cogitamos que nosso papel como protagonista está distante, mas esse protagonismo tem início no exato momento da decisão e ação.

 Em um diálogo com membros da Divisão dos Estudantes, eles fizeram a seguinte pergunta a Ikeda sensei: “Por que conseguimos evidenciar a vida do buda quando recitamos daimoku?”.

 Sabiamente, ele respondeu:

Porque o Nam-myoho-renge-kyo é o “nome” da vida do buda. Cada um de vocês possui seu próprio nome, não é mesmo? E quando alguém chamar o seu nome, vocês vão dizer “sim” e atender ao chamado, certo? Da mesma forma, ao recitar o daimoku do Nam-myoho-renge-kyo, a vida do buda que existe dentro de vocês responde “sim” e se manifesta com toda a disposição atendendo ao seu chamado. (...) O Nam-myoho-renge-kyo é a Lei que permeia todo o Universo. É também a força suprema que movimenta o Sol e as estrelas. Nas profundezas de tudo o que existe no Universo, assim como vocês, existe inerente o Nam-myoho-renge-kyo. Por isso, quando recitam daimoku, tudo é convocado para atuar como seus aliados. O Gohonzon, em outras palavras, é a “janela da vida” aberta no Universo. E podemos dizer que o daimoku é como uma “palavra-chave” que desperta e convoca todo o estado de buda do Universo. Com a recitação do daimoku, é possível evidenciar em sua vida o extraordinário potencial da grandeza do Universo. Vocês poderão extrair e manifestar sua verdadeira força que sequer imaginavam possuir. E como farão de todas as forças do bem que existem no Universo suas aliadas, não existe nada que possa superá-los.2

Amigos do Grupo Coração do Rei Leão, nossos sinceros agradecimentos por todo o esforço em proteger o futuro da organização. A próxima geração conhecerá Ikeda sensei por meio das nossas ações. E que a sincera recitação de daimoku possa fazer nossa vida reluzir e evidenciar o potencial ilimitado que existe em nós.

Afinal, somos medalhistas de ouro, somos realmente vitoriosos!

Caloroso abraço!

Grupo Coração do Rei Leão da BSGI

Dica de leitura

Saiba mais:

Veja o que as olimpíadas e o budismo têm em comum, clicando aqui.

No topo: Getty Images

Notas:
1. Brasil Seikyo, ed. 2.070, 5 fev. 2011, p. A3.
2. IKEDA, Daisaku. Oração na Juventude. Vozes para um Futuro Brilhante. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023.

Compartilhar nas