marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Artigos

A vida é uma luta de verdadeira seriedade

Artigo do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, publicado na edição de julho de 2006 da revista Daibyakurengue.

download do ícone
ícone de compartilhamento

15/07/2006

A vida é uma luta de verdadeira seriedade
Um biógrafo descreveu os sentimentos que invadiam o jovem Goethe quando se preparava para assumir a importante responsabilidade de supervisionar a administração do grã-ducado de Weimar: “Ele advertiu a si mesmo que, a partir daquele momento, teria de demonstrar uma dedicação séria, muito séria”.1 As pessoas de primeiro nível são sérias e possuem uma determinação intensa, sem falhas, no caminho de suas convicções pessoais.

As pessoas inconstantes carecem de senso de responsabilidade, enquanto que as pessoas sérias são sinceras e dedicadas. Nesse sentido, levar uma existência superficial e frívola é entregar-se a algo vazio e sem sentido. Por outro lado, uma vida sincera caracteriza-se pela realização e satisfação. Os jovens, em especial, resplandecem quando consideram sua existência com seriedade.

O segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, afirmava: “A vida é uma luta de verdadeira seriedade. É uma feroz contenda de vida ou morte. Além disso, o Kossen-rufu é um confronto entre o estado de Buda e a função maligna da autoridade. Jamais seremos vitoriosos se acreditarmos ser superiores ou se esperarmos que os outros façam algo por nós. Temos de lutar com toda a força de nosso ser”.

No 15o capítulo do Sutra de Lótus, “Emergir da Terra”, encontramos a seguinte frase: “O poder do Buda, que possui a ferocidade do leão”.2 Ao se referir a essa passagem, Nitiren Daishonin escreveu: “O leão, rei dos animais, avança três passos, agacha-se para saltar, e emprega a mesma força, seja para capturar uma pequena formiga ou para atacar um animal feroz”.3

Ter o espírito do leão significa lutar com essa determinação, com essa energia concentrada, para superar todos e cada um dos desafios que se apresentam diante de nós, tanto em nossa vida pessoal como em nossas ações pelo Kossen-rufu.

A Soka Gakkai é uma organização de verdadeiros leões. Por essa razão, o Sr. Toda declarou resolutamente: “Se engajarem-se em um debate sobre o budismo, como membros da Soka Gakkai, jamais devem ser derrotados, mesmo que tenham ingressado na organização hoje!” Essa é a honra e o orgulho que nos cabem quando percorremos o caminho Soka de mestre e discípulo, ao mesmo tempo em que nos dedicamos a refutar o errôneo e a revelar o verdadeiro.

Há 50 anos, em julho de 1956, eu estava na região de Kansai. Tinha então 28 anos. A maioria dos membros que se empenhavam ao meu lado havia apenas começado a praticar o Budismo de Nitiren Daishonin. Mas aqueles membros de Kansai estavam seriamente dedicados e dispostos a empenharem tudo de si. Com o coração unido ao meu, compartilharam minha inflexível determinação de triunfar no desafio que havíamos estabelecido.

O ensino fundamental do budismo é o princípio dos Três Mil Mundos em um Único Momento da Vida, ou seja, o princípio de que nossa atitude ou determinação interior é a chave para transformar a realidade. Se orarmos com uma profunda decisão, surgirá então um manancial de sabedoria. Se atuarmos com absoluta seriedade, os caminhos se abrirão. Se falarmos com sinceridade, nossos oponentes se tornarão aliados. Se lutarmos com total seriedade, as forças positivas do Universo certamente nos protegerão. Tal como afirmou o grande mestre Miao-lo da China: “Quanto mais firme é a fé, maior será a proteção dos deuses [as funções benevolentes do Universo]”.4

Nem os planos mais elaborados nem os métodos fáceis e rápidos constituem um caminho até o êxito. Nada é mais forte que o comprometimento determinado de lutar até o fim com a “estratégia do Sutra de Lótus.”5 Essa foi a chave da vitória ressonante que, há cinco décadas, alcançamos em Kansai, uma vitória que espantou todo o Japão e fez com que os jornais imprimissem títulos como “O impossível foi alcançado”.

Muitos jornalistas me haviam perguntado sobre o “segredo” do impressionante crescimento da Soka Gakkai. Dava sempre a mesma resposta sincera: “Um comprometimento absoluto. Uma dedicação total. Um esforço sincero”.

E as Divisões Feminina e Feminina de Jovens lutaram com mais devoção do que ninguém. Nitiren Daishonin elogiou suas seguidoras e afirmou que demonstravam uma fé ainda mais devota do que a sua própria.6 Os homens devem demonstrar o máximo respeito pela profunda fé das mulheres. Nem em sonho devem tratá-las de maneira arrogante ou prepotente. A esse respeito, um sábio chinês respondeu: “A arrogância é sinal de negligência”.7 A arrogância é a causa principal do descuido e da desatenção.

Tsunessaburo Makiguti advertia rigorosamente: “Sempre se preocupem em resolver os problemas imediatamente. Se não atuam para solucioná-los, eles somente vão piorar”.

Ser sério e dedicado significa estar sempre pronto para atuar sem demora. Significa pôr-se em ação. Os líderes não devem ser negligentes. Com uma oração profunda e resoluta, abram caminho através das funções demoníacas. Como líderes sábios e dedicados, jamais se esqueçam de proteger nossos membros e façam todo o esforço possível para evitar acidentes.

“Triunfei até mesmo sobre a Perseguição de Tatsunokuti”8, declarou Daishonin. Ele sempre surgiu vitorioso de muitas perseguições, como essa contra sua vida. Quem abraça o correto ensino do budismo jamais experimenta a derrota.

Não podemos permitir o fracasso. O Kossen-rufu depende que sejamos vitoriosos pela grande causa do bem.

Ostentando orgulhosamente as insígnias vitoriosas da sinceridade e da seriedade, e avançando com a união de “muitos corpos com uma única mente”, continuemos a avançar rumo a um esplêndido futuro de prosperidade e de crescimento.

Com o mais sério compromisso

e o mais puro júbilo,

triunfemos juntos,

elevemo-nos cada vez mais alto

juntos.

Compartilhar nas