marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

União reduz distâncias

Participantes do Distrito Norte Mineiro fortalecem a prática da fé e expandem laços com novos amigos

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

08/08/2024

União reduz distâncias

“Com união a gente vai longe.” Assim se manifesta Caetano Lourenço de Oliveira, responsável pelo Distrito Norte Mineiro, que integra a RM Norte de Minas. Caetano representa líderes e membros dessa organização de base da BSGI, sediada em Montes Claros, MG, composta por 92 famílias em sua estatística e que estende seu alcance e apoio a cerca de vinte cidades que a compõem (ver mapa). Trata-se de uma união conquistada com “muito daimoku e senso de missão”, diz o líder, enfatizando que dentre as principais atividades do distrito estão a realização de encontros para a recitação de daimoku sempre no primeiro domingo do mês, assim como diálogos das lideranças e visitas, inclusive às localidades. 

Trazemos alguns bastidores das Comunidades Montes Claros e Januá­ria, pertencentes ao distrito, em especial focalizando os blocos mais distantes; além do movimento auspicioso vivido por todos, com a expansão do movimento jovem após a convenção de maio último. Vamos a eles.

Romper limites

Encontro do Bloco Monte Azul a cada dia com mais convidados

Romper limites

A Comunidade Montes Claros é formada pelo Bloco Maracanã, por outro de nome idêntico à comunidade, e pelo Bloco Pico da Águia. Este último fica cerca de 500 quilômetros de Montes Claros, no município de Divisópolis, área do Jequitinhonha, já na divisa com o estado da Bahia. A atual vice-responsável pela Divisão Feminina do distrito, Nelma Pacheco, foi quem começou a luta por lá, quando se instalou em Divisópolis em 1999. Ela nos conta que a estrada era íngreme e, por essa razão, seu sentimento era de que “estava indo rumo ao Pico da Águia exposto no budismo”, daí a denominação do bloco. “Lutamos muito e vencemos”, reforça Nelma, que, nos últimos anos, foi nomeada responsável pela comunidade junto com a filha, Safira Pacheco, que agora é a responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) do distrito e atua no Cerejeira, grupo de bastidor das jovens.  

Por estar numa região distante das outras localidades e difícil acesso à locomoção, a maioria das atividades do bloco é realizada on-line e com excelente resultado. “Tudo à base de muito mais daimoku”, ressalta Nelma, que, com a nomeação, expandiu sua atuação para atender à comunidade e para apoiar mais o distrito, junto com a responsável pela DF do distrito, Maria Luiza Brito Souza, que frisa: “É uma grande alegria ver quanto cresceu nossa organização”.

Expandir esperança

Visita de lideranças no Bloco Pico da Águia

Expandir esperança

A Comunidade Januária fica no município de mesmo nome, a duas horas e meia da cidade-sede do distrito, Montes Claros. A responsável pela Divisão Feminina da Comunidade, Ana Paula Lopes de Barros, relata a força dos encontros híbridos. Mas ninguém dispensa aquele momento de se reunir de modo presencial, como nas atividades na residência da vice-responsável pela comunidade, Maria de Fátima Santos Neto. 

“A região possui 80% da população carente e é uma das mais pobres do Brasil. Por isso, nossa luta é intensa. Nem todas as pessoas têm acesso às tecnologias. Então, nós nos organizamos para fazer visitas presenciais e levar os conteúdos das reuniões a quem não consegue participar de nenhuma forma”, declara Ana.

Ali são três blocos, dois na cidade de Januária, um de nome idêntico ao da cidade, o bloco Flor de Lótus, e o terceiro está localizado a 250 quilômetros, na pequena cidade de Monte Azul.

São as visitas frequentes dos líderes de distrito e acima o motor de expansão dessas localidades. “Uma vez por mês, eles estão com a gente. É muito reconfortante”, revela Ana, feliz com os encontros semanais para recitar daimoku juntos e para dialogar sobre as matérias publicadas no Brasil Seikyo. O Bloco Monte Azul tem apenas sete famílias, e o local de concentração da reunião de palestra é a residência de Sueli Ortiz, onde chegam a participar em torno de 15 convidados. Nanci Río Doce dos Santos e seu marido, Alaor Benedito dos Santos, conselheiros do distrito, estão sempre oferecendo apoio.

Juventude Soka

Para abranger os membros de todas as cidades, os encontros on-line foram a solução adotada pelos jovens locais “para não deixar ninguém de fora”, esclarece a responsável pela Divisão Feminina de Jovens, Safira Pacheco. Ela, que participou da 4ª Academia Índigo e da convenção Juventude Soka, de maio último, trouxe para a localidade a força e a paixão, promovendo atividades junto com seus pares na liderança e ouvindo sugestões dos jovens. Em julho, o encontro do distrito teve a presença da coordenadora da Divisão Feminina de Jovens (DFJ) da BSGI, Livia Endo. “Pelo distrito, fomos em sete jovens para a convenção, e estamos bem felizes que os encontros estão sendo cada vez maiores e muito mais calorosos”, afirma Safira.

Para as lideranças, o momento é de expansão. “Quando se reúne com o mesmo objetivo, tudo acontece. Os resultados que tivemos no Kofu e a vitória na vida de cada um dos membros são o trabalho feito por várias mãos, sempre com o coração ligado ao de Ikeda sensei”, pondera o líder do distrito, em nome de todos. 

No topo: Encontro dos jovens no parque municipal de Montes Claros (dez. 2023)

Fotos: BS/Colaboração local

Compartilhar nas