marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Uma palavra aos jovens

download do ícone
ícone de compartilhamento

15/07/2006

Uma palavra aos jovens
Em meio aos árduos esforços dos jovens em suas convenções comemorativas, cabe lembrar-lhes que eles são os principais protagonistas desse movimento pelo Kossen-rufu. Por isso, a frase “complicado na prática”, que encerrou o trecho anterior, é de especial atenção para eles. Naturalmente, isso não significa que os demais devem se isentar da tarefa de construir um mundo melhor.

A explicação é simples: essa não é uma tarefa que possa ser realizada de um dia para outro. Na verdade, muitos dedicam toda uma existência para a sua consecução. E uma pessoa de personalidade madura, consciente, plena e engajada (em outras palavras, um valor humano) também não se constrói de um dia para outro. Constrói-se basicamente na juventude. Esta é, então, a derradeira época em que se cria valor e se fundamentam conceitos, formando um cidadão no verdadeiro sentido da palavra. Essa é a razão de uma juventude de empenho e desafios.

Em um diálogo com integrantes da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai, o presidente da SGI os aconselhou: “O essencial é manter a atitude de se esforçar mais cinco minutos. Quando começarem a pensar que ‘eu não aguento mais; quero sair e me divertir’, é a hora de desafiarem para ficar mais cinco minutos. Aqueles que perseveram mais cinco minutos são pessoas realmente admiráveis. A vitória lhes pertence, e essa é uma das verdades da vida.”2

Certamente, cabe a todos oferecer oportunidades e treinamento para que os jovens manifestem seu grande potencial. Pode-se dizer que uma sociedade é saudável na medida em que seus jovens são bem tratados, e que se desenvolverá na medida em que consegue desenvolver seus jovens. Mas também é preciso que os jovens tenham consciência da necessidade de se empenharem e de se superarem.

Complicado na prática... mas esperançoso em essência. Reside nisso, simplesmente, as esperanças pelo futuro de nossa tão sofrida humanidade.

Compartilhar nas