marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Jovens que fazem a diferença

Integrantes celebram aniversário de fundação das Divisões Masculina e Feminina de Jovens com força e entusiasmo visando ao futuro

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

08/08/2024

Jovens que fazem a diferença

O mês de julho possui grande importância, especialmente para a Divisão dos Jovens da BSGI, em que seus membros comemoram a data de sua fundação.

Em 11 de julho de 1951, foi fundada a Divisão Masculina de Jovens (DMJ) e, em 19 de julho do mesmo ano, a Divisão Feminina de Jovens (DFJ), ambas por Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, com o objetivo claro de desenvolver jovens capazes de se dedicar à propagação do kosen-rufu mundial.

Assim como Ikeda sensei enfatiza: “Em todas as épocas, foram os jovens que deram os passos decisivos para o descortinar de um novo século”.1

Passados 73 anos, os integrantes de cada divisão celebraram na Sala Mestre e Discípulo, do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda (CCDI), respectivamente, nos dias 11 e 17 de julho, o aniversário de fundação, com profundo significado. Veja também nas páginas 16 e 17 os encontros nas organizações de base. 

undefined

Participantes do encontro comemorativo dos 73 anos de fundação da Divisões Masculina de Jovens

Leões Soka do Brasil

Representantes dos jovens receberam direcionamentos e participaram de momentos de reflexões no Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda e por transmissão em todo o Brasil.

Edjan Santos, coordenador da DMJ, pontuou que os jovens, em geral, recebem incentivos de Ikeda sensei diariamente e que essa comemoração é a oportunidade ideal para alinhar a vida com a órbita da organização. Citando trechos do livro Dedico aos Jovens de Juramento,2 com orientações dedicadas aos membros da DMJ, Edjan falou sobre o significado de “avanço corajoso e ininterrupto” (yu-myo-sho-jin):

Na recitação diária do gongyo consta o trecho: “yu-myo-sho-jin” (avanço corajoso e ininterrupto).
Yu significa “realizar com coragem”. É coragem, valentia.
Myo faz alusão à “sabedoria”, ou seja, exercer ao máximo o poder benéfico da fé.
Sho é “pureza”. Aquilo que é imaculado, límpido.
Jin significa “infinitamente”. É avançar ininterruptamente pelo kosen-rufu.
Eis aqui o espírito da ação prática.

Edjan salientou a importância de vencer na concretização do shakubuku e finalizou dizendo: “Quando nossa vida avança, estamos na mesma órbita de Ikeda sensei”.

Miguel Shiratori, presidente da BSGI, enalteceu a participação dos jovens, tanto no CCDI como por transmissão, e ofereceu incentivos para que todos, a partir de 11 de julho, renovem seus objetivos rumo a um futuro promissor: “Tudo começa com nossa mudança interior. A sincera prática da fé nos possibilita vencer todas as questões que nos prendem; e, com a recitação do daimoku, nossa vida alcança o estado de buda, permitindo-nos obter outra visão. Essa visão nos proporciona ilimitada alegria. Orem, sempre, para elevar sua condição espiritual e tornem-se uma pessoa gloriosa, pois juventude significa isso”.

Na ocasião, também foi celebrada a fundação do grupo Gajokai da BSGI.

Jovens que fazem a diferença

Líderes de subcoordenadoria e acima e de grupos horizontais da DFJ

“Com o Mestre no coração, vamos iniciar uma nova história a partir de agora”

“Observem bem. Nos próximos cinco anos, haverá uma grande expansão — e todas vocês serão as protagonistas. (…) Não serão centenas ou milhares; serão milhões de valores humanos.” 

Essas foram as palavras do presidente da BSGI, Miguel Shiratori, durante o encontro comemorativo dos 73 anos da Divisão Feminina de Jovens.

Shiratori deixou claro em seus incentivos que estamos vivendo um momento significativo da história do kosen-rufu e que caberá aos jovens realizar a transição para a nova era — a era essencial: “O que vamos desbravar é inédito na história — sua luta vai se materializar no grande castelo de valores humanos do Brasil para o mundo inteiro. Atuar como líder nesta época e aqui no Brasil é um grande privilégio”.

Livia Endo, coordenadora da DFJ, em suas palavras de cumprimento, estabeleceu uma relação com o conteúdo do vídeo do Encontro com o Mestre, exibido na atividade, em que Ikeda sensei faz uma projeção dos ciclos dos “sete sinos” até o século 23. Livia assinalou que os sinos têm a conotação de marcar o impulso de novos inícios e concluiu: “Como ao tocarmos o sino para abrir nossas orações diárias, vamos iniciar uma nova jornada a partir de agora, sempre com Ikeda sensei. O quanto nossas ações vão reverberar o juramento feito ao Mestre, dependerá do nosso coração. Por isso, todas as nossas ações como jovem devem ser com sinceridade e honestidade. São a nossa sinceridade e a honestidade que tocarão a vida das pessoas a nossa volta e farão com que avancemos em nossa revolução humana.”

No decorrer dos encontros, os jovens acompanharam as informações do último Curso de Aprimoramento da Divisão dos Jovens, realizado no Japão, além de relato de comprovação e do momento cultural dos grupos de apresentações da Divisão dos Jovens.

***

Depoimentos

undefined

Flávia Cristina da Cruz Rocha, responsável de Sub. da DFJ

Neste dia significativo, minha decisão como jovem é de ser forte e corajosa para ir ao encontro dos meus companheiros; poder transmitir, por meio de minhas ações, os ideais de Ikeda sensei à sociedade e criar uma relação de amizade com os jovens da minha localidade com o propósito de nos levantarmos em união harmoniosa. E que, dessa forma, todos, sem exceção, sejam vitoriosos e felizes. Meu juramento é de não poupar minha vida e levantar-me com disposição para promover o avanço do kosen-rufu com sensei no coração.

Muito obrigada, Ikeda sensei!

***

undefined

Patricia Ayumi Suzuki, responsável de distrito da DFJ

Minha decisão a partir da atividade de hoje é de continuar atuando sendo a extensão dos braços do mestre, essência do meu amado grupo; promover a ampla propagação da rede Soka às pessoas à minha volta a partir da minha postura e da minha própria vida, e continuar me desenvolvendo como uma DFJ de primeira categoria realizando todos os sonhos do Mestre. A atividade de hoje foi muito significativa: pude ouvir as meninas que foram ao Japão trazendo incentivos e retornando revigoradas, pude atuar ao lado das queridas companheiras do Cerejeira e pude renovar meu juramento! Hoje, mais uma vez, senti meu coração ainda mais conectado ao de Ikeda sensei. Gratidão e felicidade!

***

undefined

Murilo da Paixão Santos, responsável de bloco da DMJ

Que honra incrível foi ter participado do encontro comemorativo dos 73 anos de fundação da DMJ. A atividade teve várias orientações valiosas que enriqueceram minha prática. Ouvir as músicas tocadas pela banda Ongakutai evidenciaram a força e o espírito de luta da DMJ. Outro ponto que me marcou foi o vídeo do discurso do presidente Ikeda sobre como deve ser o espírito de mestre e discípulo.

***

undefined

Miguel Osvaldo da Costa Lima, responsável de comunidade da DMJ

Sobre a reunião, foi importante para relembrar sobre o espírito de luta e a postura que devemos ter sobre as adversidades. Um ponto que me marcou foi o reforço, como já passado algumas vezes, do Yu Myo Sho Jin, como sendo avanço corajoso e ininterrupto.

Leia mais

Para a ocasião, Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai, enviou mensagem inédita. Leia mais aqui.

Saiba mais

Sobre o recente Curso de Aprimoramento dos Jovens da SGI acessando aqui.

No topo: A partir da esq., Miguel Shiratori, presidente da BSGI; Livia Endo, coordenadora da DFJ; e Edjan

Fotos: Brasil Seikyo

Notas:
1. Cf. Terceira Civilização, ed. 460, dez. 2016, p. 32.
2. IKEDA, Daisaku. Dedico aos Jovens de Juramento. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 30.

Compartilhar nas